Resenha: Um Ano Inesquecível, por Ronald Anthony Read
Autor(a):Ronald Anthony
Editora: Novo Conceito
Páginas: 303
ISBN: 9788581630335
Publicação: 2012
ISBN: 9788581630335
Publicação: 2012
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços
Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção. É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda. Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda. Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém… E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar. Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho… e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre.
Jesse Sienna é um jovem jornalista freelancer que escreve artigos sobre assuntos variados de acordo com a solicitação do cliente. É o filho mais novo, podemos dizer que é um temporão, pois nasceu quando sua mãe tinha quarenta anos e nenhuma expectativa de mais um filho.
Nascido em uma família numerosa e com uma qualidade de vida um tanto quando razoável, Jesse se sente um tanto desfocado do restante da família, uma vez que suas outras irmãs e irmãos são bem sucedidos em suas carreiras, mas tem certeza de que sua hora vai chegar.
Mickey Sienna, um senhor de 83 anos, pai de Jesse mora sozinho e sem grandes problemas desde que sua companheira faleceu até que um dia por um descuido a sua cozinha pega fogo. Os filhos logo se reúnem para decidir qual o destino do pai, alguns sugerem uma enfermeira, outros uma casa de repouso, mas Jesse, ciente do que seria melhor, propõem que o pai vá morar com ele e depois de muito debate, contra vontade dos outros irmãos e por desejo próprio do Sr. Sienna, ele vai morar com o filho mais novo.
“Em minha cabeça, entre as poucas Verdades Absolutas que definem a humanidade, havia uma que se relacionava a romance: o amor sempre acaba.” (p.25).
Jesse, depois de algumas desilusões amorosas encontrasse em um relacionamento com Marina, uma jovem professora de ensino fundamental que também saiu de um relacionamento conturbado e estão dispostos a viver esse romance sem muitas pretensões, um dia depois do outro, sem pensar no futuro, apenas curtindo o momento. Até que Mickey convence Jesse a lhe apresentar Marina, e ele se convence de que ela é a mulher certa para o seu filho e que eles estão fazendo tudo errado. O ancião então, apesar de todos os atritos que tem com o filho resolve lhe contar uma parte da sua vida que poucas pessoas sabem, a que envolve o grande amor da sua vida, Gina.
Um Ano Inesquecível é justamente o que Mickey Sienna conta ao filho, e é tudo narrado de uma forma incrivelmente sensível. Os personagens são tão simples, mas tão reais. Os dilemas da reação entre pai e filho que mal se conheciam até pela grande diferença de idade, até por que Jesse o tinha como um avô. O esforço que ele faz para acolher o pai e desenvolver essa relação e a contrapartida dos irmãos que pouco se importam com o estado de saúde do pai, tudo isso e relatado de uma forma muito verdadeira, convincente e de uma delicadeza deliciosa de ser lida.
“Você pode ser terno, generoso e doce. Você pode ser amargo, egoísta e ferino. Mas não importa como se vista, uma hora você vai ficar nu. Não há meios de manter a profundidade nas emoções. E, se você realmente se importa, vai doer muito mais no final.” (p. 29-28)
A narrativa do livro passa da primeira pessoa, quando o Jesse é o foco, a terceira pessoa, quando é o Sr. Mickey que está em ação. Isso me assustou um pouco por que tenho um pé atrás quando a narrativa é em terceira, não que seja ruim, muito pelo contrário, muitas surpresas podem advir desse pequeno detalhe. O livro me prendeu no início até o fim de verdade, é uma variedade muito bem construída de temas que o Ronald Anthony abordou sem perder a nuance e a delicadeza entre um e outro. É super indicado!
“O amor nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo.” (p. 302)
Eu ouvi resenhas positivas e negativas sobre esse livro, não sei o que pensar ainda, acho que vou ter que ler para descobrir por mim mesma (:
A capa já “passa” a sensação de ser um drama. O olhar pensativo do senhor de idade e a cara fechada dos jovens, dá a entender que o relacionamento não vai bem.
Pretendo lê-lo em breve.
Não vou ler a resenha,pois ganhei esse livro aqui no blog,e estou cheia de expectativas para o mesmo chegar *.* ! Gosto de ler livros sem saber muito da estória,adoro o clima de suspense haha!
http://llivroseletras.blogspot.com
Achei muito legal o livro, apesar de não gostar muito de drama, gostei muito do livro
Acho que assim que ler esse livro não vou mais ler nenhum durante dias.Vai ser uma ressaca literária daquelas.Principalmente porque sei que vou me emocionar no livro.Só a capa já dá razão para pensar isso
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
desde que vi esse livro a 1°vez me encantei , mas ainda naum pude ler, mas em breve quero aprecia a leitura
O livro parece ter uma historia linda e triste!
Adorei a capa!
xoxo