Resenha: Laços de Sangue, por Richelle Mead
Nome do Livro: Laços de Sangue
Série: Bloodlines #01
Nome Original: Bloodlines
Autor(a): Richelle Mead
Tradução: Ana Ban
ISBN: 9788565765152
Páginas:440
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare Preços
Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger – os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável – ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono – o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.
Antes de iniciar a minha avaliação é correto revermos alguns pontos: Bloodlines é um Spin Off da série Academia de Vampiros. A palavra spin off ocorre quando um autor baseia em sua escrita, uma outra série usando a sua mitologia da primeira série que acarretou a origem dos personagens, ambientes, culturas e locais. É o que acontece em Laços de Sangue, quando a autora usa alguns personagens de sua série anterior, as raças de vampiros e sua ambientação para continuar um enredo alterando o ponto principal que é o personagem. Para quem acompanhou Academia de Vampiros percebeu que era narrada pela personagem Rose Hathaway – uma dampira-, agora a personagem central é Sydney Sage – uma alquimista conhecida da série anterior. Como muitas perguntas ainda ficaram do mundo anterior, a estruturação do novo governo depois de tantas perdas em um mundo totalmente ligado ao anterior. Vampiros, dampiros, alquimistas estão novamente nesta nova série e por mais que falam que não é obrigado ter lido a série anterior, tomem cuidado! Alguns spoilers acontecem para possibilitar seguimento à trama de Richelle Mead. Nos EUA já foram lançados três livros dos seis pretendidos para Bloodlines.
Outra questão que devemos relembrar são as raças de vampiros, lembram? Os Moroi; uma raça forte ao sol por pouco tempo, se alimentando de sangue humano, porém não matam a pessoa ou quem oferece para doar. Possui uma família dentro do reinado e controlam os elementos naturais. Os Dampiros ou Dhampir para quem se identifica; descendentes dos Moroi e humanos, sendo treinados para serem guardiões da raça Moroi, protegendo-os. E como não poderia faltar, a pior raça, apresento os Strigoi; eles matam humanos, não são fortes ao sol, é uma das piores raças, inclusive as raças anteriores, são responsáveis pelas revoltas e guerras, podem transformar um Moroi na raça e são fortes. Depois destes pequenos detalhes, acredito que sua leitura não apresentará mais dúvidas, ou quase, uma vez que se você não tiver lido a primeira fase (como eu chamo) no início, logo esse problema é sanado com as explicações da autora que foram úteis para esta problemática.
Como mencionei acima, iremos aprofundar em Sydney Sage, ela participou da série anterior ao lado de Rose, ou melhor, amiga de nossa dampira. Ela é uma humana e alquimista que não acredita que os vampiros, dampiros podem viver em harmonia e caracterizam eles como cruéis – ela foi treinada pela sua família para manter os vampiros longe dos humanos-, para os alquimistas os vampiros são sempre guiados pela sede de sangue, sem controle e frios. Cobrindo sempre os seus rastros, mas tomando cuidado para nunca se misturar com eles. Este foi um dos treinamentos repassados sempre para a garota. E nesse momento Sydney fica meio na corda bamba, para quem não se lembra ela foi acusada em ajudar essa raça nos acontecimentos anteriores e está pagando um preço muito alto – o medo de perder sua irmã-, para que isso não ocorra, como punição e força para se redimir, ela recebe uma missão de proteger Jill Dragomir, irmã de Lissa Dragomir (rainha dos Moroi), de um atentado de morte. Algo misterioso aconteceu no reino dos Moroi onde tentaram ataca-los.
Para evitar que a única irmã da rainha morra, e se isso acontece, Lissa perderia o cargo, perdendo, uma rebelião iniciaria e poderia prejudicar os humanos com mortes e destruição. É da premissa tentando “proteger” a irmã Dragomir até descobrir quem são os verdadeiros traidores que Sydney terá de infiltrar um um colégio na Califórnia, ao lado de Jill, Eddie– seu guardião dampiro-, na escola Preparatória Amberwood em Palm Springs.
Como os alquimistas possuem propriedades da magia e uma tatuagem que é bastante exposta no enredo, um lírio dourado que protege os alquimistas de falar algo a mais sobre os vampiros aos humanos. Para piorar, a tatuagem de Sydney dentro da escola virá o centro das atenções, quando a garota mostra sua capacidade intelectual em absorver dentro das aulas. Os humanos acreditam ser o poder da tatuagem respondendo o fato de sua inteligência. O que começa a preocupar a garota é que outras tatuagens e a cisma pelos humanos das mesmas começam a surgir. Diferente do que ocorre com ela, os humanos usam para gozar de algum beneficio sobrenatural dentro das aulas ou na prática de educação física. E um estúdio, Nevermore, a tira do sério, mesmo perguntando Keith, o alquimista pede para que ela não se misture, uma vez que não usam da magia alquimista.
