Verdades + Mentiras.



“Hey, não fui eu que fiz isso?”“Foi ele(a) que mandou eu fazer isso!!!”….”Magoei alguém”…..”Eu passo por cima de qualquer pessoa se for possível””Não vou para cara daquele pessoa” “Odeio você”.

Pois é meus amigos leitores, muitos de vocês devem está perguntando o porque desse início não tão emocionante.Essa semana pude aprender muitas coisas que comecei a ver com mais observância. Melhor, um estudante de Direito estuda sim Psicologia , porque não??.Devemos saber como lidar com as famosas mentiras, invenções, joguinhos bestas de cada ser humano. Quem de vocês nunca omitiu uma verdade?Que nunca quis destruir alguém?… ou fazer algo que depois se arrependeu porque julgou uma pessoa errada?.Bom, isso em nosso mundinho vemos todos os dias, certos ou errados somos humanos capacitados para verdade e conseqüentemente para omitir um fato. Se procurarmos essa explicação na psicologia podemos achar no estudo na psicanálise os chamados MECANISMOS DO EGO.

Explicando o COMO somos capazes de omitir, julgar, errar, e falarmos simplesmente que não fomos nós que cometemos um determinado erro, na qual pressupomos ser os corretos. Os mais usuais é a Sublimação (quando sublima ou ameniza alguma angustia e problemas através de atos compulsivos e prazerosos), a Projeção ( quando projetamos em outra pessoa, jogando o erro em outra pessoa, você começa a não assumir o erro que cometeu), a Racionalização (quando você sai fora de uma verdade, quando você mesmo errado faz a outra pessoa acreditar que aquele ato é verdade). Esses são os mais usuais em acontecer com freqüência, vemos isso diariamente e não sabemos como agir. Por mais que a pessoa te faça um mal, por mais que ela cometa um mal, confiamos em quem não poderia confiar, somos omissos em nossas decisões. Julgar uma pessoa torna-se mais difícil do que controlar o que queremos, porque quando vemos o erro não podemos crucificar e sim ajudar aquela pessoa, amigo para que não se transforme em paranóia ou que condiciona a um mal maior.

O motivo dessa postagem foi para que possamos conhecer o seu EU, testando quantas vezes já cometemos esses erros, na qual não sabia a explicação, já que muitas vezes esses erros é reconhecido por profissionais na qual você com certeza não irá gostar quando eles dizer que: VOCÊ ESTÁ MENTINDO E NÃO ADMITE.

Caros leitores, fiquei quase uma semana off, mas não porque quis, e sim porque a faculdade apertou, decisões, metas, excesso de afazeres, mas sempre dando uma escapulida para ficar no Entrando. Parabéns ao Vitor pelo quadro e a você que engrandece ele. Em breve o Thiago entra no jogo.

Atenção: O quadro Entrando Você Numa Fria passa a partir de agora depois de algumas opiniões ser escolhido seus participantes pela indicação. O participante indicado, escolherá na 10ª pergunta o próximo assim não tirando o direito de você leitor escolher sucessor. Agradeço todos pelas participações, na qual para mim torna- se como aprendizado diário.

Até a qualquer momento, Entrando Numa Fria!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

30 comentários sobre “Verdades + Mentiras.

  • Já cometi varios erros e com certeza cometerei mtos outros, mas erros nos mostram q devemos rever nos conceitos assim crescendo da vida…

    bjo, meu bem!
    saudades…

    Resposta
  • Ih, Philip, estudei muito isso na aula de psicologia social. Jornalista tem que entender como o ser humano funciona tbm.hahah Eu adoro psicologia, dá pra fazer posts ótimos e ainda entender melhor o próximo e o porquê dele agir assim. Eu só acho Freud meio estranho, ele queria abrir um sexshop, é fase anal, fase oral… Ele é muito estranho. Prefiro Lacan.

    Valeu!!!!!!!!!!

    Resposta
  • Misturar Direito com Psicologia é quase obrigatório, se bem que o que se vê é muitas vezes nem ser aplicado uma coisa nem outra!

    Abraço!

    Resposta
  • Oi Philip,
    Obrigado por sua visita em meu blog. Como vc sabe eu sigo seu blog já a muito tempo, nem sempre eu comento, mas acho super legal seu blog e o quadro das entrevistas é sempre muito interativo e legal.É uma boa forma de democratizar mais o espaço.
    E quanto ao meu post Armário, legal seu comentário. Todos meus amigos blogueiros sabem que sou gay e tals, eu não tenho nada de medo ou etc, toco minha vida numa boa com meu namorado, nem todos sabem que somos namorados ou que moramos juntos. Os que sabem que moramos juntos, muitas vezes pensam que somos irmãos de tão parecidos que somos.
    Nem eu nem meu namorado sentimos a necessidade de ter que se levantar uma bandeira gay ou sair por ai anunciando, o objetivo do post é só mesmo fazer as pessoas refletirem… pensar.
    Valeu pelo comentário e volte mais vezes, eu sempre passo por aqui, mesmo se não ver um comentário, pode aceeditar que sempre acompanho.
    Grande abraço do Jason.

