Série: Minha 1ª Habilitação (final)
Aprovado no exame teórico como dito no último post, começa o prático, sim aquele de rua, é a hora de ver se sabe ou não. Nessa fase você deve pagar: Licença de Aprendizagem, as aulas de rua, obrigatório 20 aulas para completar carga horária, passando disso você pronto para o exame, vem a marcação e o aluguel do carro.
Nessa hora, muitos candidatos começam a reclamar, aqui em MG devemos aprender para o exame: Controle de embreagem, em aclive e declive, ré continua, conversões, aprender a estacionar, setas, olhar fixado ao retrovisor, manobras de direção defensiva e a famosa baliza.
Para o exame o examinador ira cobrar isso tudo, uma prova que dura uma volta ao quarteirão do detran, ele te pedira tudo, controles, ré, parar sem usar o freio, nisso observando o que citei acima. A baliza é a ultima parte do exame, para alcança-la, você deve ir bem anteriormente, passando nela só abrir o braço e correr para galera, nasce mais um novo habilitado.
O grande problema hoje-em – dia é a baliza, os controles, muitas pessoas não conseguem fazer de primeira, segunda e etc. Contudo, não é pra conseguir mesmo, dirigir carro, moro o que for leva tempo e experiência, você candidato deve ter em mente e aprender o instruído pela auto- escola, o próprio examinador entende, ele quer ver se você passa confiança, controle em situações de perigo, ver se você irá acrescentar e não prejudicar sem um novo motorista infrator. Você pode errar o que for mas se mostrar seguraça e executar as manobras certas, você chega lá.
Uma dica: Não desista nunca, se não passar é persistir, passar todos passam, gasta dinheiro sim e muito. Mas, você correu tanto, tendo uma pauta só para um ano, para desistir assim. Pense em você, todos já passaram por esse desafio, basta você querer.
Em MG, alguns pontos e cidades, já adotam os cones, como fases, você demonstra neles, avaliados por etapas, o examinador te pede as coisas. Nele, você faz, sendo aprovado vai até a baliza. Já nos interiores, ainda continua o mesmo processo, de andar no quarteirão e ali ele vai solicitando as suas obrigações. Em outros estados, você pode notar algumas diferenças, mas a cobrança é a mesma.
Segue um vídeo, “Como fazer uma baliza”.
Os procedimentos:
1- Você será ordenado pelo examinador, pedindo e informando qual carro, nesse momento, seta para direita, retrovisor, interno e externo esquerdo, sinal de braço, vai pisando no freio de leve para diminuir a velocidade, uma vez que vc precisa voltar a marcha para 2ª.
2- Alinhe o carro com o outro, chegando em sua traseira, enfie o pé na embreagem, para o carro não apagar, por ele está ficando sem velocidade, nisso chegando retrovisor com retrovisor, pare.
3- Coloque 1ª marcha, confira a seta para direita, coloque marcha-ré, está hora, existira um ponto no vidro do passageiro a direita, demarcado. Você vai dando ré, controlando com a embreagem e acelerador, o carro sempre em movimento, chegou na traseira do carro, vire o volante todo para dentro, para a direita, nesse momento, olhe o ponto atrás, em sua direção, o ponto sumiu, entrou, depois do meio fio, gire o volante todo pra fora, vai olhando nesse momento para o retrovisor direito, para ver se vai pegar ou não no meio fio e para você ver a hora de parar, não esqueça de olhar para traz também.
4-O carro alinhado na vaga, coloque 1ª, a seta pode apagar nessa hora, ligue-a, gire forçado o volante para direita, nesse momento as rodas alinhadas, chegue o carro para frente e finaliza com a baliza.
Lembrando: Você tem 3 chances para fazer essa baliza, não deixe encostar no meio fio, se viu que vai encosta, pede na hora para o examinador para você refazer. E muita calma, calma mesmo.
Depois disso, conseguindo finalizar, desligue o carro, e parabéns você estará com sua CNH, no exame de direção só pode perder 3 pontos, então cuidado com seta, retrovisores, eles é falta media, 2 pontos perdidos, cuidado ao passar marchas, para o carro não tremes, é só não solta rápido a embreagem.
Controle de embreagem:
Essas e outras dicas, a próprio auto escola te oferecerá, não cabe mais a mim, ensinar a vocês, agora, você que leu tudo isso aqui, toda essa série. Pegue o proveito e tire sua carteira, e lembre-se não é fácil mas também não é impossível. A calma é o que conta para o sucesso, evite comentários das pessoas, cada um é diferente do outro, seja você, porque o condutor será você.
Obs: Depois de quase uma semana off, estou aqui novamente. Espero que a série possa ajudar muitas pessoas que sonham pela sua primeira habilitação. Irei responder a todos, passar mais dicas e tudo.
Responderei cada um nos blogs, aguardem. Sumi pelos testes na faculdade. Mas como dito apareci.
Então é isso….podem comentar e colocar suas dúvidas a vontade.
até a qualquer momento…
Respondendo ao Daniel, ele tinha feito uma pergunta, apaguei pelo erro que aconteceu, se vc nao passou, sua pauta venceu, vc nao perde todo o exame, vc ira marcar psicotecnico, os exames de legislação e direção. Ou seja, vc so faz os exames. Mas atenção, supoe que perca a pauta no primeiro ano, vc tera esse beneficio so mais um ano que fica sua carga horária, apos 2 anos ela extingue.
Obrigado pelas dicas!!! sera muito util quando eu começar a fazer minhas aulas.. ;]
Beijos e obrigado pela visita
Muita boa contribuição. Belas dicas tb. No tempo que tirei a carta não tinha baliza no exame rs…Obrigada pela visita e comentário.Andar de carro é bem mais fácil do que de trem né?! kkkk Montão de bjs e abraços
Olá moço, faz tempo que não apareço por aqui, mas vejo que seu blog continua otimo ! tenho que admitir que só o encontrei em um dos comentarios antigos do meu blog rsrsrs, mas pra nunca mais esquecer virei seguidora..
passa lá um dia desses, beeijos ;*
divinaefeminina.blogspot.com
Logo, logo estarás com a CNH em mãos e certamente, atento à tudo! abração,lindo domingo, tuuuuuuuuuudo de bom,chica
Otimas dicas meu nobre!
como vai ?
Espero que bem. Vim deixar um abraço e desejar boa semana.
Luciano
“Uma dica: Não desista nunca”
Já desisti. Beijos.
preciso salvar esse post!
ano que vem faço 18 e tiro a minha habilitação!
ohh.
hauahauahua
Jesus, que complexidade!!
Por isso preciso ficar rico logo, pra pagar um Jarbas ou um James pra me levar pros lugares. kKk…
Phil, tu tá bem?
Menino, como t disse no msn, morro de medo de aprender e atropelar alguém, minha noção de espaço ñ é uma das melhores. kkkkkkkkkkkkkk
Eu tô ótimo menino,
É vivendo e aprendendo, seja com nossos erros, acertos, decepções, vitórias.
Abração amigo
🙂
carona \o/
Oii querido
entrei em contato com meu cfc
acho q vou conseguir começar esse mes a refazer minha carteira
precisei juntar a graninha é brabo hauhauahuahu
mas eles parcelam as aulas ainda bem
hauhauhau
vou fazer umas aulas práticas para garantir que eu passe na prova
hauhauhauahu
ah eu não fiz a segunda prova prática pq peguei catapora 🙁
hehe
beijo