Resenha: Sonhos, por Alyson Noël
Nome do Livro: Sonhos
Série: The Soul Seekers – livro 1
Nome Original: Fated- The Soul Seekers
Autor(a): Alyson Noël
ISBN:9788580445756
Páginas: 320
Editora: LeYa
Ano: 2012
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços
Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela – visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de repente, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo. Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para esta cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, para morar com a avó que até então não conhecia. O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o inicio de uma aventura – guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal não só neste mundo, mas em outras dimensões também.
Minha curiosidade em começar a ler um livro da autora Alyson Noël era muito grande. Não tive nenhum interesse pelos seus outros livros lançados no Brasil. Na divulgação da editora LeYa pela nova série, fiquei pensativo e resolvi dar uma chance ao enredo. Confesso ainda que fiquei mais feliz em ter recebido um convite da editora para participar de uma entrevista na Saraiva Conteúdo com a autora. O livro em muitas partes me surpreendeu.
Daire Santos é uma menina de 16 anos, com aparência madura pela sua idade. Desde pequena ela vive viajando com sua mãe Jennika – maquiadora profissional importante em Hollywood, – graças a sua profissão Daire nunca se apegou ou teve oportunidade de conhecer alguém de sua idade. Escondendo um grande mistério, a garota nunca contou sobre os corvos e pessoas bilhantes que ficam lhe seguindo. Com medo de ser reconhecida como louca, Daire sempre se silenciou.
“Agarro o travesseiro e espero – espero que algo aconteça, alguma grande revelação. Mas, por um instante, tudo o que vejo são suas costas. – Eles são idênticos apenas na superfície.” (p.181)
Seus sonhos sempre pioram, quando achava que tudo estava perfeito, acabou saindo com um rapaz, conhecido como, Vane. Por uma crise de pânico, o encontro terminou em catástrofe, machucando o garoto e ao mesmo tempo ela também. Os moradores e familiares indicaram a sua mãe que a levassem para um hospital psiquiátrico, para que a garota pudesse se tratar. Caso contrário poderia ser levada para sua avó: Paloma. Dizendo saber o motivo de sua loucura, capaz de controlar todas as suas crises. O que sua mãe não esperava era se sua avó conseguiria controlar e explicar seus delírios com um garoto de olhos azuis todas as noites.
Chegando ao Novo México, Daire não pensa duas vezes em poder voltar para sua casa. Novamente, nossa protagonista se ver transportada para um novo mundo e, para piorar, taxada de doida e maluca. Suas crises não cessaram, após um novo ataque de pânico, Daire começa aceitar que precisa da ajuda de sua avó. Aos poucos, os mistérios começam a serem desvendados. Daire começa conhecer a si mesmo, quando sua avó mostra como ela pode ler seus sonhos, revelando seu grande problema: a garota é uma buscadora de almas. Daqui para frente, nossa protagonista deverá estudar, ser forte e ficar longe das tentações. Ela ainda sabe que todos estão deposirando sua fé pela sua capacidade.
Ao iniciar seus estudos na cidade de Encantamento, Novo México, Daire descobre a verdadeira identidade do cara dos olhos azuis, Dace. Para piorar o seu lado, ele possui um irmão gêmeo com um lado mal. Reconhecendo o mesmo, onde sempre obteve pesadelos terríveis. Sua vida começará a mudar no momento que ela aprender a confiar em si mesmo e principalmente nas verdadeiras pessoas que estão do seu lado. Algo terrível está assombrando a cidade, e ela é a única pelos seus poderes em deter o mal que ali se propaga.
“Tão em casa em seus braços.Me derreto contra seu peito – levanto o olhar para encontrar o dele. Arquejo quando dou de cara com um par de olhos azuis-gelo cercados por brilhantes flocos de ouro que cintilam como caleidoscópicos, refletindo minha imagem, milhares de vezes. O garoto do meu sonho.” (p. 90)
Alyson Noël, apresenta uma narrativa em primeira pessoa, narrada pela própria Daire. Todo o estudo que a autora teve foi muito visível em sua narração. A evolução da autora, digo pelo meu entusiamo em ler seu livro foi grande. Pecando pela personagem principal, em alguns momentos mostrando ser meio fútil e fraca. Todo o enredo é muito bem explicado, como se o livro fosse dividido em duas partes. Acho muito válido isso, quando o livro se trata de uma série. Momentos de grande inovação ainda foi evidenciado quando o livro traz personagens diferentes, quando estamos saturados em vampiros, zumbis, lobisomens.
“E não demora muito até que a parede de pedra aparentemente impenetrável oscile diante de mim, enquanto minha algibeira de camurça pulsa como um coração. Uma recordação sólida de que preciso parar de ver com os olhos. Parar de lidar com meu raciocínio lógico e começar a acreditar no que sei no meu coração – não importando o quão impossível pareça ser.” (p. 254)
O enredo perde por não ter aprofundado nas relações de Xotichi, e sobre os irmãos gêmeos. Deixando, acredito eu, para sua sequência, quando terão pontos relevantes na história. Acredito que iremos nos surpreender nos próximos volumes. A editora LeYa, apresentou uma diagramação divina, pecando pelas letras menores. Sua capa e cores foram compostas como a capa original. Esperamos que suas sequências também sejam mantidas. A tradução foi fiel na apresentação de todo o conteúdo. Não procurei ler o original, apenas perguntei alguns fãs da autora.
Se você pretende conhecer um mundo meio sobrenatural, a série “The Soul Seekers” é muito recomendada. Logo, chegando ao Brasil sua sequência em Echo. Nos restando esperar pelo pronunciamento da editora quanto aos lançamentos.
Série The Soul Seekers:
1- Sonhos- livro 1- The Soul Seekers-2012
2- Echo- livro 2- The Soul Seekers- ainda sem lançamento no Brasil.
3- Mystic- livro 3- The Soul Seekers- ainda sem lançamento no Brasil.
4- Horizon- livro 4- The Soul Seekers- ainda sem lançamento no Brasil.
Philip você ainda não leu a serie os imortais? Bom, quando li a serie os imortais me apaixonei pelos livros da Alyson, eu lia um livro da serie em 2 dias e já queria comprar outro.Quando eu fui na bienal e vi este livro, me apaixonei. Fico pensando da onde sai tanta imaginação! Com certeza o livro Sonhos está na minha lista de 2013!
Bem… essa temática não me agrada. Li outras resenhas, algumas bem animadas, mas não adianta forçar sabe, tem leituras que não rolam mesmo!
Mais uma série. Estou começando a pensar que não teremos livros únicos tão cedo…
Achei bem interessante a história, quero saber ainda mais sobre essas pessoas buscadoras de almas… Ah, o kit que a editora fe pra esse livro é lindo, tem um apanhador de sonhos! *-*
Oi Philip,
Esse é mais um dos livros que comprei na Bienal, mas que ainda não tive chance de ler!! Agora que vou dar uma “folga” no emprego, quem sabe não consigo retomar minhas leituras?!
Beijos
Camis
Ja li os primeiros 5 capítulos de um livro da serie os imortais e odiei!
Mais esse Sonhos parece ser bem mais legal!
Amei os quotes!
xoxo
Serio? Quando eu li, adorei!
Aham não curti muito a serie achei meio sem graça…Não consegui aguentar a Eve ela era meio que dramatica de mais!
esse livro é perfeito, a capa esta linda um luxo