    Resposta
  • Philip,

    Sobre seu post, é muito interessante, eu trabalho com pessoas e tive que fazer vários cursos na área de RH para entender muitas situações. Na verdade nessa de tentar entender o outro a gente acaba se conhecendo cada vez mais.
    Eu não sou o modelo de pessoa no mundo e nem nunca tive tal pretenção. Mas acho que o que mais nos diminui como pessoa é a mentira, e o pior é que de alguma forma todos nós omitimos ou mentimos ou para nos defender ou para defender alguém e isso não é bom. Eu procuro ser sempre autênco, sincero, mas isso fere as pessoas, as vezes somos incompreendidos ou taxados de grossos. Bom, relações humanas são sempre complicadas, mas é necessário pensar, refletir e tentar entender melhor o próximo e a gente mesmo para que possamos nos compreender como pessoa no mundo e compreender melhor quem vive ao nosso lado, sem ter que usar máscaras. É o que penso.
    Abraço do Jason.

    Resposta
  • Rangel, estudante de Direito!

    Gostei…

    Gosto de ver jovens em busca de um futuro brilhante!

    Sobre mentiras, é bom vc aprender mesmo a lidar com elas…rsrrs

    Tenho um irmão advogado, que conta cada caso hilariante, de pessoas tentando mentir, enganar…rs

    Vc, é um encanto, rapaz!

    Beijos avassaladores!

    Resposta
  • Mentira é sempre a pior solução pras coisas…por pio que seja, a verdad é sempre a melhor saída…=p

    beijinhos

    Resposta
  • Cara esse post explica o porquê eu tive um pesadelo, eu acho.
    Eu sonhei que eu tinha postado no meu blog uma crítica a todos os universitários, e um universitário(que eu desconfio ser vc depois desse post) havia criticado o texto e denunciou meu blog pro google, o qual remeteu-me uma mensagem dizendo que meu blog estaria fora do ar em 3 dias. Eu não costumo comer muito antes de dormir, mas as vezes a razão pode ter sido essa. kkkkkkkkk
    Cara, muito bom vc postar matéria da faculdade, isso é ensino democrático e esclarece dúvidas quanto aos cursos. Eu pretendo postar sobre o meu quando eu iniciar a faculdade.
    Falou, até o próximo post.
    Abraço.

    Resposta
  • Hehehee
    Sou eu de novo. Valeu por me linkar.
    Eu moro e trabalho em Brasília. Trabalho com consultoria em administração escolar. Nada complicado. Serviço manero, sou concursado, hehehe. Mas boa sorte pra vc. Estude mesmo. Eu entreguei minha monografia de pós-graduação semana passada. Finalmente!!!!
    Depois vou fazer um post falando mais de mim, alguns amigos andaram pedindo. Bom acho que eles merecem.
    Valeu t++++
    Abraço.

    Resposta
  • Ei Rangel! Boa sacada em postar este texto. Esta semana, conversei com um amigo que por ” artes” da juventude hoje maduro, sofre as consequências…Mais ainda, por não ter procurado se modificar ao longo do tempo, trazendo-lhe sofrimentos.

    Bom…Mas não pense que fico vendo o rabo alheio e o meu fica de fora rsrs. É que acho que conversando aprendemos muito com o semelhante. Há os que julgam os outros , não aprendem e preferem analisar os outros do que a si mesmo. Não é o meu caso. Mas é por ai que aprendemos, aliás ampliamos e exercemos os nossos valores, no limite do respeito e honestidade. Costumo ser muito compreensiva com os outros, mas uma tirana comigo. Justamente por isso procuro exercer minha autocrítica e andar macio rsrs. Pode parecer estranho mais é um alívio e muito mais vantajoso para mim assumir meus erros, mesmo tendo uma personalidade digamos “mandona” rsrs. Valorizo ao extremo o caráter da pessoa, portanto fora de cogitação essa de passar por cima. Omitir as vezes se faz necessario por ser meramente desnecessário..Deu pra entender? Envolve aí um filtro do vale a pena ou não.
    Destruir alguem? Inadmissível! E por pior que me façam! Vou lá perder meus valores por algo tão nojento? Se o fizer usarei da mesma torpeza e descerei na minha escala de valores. Não, não e NÃO!

