Resenhas

Resenha: Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo, por Diana Peterfreund

Livro: Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo # 1
Nome Original: Secret Society Girl: An Ivy League Novel #1
Autor(a): Diana Peterfreund
Editora: Galera
ISBN: 9788501078988
Ano: 2008
Páginas: 397
Avaliação: 4/5

Onde Comprar: Compare Preços

Amy Haskel é editora da revista literária da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena & Tinta. Mas tudo muda quando ela se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa & Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa – e infame – do país. Amy vê sua vida virar do avesso depois que se transforma em uma Coveira (como são chamados os integrantes da Rosa & Túmulo) – não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, Amy deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem (grandes) chances de destruir sua vida.

Depois de muitos boatos e, pelo book tour realizado pelo blog Lendo e Comentando, resolvi dar chances a leitura. Muitos blogs, sempre comentaram bem de todo o enredo apresentado. Fiquei até me perguntando: O que o livro tinha de tão especial? Agora, posso responder o que muitos sentiram ao ler.

Amy Haskel é editora da revista literária na Universidade de Eli– referência a Yale- famosa pelas suas regras. Nossa personagem sempre levou uma vida tranquila, de muito estudo e destaque para formação de sua carreira.  Amiga da jovem Lydia e de seu “amigo” Brandon, sempre achou que sua vida já estaria pronta e encaminhada. As seleções para convocação para diversas sociedades secretas iriam começar, e lógico pelo seu currículo, nossa protagonista sempre achou que séria convocada para a sociedade Pena & Tinta, o que iria ajudar no crescimento de sua carreira.

“Deste momento em diante, você não é mais a Bárbara – Assim – Chamada Amy Maureen Haskel. Por ordem da nossa Ordem, eu a nomeio Bugaboo, Cavaleira de Perséfone, Ordem da Rosa & Túmulo”

Sem muito esperar, Amy é convocada para a sociedade Rosa & Túmulo, antiga, conceituada e poderosa dentro da universidade, responsável por abrigar como membros (Coveiros) pessoas de grande influência como na política e no mundo. Começando a questionar os verdadeiros motivos de ter sido convocada para a mesma. Primeiro, porque a sociedade não convoca mulheres, sempre foram homens. Segundo, Amy estaria ciente que poderia ser um trote de muito mal gosto. Terceiro, ela não é influente, rica, e nem tem pais no meio destaque de mídias, por ser uma sociedade elitista, controladora e poderosa. A garota não leva de início a sério, porém, durante o enredo, suas dúvidas começam a ser sanadas.

“Não consumo drogas, nunca fui presa e, pelo que ouvi dizer não sou tão ruim de cama. Não que qualquer um de vocês vá ter a oportunidade de descobrir isso em primeira mão!”

Para Amy, não teria mais volta. Convocada, agora como mencionado acima, uma Coveira/Coveiro (como classificam os membros da Rosa & Túmulo), sua vida teria de se adaptar à nova realidade. Conviver com pessoas que nunca tinha visto, aprender e respeitar seus defeitos, bem como diversos segredos envolvidos dentro da sociedade  será uma tarefa árdua. Aprender que grandes responsabilidades geram prejuízos, como acontece com seus amigos, ao contrário das mudanças das pessoas que eram suas inimigas o jogo é totalmente invertido.

O livro de início pode apresentar uma certa confusão na mente dos leitores, acostumados pelos nomes certos que são alterados quando os nomes dos membros- apelidos –  da sociedade Rosa & Túmulo são revelados (lendo o livro o entendimento será mais plausível), mas nada que prejudique no entendimento. Um exemplo é, o apelido de nossa protagonista- Bugaboo- referindo a Amy nos diálogos de alguns personagens. O livro foi lançado em 2008 pela editora Galera Record, afirmo que até antes de ler algumas resenhas não tinha conhecido o foco do enredo. Sempre acreditei ser um livro meio feminino, seja pelo nome original, ou pela forma estampada na capa. Novamente, enganando em partes minha avaliação. A diagramação é do jeitinho que conhecemos a editora, sem apresentar erros visíveis que poderiam prejudicar o enredo. Narrado em primeira pessoa,  pela Amy, uma personagem que ganha pela sua capacidade intelectual, forte, inteligente, estudiosa e decidida.

