Notícias

Um minuto com o leitor: Esqueça um livro, projeto do jornalista Felipe Brandão

Olá, leitor! Hoje iremos bater um papo sobre um grande projeto que despertou um grande interesse na cidade de São Paulo. Muitos já devem conhecer o projeto “Esqueça um livro”, organizada pelo Felipe Brandão, marketing de uma editora conhecida. Sua história começou logo depois a necessidade de comprar ou não uma nova estante para caber seus livros que já estavam sem espaços. Foi daí que ele pensou, pensou que deveria doar seus livros, que iria adquirir uma estante mas seus livros ficariam para enfeite, parados sem uso. Sua ideia foi muito bem aceita, que hoje começou a ser repercutida pela imprensa de uma ideia internacional denominada: BookCrossing.

livro41

O projeto pelo nome não existe mistérios, a pessoa deixa o seu livro em algum lugar de sua cidade, outras pessoas vão achar e ler, depois elas deixarão em outros lugares para que outras pessoas possam ler. O objetivo é a circulação da leitura, o aumento e disseminação do  números de leitores em nosso país. A ideia de 2000 nos EUA começou a dar tão certo, que diferentes cidades já aplicam em suas cidades. O Felipe ainda mantém uma página no facebook (clique aqui) para que você poste fotos dos livros esquecidos com a localidade e seu nome. Legal, não?

Eu mesmo estou precisando aderir mais ao projeto que estou para separar alguns livros. A premissa é muito legal e deveria atrair muitas pessoas ao redor do Brasil. Livro não é para ser lido só uma vez e deixado para enfeite em sua estante, apesar de termos um carinho por eles, cuidados que outras pessoas podem não ter, não custa nada levar para quem não tem condições financeiras de ler aquele tão sonhado/aguardado best-seller.

O Felipe Brandão foi um dos primeiros a iniciar o projeto quem como dito, começou a dar certo. Vale lembrar que ao esquecer um livro, você deve escrever uma cartinha explicando o projeto e informar que depois de lido a pessoa deve esquecer novamente. Hoje com mais de 300 livros penso muito nas pessoas que não tem acesso à leitura. O ruim e entendo as opiniões que aqui podem surgir é quando apegamos em um autor e aguardamos com ansiedade sua sequência, doar aquela coleção é jogar fora tudo que sentimos ao ler. Ex: Série Harry Potter.

Se você esqueceu um livro, envie para: esquecaumlivro@hotmail.com a foto e seu relato, o Felipe com toda certeza irá te responder e postar na página do facebook.

E você o que achou do projeto? Vamos juntos disseminar essa ideia em nossas cidades? Quem começar a fazer, envie também fotos para nosso endereço: contato@entrandonumafria.com.br para que possamos postar fotos por aqui também.

Até a próxima semana, com um tema polêmico! Dúvidas, sugestões de temas, elogios, deixem nos comentários, nosso e-mail, ou pelas redes sociais. Iremos destacar o nome da pessoa e sua opinião. Venham participar conosco!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Um minuto com o leitor: Esqueça um livro, projeto do jornalista Felipe Brandão

  • essa é uma idéia positiva, mas acho que aqui na minha cidade naum daria muito ceroto pq as pessoas naum curtem ler..mas vou persar em desapegar de algum livro e inicia essa ideia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.