A premissa do enredo mais ou menos é esta! Fora os personagens conhecidos que retornam e outros novos como: a Rose, que fica no início da trama, mas volta ao reino Moroi. Lee, um vampiro Moroi filho de Clarence, onde eles se infiltram enquanto os outros ficam no colégio e como alguns esperavam a volta de Adrian; que de início se mostrava não querer ajudar, mas depois suas convicções mudam de uma forma que acelera o enredo. Temos Eddie, como apresentei, um dampiro que aparece no início da trama, mas depois, fica apagado no final. E a própria Jill Dragomir, uma garota de quinze anos que tira suspiro por onde passa, como o do humano Micah. Fora isso, a premissa não muda, achei o início da trama meio que uma introdução e o mistério fica preso nas tatuagens que Sydney precisa descobrir e averiguar. Nada de muita ação como estávamos acostumados, apesar de ter lido só dois livros da série inicial, não me arrependi em certos momentos, mas confesso que me cansou em outros pela falta de movimentação. O que pôde ter contribuído foram as cortadas de Adrian com a Sydney. Quem não curte, não é mesmo?
Richelle Mead é uma das autoras mais aclamadas no meio literário por envolver vampiros. Não é a toa que a primeira série irá para os cinemas em 2014. Aumentando a ansiedade de muitos que até tão pouco tempo (como eu) não tinha tanto interesse no mundo vampiresco. Suas qualidades prendem o leitor até o final de suas histórias e em Bloodlines o final é mesmo de deixar qualquer leitor doido. Um final que queremos ler logo sua sequência em O Lírio Dourado e por este fim, e como as coisas se deixam, que acredito que o próximo será mais ágil e os conflitos irão começar a acontecer pelo retorno de mais personagens conhecidos e outros novos até então desconhecidos.
A editora Seguinte me deixou ansioso quando anunciou a compra dos direitos autorais da série. Confesso que de início fiquei desmotivado para quem viu meus comentários nas redes sociais. Depois que a autora começou explicando e amarrando os finais anteriores, que percebi o sentido na trama. Fora que a diagramação do livro final ficou sem palavras, em alto relevo, capa vermelha com reflexos de sangue nas mãos de Paulo Cabral e sua tradução de Ana Ban, já conhecida em nosso meio como uma das grandes tradutores de nossas séries queridas no Brasil. Agora é aguardar o próximo livro, o bom é que a editora lança ainda no final do ano e não teremos aquele hiatus enorme pela demora do lançamento.
Laços de Sangue é um livro muito indicado! Se você quer ler Academia de Vampiros, indico que comece por ele, caso contrário sinta-se a vontade ao lados dos personagens e de mistérios envolvidos na nova trama de Richelle Mead!
Oi, Philip.
Estou doida para ler esse livro, mas ainda queria ler o último da série Vampire Academy primeiro. Infelizmente a Agir não está a fim de colaborar, né?! O jeito vai ser ler em inglês ou achar uma versão pirata!! hehehehe
beijos
Camis
Você não é o primeiro que fala para ler AV antes, o que me deixa em um impasse, pois quero ler os dois e pelo visto este vai demorar mais.
Bjs, Rose.
nunca me interessei por leituras sobrenaturais, mas essa tá me fazendo quere ler haha porém quero começar por AV antes de ler essa msm sabendo q n é necessário 🙂
Uau, quantas vampiros, dampiros… fiquei tonto rsrs Eu confesso que nunca li nada da autora, mas tenho minhas curiosidades para ler, coisa que não sabia era que este livro era um spin-off, conheço pouco da série da Academia de Vampiros, mas sei que a série é bem criticada na mídia.
Uma coisa que queria saber é se dá pra entender Laços de Sangue sem ter lido nada da série Academia de Vampiros? Porque acho que vou gostar do enredo. =D
Abraços.
Adoro livros que falam sobre vampiros. E esse me chamou bastante atenção, pela capa e pela sinopse. Sua resenha me esclareceu um pouco sobre a história dos personagens e gostei. vou ler assim que puder. Beijos.
Adoro AV e estou super ansiosa para ler Laços de Sangue. Acho ela uma escritora excelente e amo todos o livros dela.:)
Já “comi” a academia de vampiros, li muito rápido, e estou ansiosa por ler esse tbm, espero que em breve eu possa.
Tenho vontade de ler esse livro, mas tenho receio porque não li Academia de vampiros!
Se eu tiver a oportunidade vou le-lo!
Academia de vampiros é minha serie favorita sobre vampiros. Espero, sinceramente, gostar tanto desta serie quanto de VA! Bom, estou com um pouco de receio porque vc disse que não tem aquela ação toda de VA, mas só de rever os personagens já deve valer a leitura.
