Resenha: Um certo Verão – Como começar de novo quando o amor de sua vida se foi?, por David Baldacci
Nome do Livro: Um certo Verão – Como começar de novo quando o amor de sua vida se foi?
Nome Original: One Summer
Autor(a): David Baldacci
ISBN: 9788580411256
Páginas:288
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare preços
Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos. Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Com isso, as crianças são obrigadas a morar com outros parentes. Quando tudo parecia perdido, Jack se cura e reencontra seus filhos. Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar.
Tratar de assuntos polêmicos e nada prazerosos já não é muito fácil e saber que o que você possa argumentar ainda pode gerar alguns conflitos no entendimento de algumas pessoas, pode ser pior ainda. Diferente do que muitos estavam comentando e comparando a escrita de David Baldacci com a escrita de Nicholas Sparks, foram os detalhes que um possui e que o outro não apresentou com tanta certeza. Sempre que um novo autor surge levantando um livro para o lado do “romance” pode gerar uma pequena comparação desleal ao autor.
O que indico é que leiam e assim tirem conclusões de todo o conteúdo que foi muito bem construído. O livro é muito intenso, mas não tão detalhado no sentido de “juntos para sempre ter um final feliz ou não como o de Sparks”.
Elizabeth Armstrong ou Lizzie, é uma mulher forte, que cuida de seu marido e seus três filhos intensamente, o único problema e quando descobre que seu marido possui uma doença terminal e está lutando para sobreviver até o Natal, de forma que ele possa despedir de sua esposa como ela merece e de seus filhos.
Jack Armstrong, possui uma doença terminal e está lutando muito com todas as suas forças para se manter vivo até o Natal. Um militar que luta contra os pulmões e todas as noites ele escreve uma carta para confortar a sua esposa no total de sete.
O que não esperava foi um acidente de carro que veio matar a sua esposa. Enviado para um asilo e seus filhos ficam com os avós maternos. Como sua vida muda 360º, e um de seus pedidos é atendido. Ele consegue melhorar de alguma forma e conseguirá ver seus filhos crescendo, mesmo sem sua esposa. Sim, milagres acontecem quando pedimos com muita fé! Isso me chamou muita atenção dentro da narrativa do autor de uma certa forma, sua forma intensa contagia a narração e diálogos dos personagens.Realizando um desejo de Lizzie, “retornar à casa de infância”, é que iremos acompanhar o dia-a-dia de Jack novamente. Conquistando seu lugar no convívio e social para tentar resgatar a guarda de seus filhos. Esses momentos de ser o melhor pai, aprender novamente depois do destino que a vida lhe deu é um dos momentos marcantes do livro. E novamente podemos comparar com nossa rotina e os momentos de dificuldades que todos passam.
David Baldacci trás um novo romance que cativa o seu público leitor, mesmo por momentos amargos, seus personagens tornam intensos pela quantidade de informações e aprendizados que tentam transmitir ao leitor. O relacionamento que Jack constrói com sua filha Mikki – revoltada pelos rumos que a vida lhe deu, é alternada pelo aprendizado e confiança que teve do pai. Seus personagens secundários como a Sammy e o Bonnie, são muito bem caracterizados e repercutem dentro da trama.
Um Certo Verão chama o seu leitor pela capa da editora Arqueiro, muito bem desenvolvida porém não possibilitando um foque com o livro em si, e a tradução ficou marcante pela curiosidade que proporciona em cada virada de página até os seus momentos finais. Com toda certeza você leitor vai tirar qualidades e fatos marcantes dentro do enredo.
Afinal, obstáculos existem em todas as famílias, basta cada um ter em mente e com muita calma como pode ser ajudado. O crescimento chega quando mostramos capacidades em tentar pelo menos entender aquela pessoa que convivemos e estão ao nosso lado, só assim podemos construir uma relação mais solida.
Eu geralmente fujo de livros tristes, mas este acho que ele foge um pouco disto e traz superação, e é realmente chato comprar autores..ainda mais com um que não gosto nem um pouco rs, mas acho que vou le lo, quem sabe ele sai em uma promo no sub, beijos.
Caraca, já li muitas resenhas desse livro e sempre fico de ler mas n leio :\ quero muito lê-lo!!
Parece ser um livro, realmente, triste, mas gosto de livros assim e espero que me surpreende.