Livro: Uma Irmã – Bastien Vives
Ficha Técnica
Título original: Une Soeur
Páginas: 216
Acabamento: Brochura
Lançamento: 2018
ISBN: 9788582864401
Selo: Nemo
Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivés, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.
A história começa com Antoine, o caçula Titi e seus pais indo passar as férias na casa de praia no litoral francês que vão todos os anos. As férias tinha tudo para serem tranquilas e sem surpresas, até que eles recebem a visita de Helène e sua mãe, que ficariam um tempo com eles.
Uma Irmã é uma história repleta de nostalgia, uma jornada intensa de mudanças e autoconhecimento. Antoine é um jovem de 13 anos, reservado e comedido, ama desenhar, principalmente Pokémons por causa do irmão menor Titi, com quem passa a maior parte dos dias. Já Helène é uma moça de 16 anos, linda e sexy, com um olhar angelical, mas já apresentando as curvas da mulher que irá se tornar, mais madura que Antoine, ela irá despertar vários sentimentos no garoto e o modificando para sempre.
Com certeza foi uma leitura que me trouxe muitas emoções. Essa graphic novel me remeteu a minha adolescência, em que estamos descobrindo o mundo com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, nosso corpo, mente, hormônios… aquela transição que nos deixam confusos e agitados, mas também curiosos com relação ao sexo, as bebidas e conhecer novas pessoas.
Antoine e Helène vivem aquele amor de verão, breve e passageiro, mas que será inesquecível para ambos. Em tons de cinza e com alguns traços inacabados, as ilustrações rementem a lembranças, como uma recordação que vem a mente de modo turvo, mas de uma beleza única e que nos entrega uma história linda e de descobertas.
Bastien Vivès tem um traço simples, mas consegue nos deixas nostálgicos com uma história repleta de emoções desde a primeira página, não teremos reviravoltas mirabolantes, mas sim algo mais simples e até talvez um final inesperado. Terminei a HQ’s já queremos recomendar a todos, uma história de amor jovem de verão que com certeza irá despertar muitas emoções.
Amo livros que abordam essa transição na adolescência a aceitação de como somos as descobertas que fazemos. Adorei demais essa história e me parece ser bem sensível mostrando a vida como é e de forma simples
Apesar de não ter reviravoltas eu acho que o propósito do livro é mostrar uma história que nos lembre da época em que tudo era mais sonhos e descobertas do que qualquer outra coisa. É justamente isso que nos dá esse sentimento de nostalgia. Isso é bom, apesar de tudo.