Resenha: Soldier – Leal até o fim, por Sam Angus
Nome do livro: Soldier – Leal até o fim
Nome Original: Soldier Dog
Autor(a): Sam Angus
Tradução: Julio de Andrade Filho
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634029
Página: 256
Ano: 2015
Onde Comprar: Compare Preços
Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.
Livros que envolvem animais deixam momentos de reflexões. A fidelidade do animal é tão pura que ele não mede e pede nada em troca. Somente amor e carinho para que aquele afeto possa crescer. Quando um animal é um cachorro, aquele amor é bastante forte porque sempre sabem quando estamos bem (nos recebendo após um longo período de trabalho saltitantes e correndo por toda casa), ou tristes (quando aproxima ao nosso lado, lambe, empurra e deita). Aqui, a fidelidade repercutida com os eventos da 1º Grande Guerra trazem uma nova visão dessa amizade entre humano e animal.
Stanley é um garoto de quatorze anos e apaixonado por cachorro. Depois que seu irmão mais velho, Tom, foi convocado para a 1ª Grande Guerra, o garoto ficou sozinho ao lado de seu pai, Da, e sua cadelinha, Rocket. Um dia qualquer ela desaparece de cada e volta prenha, o pai do garoto não gosta nada da ideia e não imagina que ela teria filhotes mestiços, sabendo que a cadela é de raça pura. Logo, Da ameaça o filho dizendo que ele consumiria com os filhotes assim que nascessem.
Depois que os filhotes nascem, mesmo Stanley se comprometendo cuidar de todos, é pelo macho, que acaba chamando atenção. O garoto o chama de Soldier que ele adquire um grande afeto e acabam se tornando amigos. O pai leva para os ciganos e os mesmos não ficam com Soldier pelo garoto. Inconformado o pai leva o cachorro para jogar no rio. O menino inconformado acaba fugindo de casa.
Stanley possui uma grande missão – encontrar o seu irmão Tom. Tentado em alistar no exército o garoto tende a inscrever e descobre que estão selecionando cachorros para trabalharem com entrega de mensagens importantes – mensageiros. No local de treinamento o garoto acaba ficando por conta de treinar Bones, um cachorro preto que acaba também conquistando o coração do garoto. Um grande interprete e mensageiro. Que aos poucos vai criando um afeto incomum que mudará a vida do garoto.
A narrativa é em terceira pessoa, pelos pensamentos de Stanley. Os acontecimentos terríveis da guerra são postos nitidamente durante a narrativa e sua grande afeição pelos cachorros. Era uma mistura de sentimentos que não sabia explicar. O livro todo mostra que temos amigos sim e devemos zelar por eles porque eles estão sempre do nosso lado quando menos esperamos. Como mostrei acima. O livro é dividido ainda em três momentos: o antes de Stanley ir para o exército, dentro do exército e depois dele. Somente no final, depois de tanto….tanto…tanto sofrimento o garoto iria ser recompensado.
Eu confiaria tudo em um animal e até faço do que muitas vezes confiar em um humano. A lealdade deles é fora do comum e devemos cuidar muito bem de nossos amiguinhos porque eles cuidam muito bem de nós. Fiquei imaginando e dosando minha vida durante o livro. Uma grande missão de lealdade.
A editora Novo Conceito apresentou uma narrativa de fácil entendimento, uma diagramação simples e muito singela para um livro que transforma nosso carinho pelos animais.
Leitura bastante indicada para os amantes de cachorros ou aqueles que possuem um grande amigo em casa. Leiam!!!