Resenhas

Resenha: Se eu Ficar, por Gayle Forman

SE_EU_FICAR_1404309893B Nome do livro: Se eu Ficar
Nome Original:  If It Stay
Série: Se eu Ficar #01
Autor(a): Gayle Forman
Tradução: Amanda Moura
ISBN: 9788581635415
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Nota: 4/5
Onde Comprar: Compare preços

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

“Se eu ficar” foi um livro que demorei muito para lê-lo por me despertar vários momentos: curiosidade, angústia, tédio, raiva. O resultado de Gayle Forman, me surpreendeu! O final ficou bastante conclusivo, o tédio foi transformado em amarras necessárias para composição de todo o cenário. Não foi à toa que o livro foi considerado uma das maiores vendas pela editora Novo Conceito.

Mia, é uma garota de 17 anos, amante do violoncelo e muito talentosa. Possui uma família compreensiva e seu irmão –Teddy, retira risadas logo no início. Além disso, Kim, é considerada uma de suas melhores amigas. Até que um acidente de carro, muda toda a sua vida. A garota possuía planos para o futuro, em um dia de nevasca, onde as escolas estavam fechadas, seus pais resolvem visitar seus parentes e acabam sofrendo um acidente que leva a vida de todos, menos de Mia, que a faz ficar vagando no seu lado espiritual enquanto vê seu corpo sendo levado para um hospital em estado de calamidade.

Ela desconhece o que realmente aconteceu com seus pais e sabe que seu irmãozinho está muito ferido. Mia precisa decidir em poucas horas, retornar à vida, ou se entregar para sempre. É no meio deste dilema que vamos conhecendo o seu passado, suas intenções e motivos guiados ao estado atual da garota. Sem delongas, somos apresentados ao seu namorado- Adam, mostrando todo o seu sofrimento. Vamos conhecendo toda a sua história com Mia, como ambos se conheceram e alguns momentos de crise vividos pelos mesmos.

A paixão pela música de Mia pode levá-la para uma das maiores universidades – a Julliard. Menos o que pensa Adam, já que por ser um músico, começou a fazer sucesso com sua banda e não que viver longe da garota. Os capítulos mexem e transformam o leitor, a angústia da garota e o sofrimento de sua família, especialmente seus avós é de tamanho detalhe. Todos são vitais para a decisão dela. Porém, somente por si só poderá escolher. Confesso que os momentos finais fiquei com meus olhos cheios de lágrimas, mas não chorei!

Gayle Forman vai tecendo uma trama bastante chamativa, que machuca e cura o leitor. Logo parei no tempo e fiquei imaginando como deixamos de valorizar a nossa própria vida. Nos julgando por coisas pequenas, e somente um dia, tudo pode ir embora como um passe de mágica. Os questionamentos foram necessários dentro da obra e mesmo que o tédio me impossibilitasse de seguir em frente, os capítulos finais se superaram.

A edição da editora Novo Conceito seguiu o pôster original do filme. A diagramação ficou muito chamativa e bastante viva no que realmente o texto iria transmitir ao leitor. A tradução não deixou a desejar. Pelo contrário, fez aguçar mais a trama.

Se você gosta de ler algo chamativo e tentador, deve acompanhar esse livro! Lembrando que ele possui uma continuação, “Para Onde ela Foi”, narrado pela perspectiva de Adam, três anos depois dos acontecimentos desse volume. É essencial a leitura para compreensão do seu sucessor, ok? Leia!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 comentários sobre “Resenha: Se eu Ficar, por Gayle Forman

  • EU li este livro já tem uns 3 anos e gostei muito. Não sei como esta a parte gráfica desta nova edição, mas o enredo é bom mesmo.
    Bjs, Rose

    Resposta
  • Olá, tudo bem?

    Acho que fui a única pessoa que não curtiu muito “Se Eu Ficar”. Acho que por toda essa propaganda envolta dele e do filme, eu criei muitas expectativas que acabaram não sendo correspondidas.

    Abraços,
    Rafa-Eu + Livros
    http://www.eumaislivros.com.br

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.