Notícias

Um minuto com o leitor: Por que você gosta de ler?

Olá, leitor! O nosso papo hoje é um pouco diferente, desta vez iremos discutir um dos assuntos que todos fazem, mas poucos discutem o mesmo tema ou param para pensar ou refletir sobre o mesmo. Eu pergunto:

Por que você gosta de ler?

tumblr_m6th8s5g1E1qkee8fo1_500

Bom, Philip! Que pergunta mais sem noção, não? Eu gosto de ler porque sempre fui educado pelos meus pais desde pequeno em ler. Entendo perfeitamente a resposta de muitos, porém, existe uma grande história por trás dessa vontade de devorar livros e mais livros. Vou contar um pouco da minha história e depois gostaria de ler algumas considerações de vocês, ok?

Minha vontade de leitura veio cedo, de premissa eu sempre lia os letreiros, placas, por onde passava de carro ao lado de meus pais. Eles em um certo ponto cobravam essas facetas para domesticar a minha leitura. Com este vinculo, fui criando cada vez mais vontade e aos poucos comecei a ler livros de historinhas como “A Lebre e a Tartaruga”. Conhecem? No colégio, ensino médio, logo quando estourou no lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, podem acreditar, vi e li sobre a série ainda naqueles mangás, mostrando os quatro livros na época lançados pela editora Rocco. Meu colega de certo modo, influenciou todos de minha sala em certo modo. Em pouco tempo e junto ao lançamento do filme, a ansiedade foi aumentando, já não queria só ler o livro mas em tê-lo. Como já tinha lido o primeiro e o segundo emprestados, comprei o primeiro livro que foi “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, depois disso, juntei dinheiro e comprei o primeiro e segundo e toda a coleção. Devorava os livros em poucas horas, no mesmo dia. Como qualquer pottermaníaco, cada lançamento tinha que ser comprado no outro dia.

Em 2005 com a criação do blog, comecei apresentando fatos, atualizações diárias até o ano de 2011 se não me engano. Após, não pensei duas vezes ao lado de minha prima, em alterar o seguimento para um lado mais literário, foi onde nasceu o interesse em transformar o ENF em um blog literário. De início sempre levei meu foco, de avaliar os livros que comprava e resenhava. Sempre soube que alguns leitores iam embora, mas quando menos esperei, comentários foram aparecendo, o blog foi crescendo e por convite da editora Novo Conceito, ainda nas mãos   do Julio Panelli, quem lembra dele? Foi concedida a parceria com a NC Editora. Logo, vieram ao lado da Vivi Maurey a Galera Record, Record, Sextante e Arqueiro e outras que motivaram a minha curiosidade pela literatura.

Podem ter certeza, fui crescendo muito com as parcerias e lembro de cada responsável pelo marketing como sempre menciono em nossas postagens de aniversário. Levo um livro com muito cuidado, cada livro lido simboliza uma época, um crescimento, uma dor, conquista. Sempre tiro um tempo para leitura, não para correr com elas para mostrar resenhas pelas parcerias, mas leio com vontade e muitas vezes a dificuldade de um livro, me ensina a superar a dificuldade de compreensão como as dificuldade que iremos passar no mundo afora. Quantas vezes lemos, para fugir de um problema? Quantas vezes ficamos em claro, por não conseguir para aquela leitura? Quantas vezes ficamos ansiosos pela continuação daquela série, duologia, trilogia tão aguardada? São perguntas que muitas vezes se tornam difíceis de obter uma resposta. Só posso dizer que os livros que me marcam sempre guardo, outros aprendi a compartilhar com pessoas que ainda não possuem condições.

Junto com o blog, ainda estou em luta de os preços abaixarem nas lojas físicas. Comprar um livro de uma série famosa de R$30, R$40 reais é um preço salgado para um amante de livros que ganha um salário mínimo. Um outro ponto, é adquirir em lojas virtuais, os preços são sempre menores e mais compatíveis com o nosso bolso.

E você leitor? Conte um pouco de sua história!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Um minuto com o leitor: Por que você gosta de ler?

  • Oi, Philip!
    Adorei saber a sua história!
    Eu leio porque sempre fui apaixonada por palavras! Pois é… adoro ler e escrever desde pequena!! rs… Além disso, acredito que uma boa história nos permite adquirir muita experiência de vida! Sabe aquele papo de que o sábio aprende com os erros dos outros?! Pois é… Acho que os livros nos permite acompanhar personagens que comentem erros e assim podemos aprender com os erros deles! hehehehe
    beijos
    Camis

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.