Um minuto com o leitor: Informações incorretas em blogs literários podem gerar grandes problemas
Olá, leitor! Sentiram faltam do nosso quadro? Vamos conversar um pouco? Dessa vez retorno com um assunto bastante polêmico e que pode vir a dar dores de cabeças, tanto para você blogueiro parceiro, leitores e principalmente para as editoras. Nossa conversa de hoje é sobre: Comunicação de lançamentos não oficiais pelos blogueiros literários.
Assustaram? Nada. Não é para entrar em estado de choque, e sim, para orientar. Uma coisa é verdadeira, o número de sites e blogs literários cresceram e estão crescendo de uma forma tamanha e sem freios. A galerinha está apostando nessa área, jogando suas opiniões, isso por um lado é bom, já para o outro lado é péssimo. Ao criar um blog/site, você começa a ser visto pelo um número de pessoas, você começa com visitas baixas, porém ao andar do ano, esse número, apresentando temas polêmicos e que repercutam ao conhecimento dessa camada que você pretende alcançar sobe sem ao menos notar. E é onde devemos preocupar. Você se torna um formador de opinião em que diversas pessoas buscam seu site/blog para atualizar das informações, se você ainda é parceiro de alguma editora, você carrega um logo em sua “home” que comprova a parceria/união com aquela editora. De uma certa forma, você participa solidariamente da empresa em sua casa, e infelizmente alguns blogs para chamar atenção de sua camada leitora, tenta trazer notícias novas/inéditas ou como chamamos de “primeira mão”.
É daí que pode começar os grandes problemas. Como assim? A grande parte dessa camada, está informando lançamentos hipoteticamente adquiridos pelas editoras parceiras de seu blog/site, gerando ou não se dando conta do tamanho problema que isso ocasiona para a própria editora. Pessoal, vocês como parceiros, informar algo ainda não correto, hipotetico como citado, gera uma confusão enorme com contratos e etapas, ainda com os responsáveis, editores, autores, e principalmente os acessores, tanto nacionais como internacionais. Atrapalhando com as negociações de trazer os livros internacionais queridos pelos leitores para o Brasil. Informações essas “afobadas”, sem ao menos as editoras divulgar em suas redes sociais ou site oficial, pode proporcionar um caminho sem volta. Prejudicando o contrato firmado, gerando “em casos” até multa para a própria editora. Agravando por essa camada já ser parceira dessas editoras, como mencionei acima, o logo da editora está estampado em seu blog.
Muitos podem até achar que os responsáveis não acessam seus sites/blogs, porém se enganam. Só o fato de você publicar algo, pelos sites de buscas vocês conseguem achar o que procuram. Vamos exemplificar: A editora Intrínseca está em sua turnê literária pelo Brasil, ali eles estão informando os possíveis lançamentos futuros da editora. O marketing no evento avisa os leitores e blogueiros parceiros ali dessas possibilidades, o blogueiro chega em casa e posta/divulga tudo em seu blog. Um acessor, passeando pela internet, cai em seu blog, visualiza aquela informação que o livro foi “adquirido” pela editora Intrínseca e na realidade, estão fechando o contrato e ainda não possuem nada oficial. Como fica a editora em questão? É nisso que estamos comentando em nosso papo.
Vamos ter mais cuidado nos meios de informação que buscamos aquela informação. Se você é parceiro daquela editora, você deve ainda ter mais cuidado do que posta, por ser parceiro você tem a abertura de conversar com eles, de visitar a sede da editora, de questionar “x” questão. A parceria não serve só para solicitar livros e resenhar. Nenhuma editora só precisa do blogueiro literário para isso. Vamos começar aguçar nossas mentes, em eventos da própria editora, como a turnê da Intrínseca, se apresente para eles, usem crachás se possuirem para identificação, falem, opinem. Não só neste evento, em todos. Vejo muitos blogueiros reclamando que não são escolhidos para ministrar eventos em sua cidade, de sempre serem os mesmos. Mas vocês já se ofereceram? Vamos refletir quanto a isto. A editora espera muito a participação de seu parceiro e quer ver ele ativo, participativo. Sem atuação, vagas para novos blogs são liberadas, onde entra o desconforto da perca de parceria. Sei que temos uma vida fora, você não é obrigado fazer nada por obrigação, mas vamos tentar fazer do mínimo o máximo.
Não estou jogando o Entrando Numa Fria como blog correto, estou repassando os desconfortos e avisos repassados pelas próprias editoras, para que você blogueiro e leitor se torne mais participativo, um verdadeiro formador de opinião. Quanto aos lançamentos, esperem os envios pelo e-mail ou publicações oficiais nas redes sociais, não postem nada sem prévia autorização e se autorizados, afirmem isto em seus posts.
Bom, pessoal! Era isso que tinha para falar com vocês, tento sempre tirar um tempo no quadro para conversar mesmo com o leitor, os pedidos pelo e-mail são importantes para que eu possa responder todos, apresentar mudanças. Elogios, críticas construtivas são sempre bem vindas, afinal, estamos aqui é para crescer. Um conselho: use seu blog como algo descontraído, tudo obrigado fica sem sentido e perde o verdadeiro foco. =D
Oi Philip,
Eu tomei um baita susto quando recebi um e-mail de uma editora falando sobre esse problema das informações erradas. Nesse ponto confesso que sou um pouco perdida e nem fiquei sabendo o que foi que aconteceu!! rs…
Mas é bem chato quando as pessoas saem por aí repetindo informações sem nem ao menos saberem se é correta!
beijos
Camis
Eu finalmente encontrei o que eu realmente tenho o prazer em comentar neste mês de maio, pois EU não só de comentar só por comentar ou para participar de uma promoção; na verdade detesto isso!
Voltando para o foco do seu poster! Poxa, até que enfim alguém percebeu o que eu já vinha observando a um tempo: muitos livros estão deixando de ser publicados justamente por causa disso –> de uma péssima negociação por causa desses boatos, por vezes infundados.
Eu sei que ninguém tem a obrigação de saber como funciona esta parte dos negócios e administração de um empresa, mas quem é blogueiro deve estar muito afrente disso, uma vez que ele é um colaborador da empresa; o blogueiro deve estar por dentro de toda a negociação para ai depois, se for o caso, contar como foi essa negociação: quais vantagens e desvantagens, o que isso pode gerar a nível de informação na mente dos fãs e/ ou leitores, entre outro N fatores.
Enfim, até o próximo poster!
Nossa gente, é sério que isso acontece?
Estou surpresa.
Por isso gosto sempre de esperar os emails oficiais, antes de postar qualquer coisa, para não correr o risco.
Agora mesmo que tomarei mais cuidado ainda.
Beijos
Camila Leite
@sonhospontinhos
http://sonhosentrepontinhos.com
sou super fã dessa coluna traz coisas tão legais!