Resenha: Tequila Vermelha, por Rick Riordan
Nome do livro: Tequila Vermelha
Nome Original: Big Red Tequila
Tradução: Gustavo Mesquita
Autor (a): Rick Riordan
ISBN: 9788501091550
Páginas: 428
Editora: Record
Ano: 2011
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare os preços
Quando Jackson “Tres” Navarre e seu gato Robert Johnson, que adora uma ENCHILADA, chegam à cidade de San Antonio, são recepcionados por uma quantidade enorme de problemas!
Navarre deixou a cidade e as memórias do assassinato do pai para trás, há dez anos. Agora ele está de volta, e quer encontrar respostas. Mas quanto mais Tres se aprofunda na busca por razões que afastem suas suspeitas, mais o crime do passado volta ao presente, e aumentam as complicações que o rodeiam: envolvimento com a máfia, subornos em empreiteiras e astutos jogos políticos.
Fica cada vez mais óbvio que Tres mexeu em um vespeiro! Ele é baleado, atacado, depois atropelado por um Thunderbird azul… E, ainda por cima, sua antiga (e ainda desejada) namorada está desaparecida. Tres precisa resgatar a moça, entregar os assassinos do pai à justiça e dar o fora antes que a máfia texana o alcance. As chances de ele continuar vivo nunca pareceram tão distantes…
Neste livro conhecemos a história de Jackson “Tres” Navarre, um ávido bebedor de tequila, mestre de Tai Chi, detetive particular sem licença e com uma queda enorme por problemas.
A história começa com a mudança de Tres para o Texas, após longos dez anos afastado de sua terra natal, ele retorna logo após ter retomado o contato com sua ex-namorada dos tempos de colégio Lilian, empolgado pelo novo romance ele decide e pelo tempo que se passou ele volta em busca de respostas que ele ignorou ao abandonar a cidade logo após o assassinato de seu pai, Jackson Navarre, Xerife da cidade, morto a tiros na porta de casa em um crime atribuído a máfia.
Navarre é um homem aparentemente controlado, que pensa em tudo antes de agir, talvez pela prática do Tai chi que o ensinou a ser assim, mas apesar de seus esforços nunca seus planos saem como ele deseja e ele sempre se ver forçado a usar as técnicas de tai chi para escapar de situações inusitadas em que ele se envolve.
Na trama conhecemos a sua cidade natal San Antonio, uma cidade pequena do interior do Texas, uma cidade de diferenças sociais gritantes, de um lado a alta sociedade sem preocupações e com seu grande interesse em exibir suas posses, do outro o comércio abandonado no centro da cidade com muitas lojas abandonadas ou tomadas por grandes franquias estrangeiras, por fim uma população mais humilde formada basicamente por imigrantes latinos.
A diferença cultural e social é um aspecto interessante deste livro, que lembra os clássicos policiais como a Agatha Christie e seu Hercules Poirot, com partes investigativas, e com um leve ar cômico tem uma cadência de leitura muito boa, te prende e faz querer ver qual é realmente o final da história.
A capa brasileira não é igual a original, mas é bem mais interessante do que ela, a tradução conta com alguns erros, porém nada que prejudique a leitura, no mais é um ótimo livro, do autor Rick Riordan da série Percy Jackson (Só reparei agora, mas o autor tem uma queda por colocar Jackson nos nomes de seus protagonistas).
Se vão ler, ou se já leram não deixem de comentar e dar sua opinião sobre este livro.