    Acho que deixei claro minha posição. E que o mesmo se dá na vida profissional.

    Beijos e ótimo domingo!

    Resposta
  • Não sei se entendi o comentário, mas valeu a visita.
    Sobre a pergunta: está sempre acontecendo algo. rs
    Abraço!

    Resposta
  • Olá, já estudei estes mecanismos também, só que de maneira bem superficial, chamava-se mecanismos de defesa, e são bem comuns, todos usam em alguns momentos da vida.
    Bom domingo, beijos

    Resposta
  • um post beem cientifico pra ser lido num sabado a noite… mas eu consegui entender umas coisas
    huauhauhauhauhuhahuha

    adoro irritar os outros e só de pirraça dizer “não foi eu”; “vc ta dizendo q foi eu? Oo olha nos meus olhos e diga q foi eu”
    uhauhauhauhauhuhauhauh =p

    eu consigo fazer alguns acreditarem oh ^^ mas claro, depois falo a verdade =D

    http://www.thiagogaru.blogspot.com

    Resposta
  • Gostei mesmo do post! E sabe, com o passar do tempo percebemos que para tudo buscamos culpados, para amenizar noassa própria culpa.
    E andei lendo o Entrando Você numa fria!
    adorei!
    shuahsua

    bjs

    ;***

    Resposta
  • Muito bom seu blog, esclarecedor e interessante!
    As pessoas muitas vezes se mascaram. Complicado essa quase que necessidade.

    Valeu pela visita.
    abraço

    Resposta
  • errar, desculpar-se, errar novamente, por a culpa nos outros, ocultar ações, e muitos outros comportamentos, típico, ainda que não aceitaveis, comportamento humano.

    Resposta
  • Philip… tenho me exercitado muito pra não pensar o pior das pessoas e circusntâncias. Tipo… Não me ligou por que não tá nem ai… era (?) o primeiro pensamento, agora me exercito
    – Não pagou a conta de telefone por isso não ligou.
    – O telefone sem fio explodiu na cara…
    -Morreu … por isso não ligou…
    Vê como funciona?!
    hahaha grande abraço!

    Resposta
  • Philip,

    Puxa fiquei com medo de entrar numa fria. (kkkk³)

    Mecanismo do ego… bom, hoje em dia, o homem se diz “evoluido”. A mentira nasce do ego. Nasce da necessidade de ser, de ter, de saber ou até mesmo de não saber. E a tal “evolução” é simples, o homem se acha mais perfeito cobrindo as imperfeições com mentiras. Tornando-se responsavel pela dependencia.
    No final das contas, o ego é um monte de mentiras que inventamos pra viver e sermos aceitos na sociedade hipocrita de mentirosos.
    A dica é, minta o melhor que pode para ser aceito. Pois eles odeiam os mentirosos, mesmo sendo a propria sociedade o maior mentira. Pra quem nem liga em ser aceito (mentiroso), pare de se enganar. Mentir pra si mesmo é a pior mentira.

    Abraço!!!

    Resposta
  • Olha, como advogada posso certificar a você que isso só tende a piorar. O consolo é que nossa capacidade de transformação e de amadurecimento é diretamente proporcional as mazelas da justiça e da humanidade…
    Bom final de semana!

    Resposta
  • ae Brother

    Mentirinha, mentira + ou -, mentiram rs tudo é mentira, mentira é uma só! assim como o erro! claro que não ficamos espantado com um ladrão de galinhas, ficamos sim espantado com um assassino, um pedafelo e assim vai… quero dizer que apesar de tantas mentiras nesse mundo cruel hoje é normal a mentira ou omitir essa famosa mentira! a conciência seria um defensor pra nossa própria vida, ela acusa a mentira! (aquela que chamamos, mentiram rs)…
    otimo domingo amigo!

    Resposta
  • Parabéns pelo texto!

    Acho importante a todos conhecer o funcionamento da mente humana,ou melhor, do ego, pois é ele que gosta de enganar e mentir.

    Dos mecanismos que vc citou dois são de defesa(racionalização e projeção) e é por defesa que mentimos, na sua profissão é necessário saber quando acontece, na minha não; trabalhamos com a “verdade” do ego.

    Bjs!

    Resposta
  • Interessante, mas as pessoas são assim, jogam a culpa totalmente em outro…

    Esquecem que também tem a parcela de culpa (pois deixamos ser assim)…

    Não liga, todo mundo some um dia.

    Fique com Deus, menino Philip.
    Um abraço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.