Resenha: Turma da Mônica Jovem – Uma viagem inesperada – Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves
Nome do livro: Turma da Mônica Jovem – Uma viagem inesperada
Nome Original: Turma da Mônica Jovem – Uma viagem inesperada
Autor(a): Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves
Editora: Nemo
ISBN: 9788585864142
Ano: 2017
Nota: 5/5
Pergunta: O que pode acontecer numa viagem inesperada? Resposta: Tudo. As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Marina e Denise embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial. Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em um tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades e encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras.
As quatro meninas mais famosas da nossa infância estão de férias da escola: Mônica, Magali, Marina e Denise. Cada uma delas pretende curtir bastante o período de descanso, cada uma com seu plano (não infalível como o do Cebola, mas ok). Acontece que elas não esperavam que acontecimentos acabassem por levá-las a caminhos totalmente diferentes dos planejados, tendo que deixar tudo de lado para curtir “Uma viagem inesperada”.
Nesse livros temos quatro contos de quatro autoras nacionais diferentes: Melina Souza, Carol Christo, Babi Dewet e Pam Gonçalves. Cada uma das autoras ficou responsável por levar uma personagem para um lugar inesperado e foi cada lugar mais legal que o outro. Deu vontade de conhecer todos.
O primeiro conto, escrito por Babi Dewet, levou Mônica para conhecer a Coréia do Sul, após perder uma aposta para Cebola e ser obrigada a se inscrever na promoção da rádio local do Limoeiro que levaria dois vencedores para conhecer Seul. Quem conhece a Babi sabe que ela tira de letra quando o assunto é Coréia do Sul.
Carol Christo, responsável pelo segundo conto, leva Magali a uma viagem para Parati – RJ, tirando-a do seu sossegado descanso ao lado de Quim, seu amado, e sua listinha de planos de “primeiras vezes” para fazerem juntos. Acontece que sua tia, irmã de sua mãe, ficou repentinamente doente e os pais de Magali precisam acudi-la, mas sem tirarem os olhos da filha, por isso, a leva junto.
No terceiro conto, escrito por Melina Souza Marina ganha um curso de fotografia de presente dos pais. Para fazer o curso, contudo, ela precisa viajar imediatamente para Londres e passar as férias longe de seu namorado, Franja.
Por fim, Pam Gonçalves ficou por Conta de contar a história de Denise. O celular dela tocou durante uma prova final da escola e os pais, como forma de castigo enviam a garota pra passar as férias com uma tia, em uma fazenda que é também uma colônia de férias, na serra catarinense.
Não, este livro não é uma HQ. É um livro com texto e algumas ilustrações do Maurício de Sousa.
E o livro é uma grata surpresa de uma forma geral. Cada autora, à sua maneira, nos remete de volta à adolescência (para quem já não é mais adolescente, como eu, rs) e nos faz identificar com as histórias e tenho certeza que muita gente por ai ficou com vontade de conhecer as cidades brasileiras citadas e fazer uma viagem bem longa até a Coréia ou, um pouco menor, até Londres. Eu fiquei!
Pingback: Imagem Filmes divulga primeira foto com elenco de "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo" caracterizados em set de filmagem - Numa Fria