Eu, Amy Haskel, Bárbara – Assim – Chamada, por meio desta juro solenemente, dentro da Chama da Vida e sob a Sombra da Morte, nunca revelar, por ação própria ou omissão , a existência do conhecimento considerado sagrado por ou os nomes dos membros da Ordem da Rosa & Túmulo.”

A autora Diana Peterfreund, soube construir todos os personagens secundários, como os personagens, Brandon, Clarissa, Malcom Cabot, Poe e outros responsáveis pelo resultado final. A forma de abordagem também me chamou atenção. A autora entra no foco das sociedades que sempre nos lembramos da maçonaria, como nas obras de Dan Brown. Fato este, que não podemos levar a ferro e fogo, quando nas obras de Brown, um mistério é todo preparado, em Rosa & Túmulo o foco é a aceitação de mulheres dentro de uma sociedade secreta que abrigava e era aceito só homens. Se você ainda, procura um romance, pode esquecer. A vida amorosa de Amy não é grandes coisas, sem  apresentar prioridades para uma vida conjugal. Peterfreund, ainda brinca com sua escrita, deixando aquelas horas de leitura correr sem freios, quando notamos, várias páginas já foram lidas.

Ainda, não podemos esquecer, que no enredo os personagens não são crianças e nem tão pouco jovens. Somos apresentados ao mundo mais adolescente, dentro de uma universidade. Por meio desta, eu confesso que você leitor não vai se arrepender na leitura. Pelo contrário, você vai mergulhar em cheio nos conceitos vistos por sociedades como foco nos EUA, e tentar adivinhar todos os segredos que se escondem em cima de Amy, depois correr ansiosamente para  sua sequência em: Sociedade Secreta – Sob a Rosa, já lançado pela editora Galera.

No Brasil, já contamos com os três primeiros livros, e logo o quarto e último livro da série. Muitas resenhas comentam do preço alto do livro, mas acredito que aproveitar todas as promoções ou enviar um e-mail solicitando um desconto para a editora não fará você perder a chance de acompanhar o enredo. Por meio desta eu confesso: se você não arriscar irá perder uma grande oportunidade.

Um passarinho me disse que o book tour deve continuar, então logo mais, retorno com uma resenha do segundo livro. Corra para uma livraria mais próxima, ou contacte a editora Galera Record. Você está convocado(a) para a Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

9 comentários sobre “Resenha: Sociedade Secreta: Rosa & Túmulo, por Diana Peterfreund

  • Oie Philip
    Adorei a nova carinha do ENF
    Estou com esse livro faz tempos pra ler, peguei emprestado porque o preço só Jesus na causa rs
    Parece ser muito bom e envolvente. Amei a resenha e com certeza fez o livro subir algumas posições na minha fila de leitura
    bjos

    Resposta
  • Nunca li, mas assim como você darei uma chance ao livro e descobriei o que ele tem de tão especial, haha.
    Beijos :*

    Resposta
  • Nossa esse livro parece ser bem interessante!!!
    Gostei muito do tom misterioso!
    Poxa fiquei curiosa e nem conhecia o livro!! Vai para a lista!
    Parabéns!!!

    Lica
    bookeando.com

    Resposta
  • Eu adoro essa série e já li todos os livros publicados aqui no Brasil. Infelizmente o último livro está demorando muito para sair!!
    Beijos
    Camis – Leitora Compulsiva

    Resposta
  • Oi Philip!Parabéns pela resenha amo essa série, deu até vontade de reler rsrsrs Bjuss 🙂

    Resposta
  • Ganhei EXATAMENTE esse livro em uma promoção e está aqui guardadinho pra ler! Infelizmente, tenho outras prioridades na frente, mas desse ano não passa! Nunca li nada de Dan Brown, então não tenho nem como comparar.

    Resposta
  • Philip arrasou na resenha! Parabéns! Mesmo querendo te dar umas palmadas por fazer uma resenha tão boa que me fez sentir saudade e querer voltar a ler a série! Sem soltar spoiler, a vida romântica da Amy fica empolgante sim sr.! xD Por meio desta eu confesso: Poe e Puck são os melhores <3

    Resposta
  • não conhecia , mas pela resenha me interessei muito

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.