Resenha: Todos os Meus Amigos São Super-Heróis, por Andrew Kaufman
Nome do livro: Todos Os Meus Amigos São Super-Heróis
Nome original: All My Friends Are Superheroes
Tradutor: Érico Assis
Autor (a): Andrew Kaufman
Páginas: 176
Editora: Leya
Ano: 2014
Avaliação: 3/5
Onde Comprar: Compare os preços
Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.
É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina patina de superpoder – ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?
O pano de fundo deste livro se confunde com a história principal, ela apresenta Tom, um ser humano comum (sem poderes) onde todos os seus amigos são Super-Heróis, inclusive sua namorada, que no dia de seu casamento é hipnotizada por seu ex-namorado, Hipno um Super-Herói que virou Supervilão, que faz com que Tom se torne invisível somente aos seus olhos.
Então Tom tem que se esforçar para fazer com que ela torne a enxergá-lo, e assim eles possam retomar sua vida, porém Tom é o único do seu circulo de amigos que não tem poder algum, e tenta fazer de várias maneiras fazer sua amada perceber sua presença.
Mas nada é fácil, pois a cada toque de Tom em uma determinada parte do corpo de Perfê, ela tem uma reação diferente. Algo que complica mais ainda a situação é o fato de que ela não tem ideia alguma do que lhe aconteceu, ela acha apenas que Tom foi embora e a deixou.
Após várias tentativas Tom tem sua ultima chance em um voo para Toronto, são as ultimas horas que ele tem para salvar seu amor.
O confuso é que em meio à história principal são apresentadas as biografias de vários dos Super-heróis amigos de Tom. E isso deixa o livro um pouco difícil de ler, pois se perde a ordem cronológica do livro.
O legal é que os poderes dos Super-heróis são os mais comuns do mundo, poderes que eu ou você poderíamos ter, coisas do cotidiano tarefas comuns, mas que poderiam ter sidos apresentados de uma maneira mais sutil ou mais estruturada dentro da história.
Em todo caso é um excelente livro que nos faz pensar, onde todos podemos ser super-heróis, temos nossas diferenças e individualidades que nos fazem únicos e especiais e essas características é que são nossos poderes.
Um livro pequeno de leitura rápida, ótimo para passar um domingo ou ler enquanto fazemos alguma viagem. Recomendo a todos e lhes pergunto qual é o seu superpoder?
Não deixe de conferir o Booktrailer abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=LZt0m8mnuRY
Entre também na pagina da LeYtoras no Facebook existem várias promoções e informações adicionais como um aplicativo para você descobrir qual Super-Herói você é!
O booktrailer já me deixou com vontade de ler, sua resenha mais ainda, a grande sacada do livro é justamente isso de usar as pequenas coisas que cada um faz e transformar em poder, sobre o que é contado dos amigos de Tom, penso que depois de pegar o ritmo fica mais fácil ler, será que ele consegue reconquistar seu amor? Só lendo…
Vish, meu super poder… não sei se tenho algum, caso tenha ainda não descobri.
hehehe