Resenhas

Resenha: Sombras Vivas, por Cornelia Funke

SOMBRAS_VIVAS_1375909212PNome do livro: Sombras Vivas
Nome original: Lebendige Schatten
Série: Reckless #2
Tradução: Sonali Bertuol
Autor (a): Cornelia Funke
ISBN: 9788565765190
Páginas: 304
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.

Retornar ao mundo de Cornelia Funke é algo surpreendente para um fã de seus livros, mesmo ainda não ter lido todos os livros já publicados pela autora. Reckless, retirando a trilogia de Tinta, é uma das séries que mais preso respeito pela autora. Se você leitor é como eu que gostou muito de A Maldição da Pedra, se prepare para esse livro, com toda certeza é muito melhor e muito mais explorado. Se você ainda não leu nem o primeiro volume, cuidado com spoilers.

No último volume, Jacob Reckless salvou seu irmão da maldição da Fada Escura, em se tornar um terrível goyl de pedra, porém o preço pago para esse feito foi muito alto e agora as conseqüências serão alarmantes. Como a mariposa que ele traz consigo. Agora, o nosso protagonista precisa retornar para  o Mundo do Espelho, uma vez que nada do mundo normal fez para que essa marca sumisse de si.

O seu desespero é tanto que se nada for feito ele poderá ficar mais próximo da morte e sem contar para Fux todo o ocorrido. Fora isso a Fada Vermelha está planejando a sua vingança e a última alternativa de salvação é acreditar na lenda de um antigo rei e bruxo Guismund quando se fala da balestra. Uma das armas mais cobiçadas, poder de salvação e até destruir grandes forças como exércitos em guerra.

Os dias de Jacob na busca do artefato é tão forte que ele acaba se esgotando com mais facilidade e precisará de todos os cuidados da raposa e humana Fux que sente todas as dores de seu amigo. Não será uma tarefa fácil e seu tempo está se esgotando a cada dia. O Mundo do Espelho nunca foi tão real como está sendo agora, os locais são muito mais elaborados, a escrita muito mais envolvente, os pontos importantes são intrinsecamente postos em prova.

Cornelia Funke mostrou o sucesso de seu verdadeiro nome nesse segundo volume, li em um único dia e toda a coerência e coesão são bem elaboradas que não sentimos nenhuma falha e sim o desejo de ir muito mais além do que buscamos. Jacob passa a notar mais o seu amigo, as dores são tão fortes que muitas vezes transporta ao leitor o sentimento de angústia. A autora é um grande marco dentro da literatura e merece todos os méritos.

A exploração de outros personagens e diálogos também foram muito bem preparados pela autora deixando o leitor doido para o próximo volume. Acreditei que não ia conseguir fluir dentro da leitura pelo tempo de lançamento do primeiro volume para o segundo, o que me surpreendi.

A editora Seguinte novamente desenvolveu um trabalho incrível, suas formas e ilustrações estão nítidas também nesse volume. O mais inacreditável é a seriedade da tradução e toda diagramação. Meus parabéns!!! É tão prazeroso ler um livro que desperta tanto interesse como essa saga.

E ainda ficou uma grande dúvida: Quem é o tal do Earlking? Bom, isso você leitor deve acompanhar toda a obra enquanto aguardamos o terceiro volume. Leiam!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Resenha: Sombras Vivas, por Cornelia Funke

  • Oi Philip,
    Tenho a maior curiosidade para ler os livros dessa autora, mas antes preciso terminar de ler a série da Tinta!! rs…
    Fico feliz que as edições da Seguinte estejam tão boas!
    beijos
    Camis

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.