Série: Minha 1ª Habilitação (Legislação).
Taxa inicial para primeira habilitação: R$40,00
Exame Psicoclínico: R$113,00
Aulas teóricas : R$100,00
Exame de Legislação: R$ 55,00
Obs: As taxas variam anuais, podendo aumentar.
Com a minha CFC escolhida, as primeiras taxas pagas, tudo ok, começarei as aulas teóricas. Hoje, é obrigado todos os condutores assistirem as aulas teóricas, calculando 45 horas aula. Dentro dessa carga vocês terão de assistir: Legislação de trânsito, 18 h/a; Direção Defensiva – 16 h/a; Noções de Primeiros Socorros – 4 h/a; Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 h/a e Noções sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 rodas – 3 h/a. O número de aulas pode ser aumentado de acordo com o rendimento do aluno.
Finalizando as aulas, preenchido pelo ponto biométrico, que manda para o Detran todas as aulas que você assistiu,tornando apto para realizar o exame teórico de Legislação, solicitando a auto escola que fará a marcação, data e hora. No dia da prova, você deverá se compor adequadamente, está 30 minutos de antecedência no local de prova. Na sala irão fazer uma prova de múltipla– escolha como vem estudando, na prova constará 30 questões, devendo acertar no mínimo 21 questões. Aprovado, você retornará ao CFC, para prosseguir com seu processo.
Nota-se: O exame teórico varia de estado, alguns estados constam mais questões e uma quantidade mínima para aprovação. Informe-se na sua auto escola (CFC).
Leitores e candidatos, para essa prova, a única dica é manter a calma, prestar atenção em todas as aulas que foi assistidas por você. Não exige “decoreba“, mas exige atenção, porque as pegadinhas estão ali. Ler uma, duas, três vezes se possivel. A prova dura 1h, você pagou por ela, pode desenhar a questão, porque o que vale é o gabarito que não deve constar rasuras. No mais, é correr para o abraço, processo fácil. Outra dica, é nas aulas, o candidato que tem tempo, pode cumprir a carga horária com mais rapidez, uma vez que você tem só um ano para tirar sua CNH, quem trabalha, pode assistir as aulas após as 18h, os horários variam pela disponibilidade das auto escolas. Existe aulas aos sábados, então não perca tempo.
Curiosidade!
Você candidato, dentro do curso teórico irá aprender todos os órgãos normativos que são de extrema importância para sua vida. Vou citar os mais importantes.
CONTRAN– Conselho Nacional de Trânsito- É o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema, ao qual compete estabelecer as normas regulamentares e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com a criação das Câmaras Temáticas que se destinarão como órgãos técnicos, a efetuar estudos e oferecer sugestões para assuntos específicos.
CETRAN– Conselho Estadual de Trânsito- Também configura como órgão normativo, consultivo, todavia, na esfera de cada estado, cabendo-lhe, ainda, julgar recursos (JARI) e, também, atender às consultas formuladas em relação à legislação de trânsito.
Órgãos Executivos:
DENATRAN– Departamento Nacional de Trânsito- Órgão máximo executivo de trânsito da União, ao qual compete coordenar supervisionar e fiscalizar a execução da Política e do Programa Nacional de Trânsito.
DETRAN– Departamento de Trânsito- Órgão executivo dos estados e do Distrito Federal, que cumpre e faz cumprir a legislação de trânsito, nos limites de sua jurisdição. Compete-lhe, ainda, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, e sob a delegação do DENATRAN, expedir permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação, vistoriar, inspecionar, registrar, emplacar e licenciar veículos.
CIRETRAN– Circunscrição Regional de Trânsito- subordinado ao Detran. É o que tem em sua cidade, você que mora no interior de uma capital. Lembrando, o DETRAN se encontra somente nas capitais de seus estados. Mesmo assim, pela força do habito mencionamos errado.
Aprovado no exame de legislação/teórico, é hora de irmos para próxima fase, a que chamamos ” o bicho vai pegar”. Iremos, partir para a prática, hora de pilotar e mostrar/ aprender o que foi lescionado nas aulas, passar no exame prático. Lembre-se: Nesse momento a motivação conta e muito. Você está quase lá.
Deixarei todos respirar mais um pouco, retorno no próximo post, detalhando o processo prático, como agir após o teórico, carga horária, dicas importantes e alguns preços nessa modalidade.
Caramba, que trabalheira.
Isso soh vai me desanimando. hehehe… Boa sorte phil.
Cara, infelizmente, tem gente que não passa de primeira, então, o que se tem de fazer?
Fique com Deus, menino Philip Rangel.
Um abraço.
Saudade que o tempo me traz… a minha primeira CNH completou 36 anos! 🙂 Abração, Philip.
Vou te desejar apenas boa sorte aí! Acho auto-escola uó, mas não queria te desmotivar. rs
Hummm isso aqui continua bem legal e cult como sempre.
Meu amigo, acho que vc percebeu que fiquei muito tempo longe da net em todos os sentidos, msn, blog e tals. Eu precisava de um tempo. Enfim voltando aos poucos.
Um abraço vou aparecer mais vezes.
Fique com Deus.
Jay e Alê
Oi Philip,
Credo: 45h? Aqui são 30 h.
Dá muito trabalho tirar a carta…
Anyway, boa sorte!!
Beijão
Preciso fazer tudo isso e pegar a minha 1ª habilitação… mas cade a vontade?!
Beijos =*
Putz Philip!
Boa sorte, esse processo é muito chato…mas não tem jeito, se vc quiser dirigir, tem que passar por isso…
Broxei. Sério.
!ª habilitaçao poxaa eh beeem maneiro 😀 , quando vc ver esse tanto de coisa da desanimo e tudoo, maais depois ki vc passa por todas essas etapas, muuuito boom, apreveitar a Habilitaçao praa sair derigindo pra todo lado 😀
a minha faz um ano agora, jaaah vou deixar a provisoria pra pegar a titular, sensaçao muuuuito maaaais muuuuito boooa mesmo, ee sorte para vc 😀
aHUAhuaUHAuh
Sei bem o que é isso… Mas ainda bem que já passou. sausauhhsa
agora eu dirijo pra todos os lugares e na hora que eu quero.
kkk