Resenhas

Resenha: A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan

Livro: A Pirâmide Vermelha –  “The Red Pyramid
Série:  As Crônicas dos Kane – livro 1-
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca

ISBN: 9788598078977
Número de Páginas: 448

Nota: 4/5 
Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Quando Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão tem viajado o mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Júlio Kane.
Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

Tudo começa assim: ALERTA!

“O documento a seguir é uma transcrição de uma gravação. Em algumas partes, a qualidade do áudio estava ruim, então algumas palavras e frases representam o melhor palpite do autor. Onde foi possível, ilustrações de importantes símbolos mencionados na gravação foram acrescentadas. Barulhos de fundo como arrastar de pés, tapas e xingamentos ditos pelos dois narradores não foram transcritos. O autor não garante a autenticidade da gravação. Parece impossível que os dois jovens narradores estejam dizendo a verdade, mas você, o leitor, deve decidir isso sozinho.”

Se eu contar para vocês leitores que demorei mais de duas semanas para ler esse livro, vocês com certeza vão dizer que é impossivel. Bom, para uns, para outros como eu venho lendo as obras de Riordan e deparando com seus personagens seguindo um mesmo ritmo, não é de se estranhar. Mas o que viemos tratar aqui é sobre essa nova série: As Crônicas dos Kane: A Pirâmide Vermelha- livro 1.
Dessa vez, Riordan vêm emplacar logo após a saga Olimpianos, quando vimos os deuses do Olimpo, nessa conheceremos os deuses do Antigo Egito. Que por algum motivo estão despertando novamente.
Primeiro, me chamou atenção o sinal de alerta. O livro nada mais é que uma gravação, com os relatos dos irmãos Kane, falo de Carter e Sadie, na Agulha de Cleópatra, os irmãos moram separados. Carter, convive com o pai Julius Kane, e Sadie com os avós maternos na Inglaterra. Os avós de Sadie entraram na justiça para ter a guarda da menina, e depois de um tempo acabou conseguindo, então o pai dela, Julius só a vêr duas vezes no ano, uma no inverno outra no verão.
Carter mora com o pai Julius, que é um arqueólogo e egiptólogo, e os dois viajam ao redor do mundo sempre em busca de novas informações e grandes pesquisas sobre Egito e sobre a sua mitologia. A história começa quando Julius Kane, vai visitar Sadie, e os levam para o museu, quando há uma explosão durante uma visita à exposição egípcia no British Museum, no qual desencadeia uma aparição de um deus, desconhecido trazendo caos – além de vermos o desaparecimento do Dr. Kane, de uma forma inexplicável. Como os filhos Carter e Sadie Kane, presenciaram o ocorrido, os irmãos terão de descobrir o que de fato causou o acontecimento, e o porque seu pai desapareceu. E na realidade quem era o deus que apareceu logo após a explosão. Na história, os irmãos irão descobrir tudo isso, e a realidade que os assolam daí para frente.

Para aqueles leitores, que vêm da saga Percy, ou que leram e logo após veio para essa saga, pode ficar meio desanimado, primeiro porque o enredo conta  em uma transcrição de um áudio em que os irmãos se revezam para narrar o ocorrido. A narrativa é mais adulta, as confusões podem parecer a mesma, mas o enredo às vezes se confude por tentar descobrir quem está narrando.

Acostumado com uma leitura infantil, confesso que custei de início entender o enredo, porém ao passar de cada página a história vai ficando incrível, vamos conhecendo o Egito de uma forma sensacional. Descobrimos à lendas como o Dia dos Demônios, que pregam que os antigos diziam que teriamos 360 dias, com o nascer dos 5 deuses aumentaram para 365 dias. Conhecemos as Casas da Vida, a deusa gata – Bastet, confesso que gostei demais dela, corri para pesquisar mais sobre ela e todo o Egito, rimos com o babuíno Khufu e o crocodilo Filipe da Macedônia , no qual virei fã. O enredo do tio Amós, é surpreendente, ele é o responsável em partes por ajudar nossos irmãos principais, mostrar eles a verdadeira história da família, e a força que eles carregam em si. Só eles podem acabar com o caos e trazer a ordem. Conhecemos muitas divindades egípcias, grandes histórias que o próprio autor no final expõe os fatos que são reais, e os objetos narrados no qual estão nos principais museus do mundo.

Em algumas passagens, lembramos  do nosso amigo Percy, com seus sonhos, os mesmos que ocorrem com Carter e Sadie, com muitas aventuras, brigas, altas risadas, e um livro que te prende do início ao fim. O melhor do livro, fora as aventuras místicas, é as tiradas dos irmãos, muito bem visíveis que só o próprio Riordan coloca em foco. 

Para quem é fã de Percy Jackson e os Olimpianos, vai gostar dessa nova série, para quem ainda não é, ou não leu, corra agora mesmo e começe a ler. Uma aventura  com muita magia, magos, faraós, venha descobrir todos esses segredos egípcios em “A Pirâmide Vermelha”.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

32 comentários sobre “Resenha: A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan

  • Eu ainda estou lendo a série Percy Jackson. Quando terminar pretendo começar A Pirâmide Vermelha. Gosto muito da escrita do Riordan, ele manda super bem! Só vejo comentários positivos sobre os livros dele.
    Adorei a resenha! Me deixou com vontade de ler logo essa série.rs
    Beijos!

