Resenha| Uma Dor tão Doce -David Nicholls
“Toda despedida é dor… tão doce todavia, que eu te diria boa noite até que amanhecesse o dia. (Willian Shakespeare)
Charlie Lewis acabou de se formar no ensino médio, e possui a nítida certeza que não foi bem no vestibular. O garoto possui alguns amigos no colégio, mas quando começa as férias, ele com sua bicicleta e um livro, vai percorrendo lugares ditos que confortáveis para a sua leitura. Até que em um campo, acaba topando com uma garota de outra escola. A mesma machuca o pé e ele concede uma forcinha para que ela chegue ao local pretendido. No local, ele percebe se tratar de uma companhia de teatro, a Três Pés.
Ele não para de pensar na garota, Fran Fisher, e daqui vai nascendo o primeiro amor. Mas será que durará para sempre? Os dias vão passando, o garoto se sente dividido, querendo estar ali para ver ela e ao mesmo tempo não querendo participar da obra, já que pensa não haver sentido para ele. Novas amizades também são construídas por aqui. Ao fazer uma proposta para a Fran, ela rebate dizendo que aceita se ele for em todos os ensaios para encenar a obra Romeu e Julieta de Shakespeare. Do outro lado, Charlie enfrenta seus problemas pessoais.
Primeiro com o pai, que está falido e teve que fechar a loja de discos, para piorar entra em uma depressão depois que a mãe do garoto largou o marido para viver com outro. A mãe, trabalhando em um clube estilo de festas, encontra esse cara, Sr. Jonathan e vai morar com a filha e os filhos deles juntos. Menos nosso protagonista! Que precisa aguentar o fardo de cuidar do pai que se entrega a cada dia e ainda ter que trabalhar para ajudar em casa. Nesse tempo outros problemas acontecem com Charlie para arranjar dinheiro mais fácil.
Os diálogos são divertidos, detalhistas no estilo do autor como em seus outros livros, o que pode cansar alguns leitores não acostumados com detalhes e descrições. O livro alterna em 20 anos depois, ele dialogando com sua futura esposa. Vemos a resolução dos acontecimentos anteriores! Será que a despedida pode ser uma dor tão doce?
Indico muito a leitura!!!
Uma Dor Tão Doce
Título Original: Sweet Sorrow
Autor(a): David Nicholls
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551005743
Ano: 2020
Páginas: 384
Nota: 5
Caixa do Intrínsecos: 017