EspeciaisSemana Especial

Semana Especial: Sobre Deuses Americanos de Neil Gailman

Eles estão entre nós

Deuses Americanos” faz parte do rol de livros que ajudam a explicar o espírito dos nossos tempos. Nas palavras do próprio Gaiman, a obra pode ser descrita, em essência, como uma “história sobre imigrantes e imigração”. Sua premissa é fascinante: será que os emigrantes do Velho Mundo, ao abandonar seus países natais rumo a um recomeço nos Estados Unidos, traziam seus deuses consigo? Ou estes pereceriam por falta daqueles que acreditassem neles? Afinal, em uma terra nova e distante, com outro sistema de crenças, seria natural que as pessoas passassem a dedicar cada vez menos tempo para as divindades que se acostumaram a cultuar. Surgiriam outros interesses e a vida continuaria a seguir seu caminho.

Ocorre que os deuses antigos, vindos de panteões diversos como o egípcio, o eslavo e o nórdico, vagavam enfraquecidos pelo interior dos Estados Unidos. Tinham sido substituídos, nos corações e mentes dos habitantes do país, por divindades contemporâneas como a Mídia, a Tecnologia e o Mercado – “entidades” para as quais os indivíduos devotavam cada vez mais horas de seus dias. Sentar-se por uma tarde inteira em frente à televisão não seria, afinal, uma forma de adoração? Vale lembrar que o livro foi lançado em meados dos anos 90 e não leva em consideração novíssimas manifestações do “divino”, como os smartphones e a Internet. É possível que estas sejam retratadas na série inspirada na obra.

A trama contempla uma análise profunda da cultura americana, e várias de suas passagens têm como cenários locações existentes. Neil Gaiman faz da fronteira entre o real e o surreal uma linha bastante tênue, e torna verossímil a possibilidade de deuses como Odin viverem em nosso cotidiano por baixo de codinomes insuspeitos. Mal sabem aqueles à sua volta que tanto o senhor de Asgard quanto outros seres atemporais buscam recuperar a força de outrora, nem que para isso seja necessário confrontar as deidades modernas.

Apesar de dividir os fãs de Neil Gaiman, “Deuses Americanos” deve ser lido e assistido. “Em que devo acreditar?”, pergunta, em certo ponto, um dos personagens. O homem-búfalo ruge a resposta: “em tudo”.

Ronan Sato

Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi

2 comentários sobre “Semana Especial: Sobre Deuses Americanos de Neil Gailman

  • Tô relendo a medida que vejo os episódios e, cada vez mais, me (re)encanto com a obra. A narrativa do Gaiman, sempre muito boa, e com aquela crítica a aspectos sócio-culturais.

    Resposta
  • Já li alguns livros de Neil Gailman mas ainda não consegui esse livro que já faz parte da minha lista de livros para esse ano. Gostei muito da resenha, pois me deu uma pequena idéia do que esperar do livro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.