Resenhas

Resenha: Soldier – Leal até o fim, por Sam Angus

SOLDIER__1433776956454193SK1433776956BNome do livro: Soldier – Leal até o fim
Nome Original: Soldier Dog
Autor(a): Sam Angus
Tradução: Julio de Andrade Filho
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634029
Página: 256
Ano: 2015
Onde Comprar: Compare Preços

Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.

Livros que envolvem animais deixam momentos de reflexões. A fidelidade do animal é tão pura que ele não mede e pede nada em troca. Somente amor e carinho para que aquele afeto possa crescer. Quando um animal é um cachorro, aquele amor é bastante forte porque sempre sabem quando estamos bem (nos recebendo após um longo período de trabalho saltitantes e correndo por toda casa), ou tristes (quando aproxima ao nosso lado, lambe, empurra e deita). Aqui, a fidelidade repercutida com os eventos da 1º Grande Guerra trazem uma nova visão dessa amizade entre humano e animal.

Stanley é um garoto de quatorze anos e apaixonado por cachorro. Depois que seu irmão mais velho, Tom, foi convocado para a 1ª Grande Guerra, o garoto ficou sozinho ao lado de seu pai, Da, e sua cadelinha, Rocket. Um dia qualquer ela desaparece de cada e volta prenha, o pai do garoto não gosta nada da ideia e não imagina que ela teria filhotes mestiços, sabendo que a cadela é de raça pura. Logo, Da ameaça o filho dizendo que ele consumiria com os filhotes assim que nascessem.

Depois que os filhotes nascem, mesmo Stanley se comprometendo cuidar de todos, é pelo macho, que acaba chamando atenção. O garoto o chama de Soldier que ele adquire um grande afeto e acabam se tornando amigos. O pai leva para os ciganos e os mesmos não ficam com Soldier pelo garoto. Inconformado o pai leva o cachorro para jogar no rio. O menino inconformado acaba fugindo de casa.

Stanley possui uma grande missão – encontrar o seu irmão Tom. Tentado em alistar no exército o garoto tende a inscrever e descobre que estão selecionando cachorros para trabalharem com entrega de mensagens importantes – mensageiros. No local de treinamento o garoto acaba ficando por conta de treinar Bones, um cachorro preto que acaba também conquistando o coração do garoto. Um grande interprete e mensageiro. Que aos poucos vai criando um afeto incomum que mudará a vida do garoto.

A narrativa é em terceira pessoa, pelos pensamentos de Stanley. Os acontecimentos terríveis da guerra são postos nitidamente durante a narrativa e sua grande afeição pelos cachorros. Era uma mistura de sentimentos que não sabia explicar. O livro todo mostra que temos amigos sim e devemos zelar por eles porque eles estão sempre do nosso lado quando menos esperamos. Como mostrei acima. O livro é dividido ainda em três momentos: o antes de Stanley ir para o exército, dentro do exército e depois dele. Somente no final, depois de tanto….tanto…tanto sofrimento o garoto iria ser recompensado.

Eu confiaria tudo em um animal e até faço do que muitas vezes confiar em um humano. A lealdade deles é fora do comum e devemos cuidar muito bem de nossos amiguinhos porque eles cuidam muito bem de nós. Fiquei imaginando e dosando minha vida durante o livro. Uma grande missão de lealdade.

A editora Novo Conceito apresentou uma narrativa de fácil entendimento, uma diagramação simples e muito singela para um livro que transforma nosso carinho pelos animais.

Leitura bastante indicada para os amantes de cachorros ou aqueles que possuem um grande amigo em casa. Leiam!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.