Resenha: Túneis, por Roderick Gordon & Brian Williams
Nome do Livro: Túneis
Nome Original: Tunnels
Série: Tunnels # 01
Autor(a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradução: Ryta Vinagre
ISBN: 9788561384326
Páginas: 478
Editora: Rocco
Ano: 2008
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços
Will é um garoto de 14 anos cuja única afinidade com seu excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. Ele passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas, fugir da pressão da escola e da mesmice da família. Um dia, seu pai desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia, e o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai.
Túneis, me ganhou pela originalidade, sua forma jovem, infantil me levou para uma grande viagem em momentos que precisava de uma leitura ágil. Diferente de outros livros infantis que conferimos algo inusitado em seus parsonagens, ou um passado mágico e/ou de grande poder, Will é diferente, ele é um menino normal.
Will Burrows, um garoto de catorze anos e sua paixão louca herdada pelo seu pai,Dr. Burrows, arqueologista que adora escavações. Enquanto seu pai, escava pelo amor do trabalho, Will escava simplesmente por vontade, para encontrar artefatos antigos sem tanto interesse. Como qualquer adolescente, o garoto é alvo de chacotas e zombarias de seus colegas, por ser albino, por passar grande parte sobre a terra. Já Chester, também no alvo de zoações, ele consegue fugir um pouco da realidade de seu amigo. Ninguém iria chegar perto para um cara forte e desenvolvido, não é mesmo? Os dois se juntam tornando amigos e acaba revelando uma de suas paixões a Chester: escavação em túneis.
O problema começa a surgir quando o Dr. Burrows desaparece. Will, ao tentar solucionar o fato ocorrido com a ajuda de Chester, acabam encontrando um diário, assinado pelo pai de Will, que a principio parece não fazer sentido para os dois. Ao descobrir um porão em sua casa, que leva para um túnel, as dúvidas dos garotos começam a ganhar um caminho a seguir, quando assustam, estão no subterrâneo. Uma civilização desconhecida é apresentada para ambos diferentes como tudo o que imaginavam, como: religião, cultura, hierarquia. Só que os problemas aumentam, e nossos heróis são presos em uma grande confusão.
Dividido em momentos e partes, o enredo conta o antes do ocorrido, quando somos apresentados aos personagens e o que esperar da trama. É aqui que muitos reclamam, e percebi em resenhas no skoob a queda do livro no princípio da trama. Peço, que não desistam! A trama melhora muito daqui para frente. Mesmo na segunda parte, o leitor ainda fica se arrastando buscando a junção dos fatos com o que o enredo apresentou no início. No meio do livro, que tudo acontece. Compensando todos os momentos de tédio que possa ter transmitido por não acontecer nada e/ou levar o leitor no abandono do livro.
As descrições, respostas e suspense são apresentados na medida certa, nada além disso. Os autores levam ao leitor necessariamente para os conceitos da civilização subterrânea, apresentando os desafios de Will em aceitar aquele regime imposto para tentar resgatar descobrindo o verdadeiro paradeiro de seu pai. O livro é todo introdutório, apresentando cenários de tirar o fôlego. Rebecca, irmã mais nova de Will, foi uma das personagens que surpreenderam, e vão surpreender nas sequências. A série é sombria, e o que tudo indica que pode piorar cada vez mais os momentos de Will no subterrâneo. E se todos repararem, as diferenças dos personagens criados por autores e autoras é gritante. Os dois autores juntam nas distinções de cada que será amarrado nas outras aventuras.
O livro vai despertar todo o interesse para o leitor que gosta de desvendar mistérios e mergulhar em uma civilização subterrânea com conceitos e formas diferentes. Todo lado existe suas dificuldades, não é mesmo? Nessa primeira aventura não vou apresentar em si, deixarei para trazer mais o foco em Profundezas, segundo livro da série.
A editora Rocco, trouxe uma grande obra, porém não muito divulgada para o público leitor. Os preços dos livros também não ajudaram para disseminar a leitura. Apesar que você já pode encontrar promoções dos livros em diversas livrarias, tanto eletrônicas como físicas. Outro fator que não contribuiu foi a demora dos lançamentos, depois de muitos pedidos de fãs, os livros finalmente estão sendo lançados e logo finalizados como já aconteceu no exterior. Fora isso, a tradução de Ryta Vinagre, relata toda a sua lealdade e capacidade em uma obra de dois autores. A diagramação foi muito caprichada e suas folhas amarelas ajudam na leitura durante o período da noite.
Não desanimem! Leiam e confiram toda a aventura de Will, Chester, para encontrar o Dr. Burrows, nos subterrâneos de túneis. Algumas pessoas me falaram que o segundo livro é mais centralizado e cheio de aventuras, retirando o excesso da parte introdutória. Recomendo!
Adoro esse livro, minha amiga é louca por ele, mas nunca tive mt tempo para ler… apesar disto parece ser brilhante a história *-*
Eu ganhei um capitulo quando comprei um livro, fiquei querendo mas o preço não ajuda. Espero que logo apareça num sebo ou até mesmo o submarino naquelas promos de 5 por 50.
Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.
Nunca ouvi falar dessa série, e é bem culpa da Rocco msm… pessima divulgação.
Achei o livro bem interessante e com ctz leria e o preço até que não tão caro. No submarino tá por R$38 e esse é o preço +- para um livro de quase 500 paginas.
Não conhecia, mas depois dessa bela resenha fiquei muito interessada, leitura empolgante e envolvente, vale a pena dar uma conferida.
Ainda não conhecia, mais gostei muto do que li aqui. Adoro livros com histórias assim. Vou ler com certeza.
Não conhecia essa série, mas posso dizer que gostei bastante. O que me incomodaria nesse livro é esse “tédio” no início da trama, só melhorando a partir da metade do livro. Pelo menos no todo ele se recupera.
Fiquei bem curioso pra ler.
@_Dom_Dom