Aii mais um para a minha extensa listaaa, quero ler logo *.*
Adoro Acadêmia de Vampiros e a narrativa de Richelle Mead, apesar de só ter lido os dois primeiros livros. Ela prende o leitor até o fim, por isso estou muito ansiosa pra ler essa nova saga dela, ainda mais porque é no mesmo mundo tão bem criado. Fiquei encantada com a capa!
^^
Resenha bem desenvolvida, destacando pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores.
Gostei da trama pois tem várias elementos sobrenaturais e alia o suspense com aventura, romance enfim..adorei a resenha e quero ler!
Ainda não li nenhum livro de vampiros….como vc disse que acho que irei começar por esse!!!
Parabéns pela resenha!!
Achei super a tua resenha! E como eu gostos Muito de vampiros , Ta ai um livro que eu vou gostar de ler 🙂
Vai pra minha estante como desejado /
Beijocas
Bela resenha, nos dando uma prévia do que vamos encontrar ao lermos o livro, vale a pena conferir.
Adoro livros sobre vampiros!
Estou lendo o primeiro da Academia de Vampiros e estou gostando bastante! =)
Adorei a resenha!
Confesso que estou em uma ressaca vampiresca daquelas, mas tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Se ele conseguiu instigar uma pessoa que não era tão fã dos vampiros (você), deve ter suas qualidades. O pior é que me deixou curioso.
@_Dom_Dom
Estou louca para ler o livro, mas queria terminar a série da Academia de Vampiros. Parece que agora finalmente isso será possível!
Não li a serie Academia de Vampiros apesar de ter os 3 primeiros e nem sabia sobre esse livro, gostei muito da capa e quis ler a resenha que foi uma surpresa pra mim ser da mesma autora, quero muito ler e acho que vou começar a ler essa séria antes da que eu já tenho.
Eu estou doida pra ler esse livro. Faz muito tempo que estou com um gostinho de ‘quero mais’ sobre Academia de Vampiros ^-^
O que falar sobre Laços de Sangue? Que eu quero claro! Uma coisa que aprendi foi gostar da escrita de Richelle Mead, amo Academia de Vampiros, é uma série muito bem elaborada e Bloodlines vem para ser um super spin off, ainda mais dando ênfase a Sydney que é super querida. Ouvi falar que a autora deve lançar outros spin off de AV, estou torcendo!!
Ainda não li nenhum livro da autora… vou confessar que vampiros nunca foram de me chamar atenção, bem, ainda não é tarde para experimentar e quem sabe gostar.. rs.
Eu gosto muito de Academia de Vampiros, mas sempre fico meio preocupada com esse tipo de spin off, porque às vezes pode ser só uma enrolação ou não acrescentar nada. Mas parece que definitivamente esse não é o caso dessa série. Gosto muito dos personagens de VA mas tenho certeza que os novos também não deixam nada a desejar.
Adoraria ler esse livro,já vi muitos comentários bons sobre o livro e tenho muita vontade de tê-lo.
Adoro vampiros e tudo que é meio sobrenatural.
Bjs’
É muito legal e gratificante quando uma autora pensa e valoriza os seus fãs assim como Richelle. Além de escrever super bem, nos presentear com livros maravilhosos e seus personagens apaixonantes, ela ainda nos trata com carinho e respeito! Tem mais é que fazer muito sucesso e ficar rica!
Não tinha ouvido ainda nada a respeito dessa série, mas fiquei intrigada depois de ler essa resenha .
Até hj não sei pq não li esse livro, vi o lançamento mas não li, ai quando soube que a seguinte tinha comprado os direitos resolvi esperar. Richelle realmente é surpreendente, pra mim é a 2º melhor escritora de vampiros, sendo a 1º a Ward.
Mas os livros dela sempre são assim, o primeiro é sempre uma introdução trazendo os personagens e um pequeno mistério, mas se for como VA a partir do 2 a série pega um gás e vc vicia!
Bom saber que a editora fez um bom trabalho com o livro, ainda não o vi, mas espero ter em breve.
Bj
Até hoje não o li por motivos de: sofrimento. Richelle me fez sofrer muito com VA indeed e não sei se estou psicologicamente preparada pra ele, rs.
Além do mais, essa capa da Seguinte é muito bonita ^~
Oi Philip
Estou lendo este livro, e só li o primeiro de AV e realmente estou me sentindo meio perdida na historia. Mas apesar de não ter gostado muito de AV(por isso só li o 1º)estou gostando de Laços de sangue. Só estou achando meio paradinho, vamos ver se melhora depois .
Bjs
http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br
Dri, continue tentando. O livro melhora no final. ^ª