Tempo | Crítica
Novo suspense de M. Night Shyamalan estreia nos cinemas
Por: Doug Araújo
Após o estrondoso sucesso de “Vidro” (2019) que arrecadou 47 milhões de dólares em quatro dias só nas bilheterias norte americanas, M. Night Shyamalan está de volta. Logo podemos ver o diretor em mais um filme de suspense, que estreia dia 29 de julho nos cinemas brasileiros.
“Tempo” é o título do lançamento e preciso dizer que o nome traduzido para o português faz muito mais sentido que o título original, Old, que significa velho. Digo isso pensando em uma tradução ao pé da letra, pois a palavra tempo é mais citada nos diálogos do longa que a palavra velho ou envelhecer ou mesmo envelhecimento.
Leia também: Um Lugar Silencioso – Parte II
Tudo começa na van a caminho de um resort paradisíaco em que Guy (Gael García Bernal), sua esposa Prisca (Vicky Krieps) e os dois filhos Trent (Nolan River) e Maddox (Alexa Swinton) vão passar as férias. Primeiramente, na chegada tudo é perfeito e encantador. Assim, a família é recebida pelo próprio gerente da pousada (Gustaf Hammarsten) que os convida para visitar uma ilha próxima na qual eles poderão ficar mais à vontade. Entretanto, em segundo os problemas começam, pois a família de Guy não está sozinha na ilha como se pensa. Dessa maneira coisas estranhas acontecem com outros turistas como mortes inesperadas e cadáveres misteriosos, um rapper de férias e assustado, e o envelhecimento precoce de todos que se encontram ali.
De fato, o filme parece ter como propósito ser um exercício mostre como pessoas tidas como civilizadas lidam com situações extremas. Segundo o próprio Shyamalan a ideia para o roteiro veio de uma HQ que ele ganhou de presente das filhas. Mas existem muitas situações no filme que poderiam ter melhor aproveitadas, como a os medos, da mesma maneira que algumas das explicações poderiam ser menos pueris.
Utilidade pública: o filme não possui cenas créditos
Tempo
Título original: Old
2021
Direção: M. Night Shyamalan
Produção: M. Night Shyamalan, Marc Bienstock, Steven Scheinder e Ashwin Rajan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Direção de Arte: Wilhem Perez
Elenco: Gael García Bernal, Vicky Krieps, Rufus Sewell, Nikki Amuka-Bird, Ken Leung e Aaron Pierre
Distribuição: Universal Pictures