Resenhas

Resenha – Sala de Embarque

Livro: Sala de Embarque Autor(a): Marcos Mantovani Editora: Belas Letras ISBN: 978-85-60174-88-1 Ano: 2011 Avaliação: 5/5 Número de Páginas: 144 Onde Comprar: Editora Belas Letras

“Atenção, senhores passageiros: nesta Sala de Embarque, qualquer das partidas (crônicas) leva a uma viagem deveras inebriante. A decolagem está autorizada a quem interessar adquirir uma preciosa experiência literária, em que as travessias propostas por Mantovani deságuam em uma bagagem de excesso gratificante. Um volume maior de própria vida, adquirido nas rotas de cultura, arte e comportamento tão bem conjugadas e traduzidas pelo autor. Com referências de mundo absolutamente oportunas, e feeling em máximo estado de alerta, perspicácia e poesia para singelos eventos cotidianos, o desfecho de cada texto incrusta na alma do leitor o sentimento de que viver é mesmo uma viagem. Um percurso que nos cabe realizar (diferente do que rege a tradicional cartilha) com os cintos rigorosamente soltos. Vocês não poderiam embarcar numa melhor!” Dudu Oltramari, cronista.

 


Adoro crônicas. Adoro conhecer a percepção dos autores sobre as situações do nosso cotidiano. E é disso que Sala de Embarque trata.

Marcos Mantovani foi atleta profissional de futsal e viveu na Itália por 5 anos. Hoje, é professor de inglês, estudante de Relações Públicas e transcreveu para o papel algumas de suas crônicas, anteriormente publicadas em seu blog “Texto Breve”.

Mais que adorar crônicas, adorei Sala de Embarque. Uma leitura fluida, engraçada e rápida, já que as crônicas de Mantovani são como o nome de seu blog diz: textos breves, não ultrapassam 2 páginas.

O livro é dividido em dois capítulos, no primeiro de nome “Viagem, Arte e Literatura”, o autor relata suas experiências em terras italianas e, principalmente, demonstra seu vasto conhecimento sobre música, pintura, cinema e, claro, livros. O segundo capítulo, denominado “Comportamento e Flerte”, reúne textos divertidíssimos sobre preocupações da vida, tempos de escola, vocações profissionais e, principalmente, romances.  Este último tema é abordado pelo autor com habilidade, pois ele relata algumas situações engraçadas pelas quais passou na adolescência e chega até a dar conselhos tanto aos homens quanto às mulheres sobre o que fazer e o que não fazer na hora da paquera.

Recomendo a leitura tanto para quem, como eu, adora crônicas e para quem ainda não teve a oportunidade de experimentar esse tipo de literatura. Com certeza, você vai se apaixonar.

Para finalizar, deixo uma breve lista dos textos que mais gostei e indico:

Capítulo I – Viagem, Arte e Literatura
– Nas Entrelinhas desta Highway
– Expressão Artística
– Meu Primeiro Mafioso
– Romeu e a Teta da Julieta
– Michelangelo Vai Pintar a Igreja de Caravaggio

Capítulo II – Comportamento e Flerte
– That’s All Right, Mama
– Palheiro
– O Meu Herói
– Aquelas Músicas
– Sereia Inalcançável

Agora, é com vocês. Comentem!

Um abraço,
Nídia Mendes. 😉

 

Nídia Mendes – É publicitária, pós-graduada em design gráfico, adora pop art, livros, cinema, séries de TV e British Rock. Também é fanática por Coca-Cola e Converse All Star.

7 comentários sobre “Resenha – Sala de Embarque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.