Notícias

Senso e Bom Senso!!!!!


Bom meus amigos leitores, vamos voltar aos trabalhos do entrando numa fria e por para pensar. Vocês sabem definir o que é “SENSO” de “BOM SENSO”. Pois é, depois de muita análise e de indas e vindas no dia a dia, percebemos que falta esse conceito de pequeno nome, mas de grande valor em análise crítica e psicológica. Para nós estudantes de Direito, saber essas definições torna tão essencial quanto para um psicólogo. O “senso” podemos definir rápidamente como algo claro, lógico, quando nós temos certeza do que estamos fazendo, botamos verdade naquele ato que iremos fazer. Na qual temos que colocar uma dose de certeza naquele ato a praticar e/ou julgar.
Quando já falo de “bom senso”, é colocar/apostar verdade naquilo, é você ter consentimento do ato que você acabou de fazer e poderá ser julgado por outra pessoa.
Além disso, nós pré bachareis em direito, julgamos o senso crítico como um conceito de que criticar, é ter um bom senso etico e moral do ato a cometer. Lembro-vos estamos falando do individuo. Se tirarmos o individuo podemos definir como uma busca da verdade pelo questionamento.

Em nota: Falo isso para o nosso dia-a- dia, esse pequeno conceito falta em algumas pessoas, muitas vezes os problemas judiciais, extra-judiciais, conflitos familiares e extra familiares, particulares ou não, são ocorridos por pretextos sem nexo algum. Galera, quando você ver na rua uma pessoa sendo julgada erroneamente procure parar um pouco e ajudar a pessoa, e/não a criticar. Um exemplo crítico da coisa: Essa semana um idoso queria subir na lotação, o motorista parou do meu lado e não quis abrir a porta para o mesmo, olhei para ele bati na porta e perguntei: “Cadê o seu bom senso?”. De logo, ele abriu a porta esperou o idoso entrar e partiu.

Não só nesse exemplo mas existem pessoas com conceitos piores do que esse. Se você pode mais do que outra pessoa, procure ajudar. Não reflita sobre esse exemplo, mas por vários que vemos diariamente.

Pensem nisso…..

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

28 comentários sobre “Senso e Bom Senso!!!!!

  • Rapaz… eu tenho a opinião de que metade das mazelas desse mundo se devem a falta de bom senso das pessoas.

    Abração e boa semana!

    Resposta
  • Olá!!!! Como está???
    Olha vou te dizer uma coisa…se as pessoas tivessem um pouquinho mais de bom senso, o mundo não estaria o caos que está… será que vende isso na farmácia??? Será que está do lado do chá de simancol?? rsrsrsrs

    beijinhos

    Resposta
  • O problema é que não estão vendendo bom senso na feira, nem as escolas o estão cultivando naqueles cérebros terríveis dos seus alunos; além disso, vamos combinar que senso, bom senso são um contra-senso neste pais.
    Boa reflexão, amigo! abçs.

    Resposta
  • Muito legal e estamos bem carentes de bom senso por todos os lados! um abraço,chica

    Resposta
  • É…hj em dia a vida é tão corrida, cada um com seus deveres e obrigações que acabamos deixando de lado o bom senso mesmo.
    Mas vc está certo em defender os direitos do proximo. Se cada um fizer sua parte teremos um mundo bem melhor \o/

    Beijusss

    Resposta
  • Oi Philip,

    Que exemplo maravilhoso que deste sobre o bom senso.
    Já tinha ouvido falar que aí, no Brasil, os condutores de autobus não abrem a porta aos idosos…porquê? O bom senso deles dever-lhes-ia dizer que um dia irão ser idosos também e precisar de andar de bus….

    Excelente post! 😀

    Beijoooosss

    Resposta
  • Bom senso anda em falta neste mundo,Philip. E eu ainda acrescentaria EDUCAÇÃO!!!

    Abraços!!

    Resposta
  • Espero que as pessoas tenham mais bom senso então né?
    ç.ç
    HAUHASUHAUSHASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAS/q

    abraços mil, nubi

    Resposta
  • Esse negócio de bom senso é um item de difícil localização no mercado social!! ¬¬
    Dá raiva pessoas fumando dentro de um ônibus…
    E tantas outras coisas bizarras cotidianas… ¬¬

    Resposta
  • Quem dera que os politicos de brasilia tivessem um pouco de bom senso (com os gastos deles, ainda me lembro o gasto absurdo de um prefeito de uma cidade pequena num painel eletrônico para votação secreta da camara, nota que era um valor de 250 mil reais – ou mais- o painel para votação de uns 13 senadores)…

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • Philzinho, já vi ali que vc alterou o nome do CaFoFo hohoho.

    Achei ótimo esse texto, me fez lembrar um pps que li sobre ´a morte do bom senso`, o qual só vivia com regras simples e práticas, mas que começou a perder o chao com algumas atitudes nossas, como essa, por exemplo, do motorista do ônibus que vc pegou.

    Resposta
  • Meu amigo, você foi muito feliz no seu texto! Perfeito e concordo plenamente com cada palavra!

    abração

    Resposta
  • Muito bom Phil!!!Excelente explicação. Aprecio este bom senso. E realmente estes julgamentos não nos levam a lugar algum sem bom senso.
    Muito bonita a sua atitude…Parabéns…

    Percebi que os blogueiros estão afiados. Com vontade de transformar e ajudar o outro. Excelente (:

    Resposta
  • Reflito sim sobre esse exemplo,porque vc deu uma dica.
    Vou usar essa frase que vc usou para o motorista….boa tática.

    Resposta
  • hehe
    obrigado pelo toque amigo!
    gostei do post !
    tou sem net mais sempre tenho um tempinho para me dedicar aos amigos!!
    abraços!

    Resposta
  • Bom senso é de genética. Se a pessoa nao tende a ter bom senso desde criança.. será um adulto desajuizado.
    beijinhos

    Resposta
  • Li em uma Veja uma entreevista com o Clodovil, e ele smepre com suas verdades em um dos topicos respondeu que o congresso é apenas um espelho do povo brasileiro. Bem verdade.
    Enquanto não tivermos senso, diginidade sem nos vender por pouco e sem aceitar o errado, ai sim esatriamos em um pais dos sonhos..
    Viajei pra fora feriado passado e vi que todos gostam de brasileiro pq no fundo somos bobos. Explico. Aqui somos doces, amigos, estendemos as maos, damos descontos nas lojas, trabalhos etc..eles nao. La é isso ou nada. Aqui fzem a festa…
    Falo dew Brasil, pq vivo aqui no Brasil, e como esta no seu texto, q o cara da lotação pro idoso porva q nao somos um povo unido de verdade.
    Desculpe o desabafo, mas seu post é tao bom, que nao pude me calar.
    Grande abraço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.