A maravilhosa Terra de Oz
Nome do Livro: A Maravilhosa Terra de Oz
Nome Original: The Marvelous Land of Oz
Série: O Mundo de Oz
Autor(a): L. Frank Baun
Tradução: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481261
Ano: 2013
Páginas: 300
Nota: 5/5+
Onde Comprar: Compare Preços
A Maravilhosa Terra de Oz – O lenhador de latas e o espantalho voltam para mais uma aventura na Terra de Oz. Agora acompanharão o garoto Tip e seus amigos numa incrível jornada para tentar salvar a cidade das esmeraldas das agulhas de tricô do exército rebelde, comandado pela geral Jinjur. Para isso, precisarão enfrentar a velha Mombi, desvendar o mistério por trás do sumiço da princesa Ozma e, mais importante, terão de aprender a lidar e a conviver uns com os outros. No segundo livro da série de Oz, o leitor irá mergulhar ainda mais nessa terra mágica, se encantar com todos os seus mistérios e reencontrar personagens cativantes como Glinda, a bondosa. A tradução é do renomado escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar. As ilustrações de capa são da imaginativa e espirituosa polonesa Agata Wojakowska. Desta vez você não vai precisar de sapatinhos vermelhos mágicos ou de um ciclone para transportá- lo para Oz: é só abrir o livro para a aventura começar!
Bem-vindos de volta à Terra de Oz!
Eu cresci com as histórias e referências do primeiro livro da série, O mágico de Oz. Sinceramente, até pouco tempo sequer sabia que havia mais livros! No total foram 14 histórias da terra de Oz que L. Frank Baun escreveu principalmente por pressão dos leitores. Diferente do que acontece com muitas séries, o autor conseguiu não diminuir a qualidade dos livros, ele expandiu o universo abrindo novas possibilidades e encaixando histórias que ficaram às margens de “O mágico de Oz”.
A dinâmica deste livro é bem parecida com a do primeiro: um garoto, Tip, que foi adotado pela velha Mombi decide pregar uma peça nela. Ele faz um homem de madeira com uma cabeça de abóbora, que ele chama de Jack Cabeça de Abóbora, para dar um susto na velha. Ao voltar do vilarejo onde ela conseguiu produtos mágicos, a velha Mombi não se assusta com o manequim e ainda resolve testar o pó da vida que recém comprou, dando vida a Jack. Irritada com o garoto, diz que vai transformá-lo em uma estátua de mármore para colocar no jardim. Assustado, Tip foge e leva consigo o pó mágico da vida e Jack Cabeça de Abóbora. Tip ainda usa o pó em um cavalo de madeira para usar de montaria.
Eles vão até a Cidade das Esmeraldas encontrar um personagem bem conhecido dos leitores: o Espantalho, que foi coroado Rei depois que Oz fugiu. Mas a Cidade das Esmeraldas está ameaçada pela General Jinjur, que usa um exército de meninas armadas com agulhas de tricô para depor o Espantalho e usar todas as esmeraldas da cidade para fazer lindas jóias.
Fugindo também da Cidade das Esmeraldas, o grupo vai até o reino dos winkies onde o Lenhador de Lata é imperador. Juntando forças eles tentarão retomar a Cidade das Esmeraldas com a ajuda da bondosa bruxa Glinda e do irreverente Sr. Besouro (Magnificamente Aumentado e Altamente Instruído), um dos personagens mais irritantes que já habitou Oz.
O livro é repleto de situações inusitadas, personagens que são construídos com algumas poucas linha de diálogo e reações exageradas para transparecer exatamente os sentimentos a cada reviravolta. Há ainda uma ENORME surpresa no final do livro, fiquei boquiaberto! Realmente é algo muito pouco comum em histórias infantis, como ressalta o tradutor no posfácio.
Não senti falta do Leão medroso para o andamento da história, mesmo sendo um dos personagens mais amados de Oz, Jack Cabeça de Abóbora supre muito bem o papel de personagem covarde, temendo que sua cabeça se quebre, apodreça ou seja comida por aves (todos estes perigos são bastante reais). Todos os novos personagens apresentados nesse volume são carismáticos, até mesmo os detestáveis, dando ainda mais cor a essa aventura fantástica.
Percebi o leve tom de machismo em alguns trechos, mas pode-se dizer que são compensados pelas fortes figuras femininas que efetivamente decidem os rumos da terra de Oz.
A edição da Biruta mantém o alto padrão dos outros títulos da editora: ilustrações bonitas, nenhum erro de digitação e um formato de livro confortável para a leitura. Eu adoraria ter a coleção completa do mundo de Oz lançado pela Biruta!
As maravilhosas histórias da terra de Oz estão só começando! Dorothy voltou para o Kansas, mas Tip será seu guia a partir de agora!