    Resposta
  • Desculpe, eu interpretei mal…Eu vou ler livros e fazer comentários!!!Dúvida esclarecida?Abraços.

    Resposta
  • Não li nenhum do Rick ainda(vergonha!) Acontece que com tantos livros que tenho pra ler essa série fica de lado =/
    Gostei da resenha!

    Beijoss
    Colina do Tordo

    Resposta
  • Já vi várias pessoas falando bem desse livro e da série Percy Jackson. Ganhei O Herói do Olimpo numa promoção e assim que der vou começar a conhecer um pouco melhor a escrita de Rick Riordan e pelo que estou percebendo não vou me decepcionar. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    Resposta
  • Essa é a segunda resenha que leio agora sobre o livro, metade do que vc falou na resenha eu não sabia –“
    Estou curiosa com o livro, do Rick eu só li o primeiro da série PJ e eu enrolei demais para ler, eu vi o filme antes e detestei então me desanimei com o livro, que por sinal não tem nada de parecido com o desastre do filme.

    Sobre o post do meu blog, sim, vamos ter sorteio. Em alguma resenhas eu vou estar sorteando kits com marcadores e outras coisinhas entre os comentaristas e vai ter apenas uma regra =)
    Fica de olho que jaja vão aparecer posts premiados hehe.

    Resposta
  • Meu pai já comprou esse livro faz um tempo para mim e espero que seja uma das minhas próximas leituras. Eu amo muito o Rick e acho essa capa maravilhosa! Tenho certeza que o escritor conseguirá me prender como sempre na história. 🙂
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    Resposta
  • Essa capa é simplesmente PERFEITA!
    e como assim vc demorou duas semanas para ler esse livro? ~~aqueles né~~
    haha
    Sim, eu sou fã do Percy e preciso muito desse livro!
    abraço,
    tudo por um livro.

    Resposta
  • O pessoal fala muito bem desse livro e tem muita gente lendo, mas acho que não animo muito com a série. Pelo menos ela não me atrai..

    beijos!

    Resposta
  • É a segunda resenha que leio desse livro hoje e estou me sentindo uma estranha no ninho.
    HAAHAHA Nunca li nada do Rick, mas pretendo começar em breve. UAHSUAHS

    beijos

    Resposta
  • Nunca li nada do autor e adoraria lê-lo, mas quando tenho oportunidade estou lendo outros livros. Mas ainda vou lê-lo, não apenas este, mas todos do autor. Espero que possa apreciar cada página ainda este ano, quem sabe, rs.
    Beijos
    http://jovemleitora.blogspot.com

    Resposta
  • Hummmm adoro livros com cunho de mistério, escrevi um assim, amei a experiência.

    Confira os livros da promoção de setembro – serão 16, só para vocês! Quanto mais comentarem o blog, mais chances terão de ganhar, pois o sorteio será feito através dos números de comentários; trazendo mais alguém para fazer parte de nosso quadro de seguidores, aumenta as suas chances em ganhar, pois se esta pessoa for sorteado, você, como indicador, levará também um livro!

    Resposta
  • Nunca li nada desse autor acredita? Pois é, mas ouço falar tão bem dele. Acho que vou procurar as suas obras.

    BJ!

    Resposta
  • Por incrível que pareça não li nada do autor,ainda!Mas essa capa do liro é lindíssima.E a resenha está perfeita.Gosto de histórias que retratam deuses e elementos como faraós e etc.Acho que vou gostar muito de ler esse livro.

    Resposta
  • Sou uma grande admiradora do trabalho do Rick Riordan e espero ler esse livro em breve. Já não basta ter me apaixonado pelo Percy. Quero ter uma admiração por outros personagens também. *-*

    Resposta
  • christina rdac/ christina amaral

    Hummmmm, deu muuuuita curiosidade!

    Resposta
  • Tenho vontade de ler esse livro. Eu confesso que sou lenta em leitura, costumo demorar duas semanas como você disse que levou, rs
    o bom desse livro é a ”viagem” no tempo ;D
    @thaisa2009

    Resposta
  • Realmente o livro é muito bom.
    O fato de ser narrado pelas criançasem certas partes é até cômico.
    Por incrivel que pareça ainda não li os livros de Percy Jackson (apesar de já ter todos, mas espero que sejam tão bons quanto A Pirâmide Vermelha”

    Blog Fun’s Hunter

    Resposta
  • Acredite ou não eu demorei uma cara pra ler esse livro. Não sei porque de uma hora para a outra eu não conseguia nem encostar nele, realmente estava muito tedioso lê-lo.
    Mas depois que eu superei o “tédio” eu não conseguia mais parar de ler!
    Porém eu ainda prefiro as aventuras de Percy e a mitologia Grega mesmo.
    Beijos

    Resposta
  • Esse livro é massa! Tio Rick se superou com o enredo e pesquisa!

    Resposta
  • Vou ser direto: odiei Red Pyramid. Não parece livro do Rick Riordan; parece livro de alguém TENTANDO ser o Rick Riordan: é babaca, infantil (completamente diferente do infantil agradável da série Percy Jackson) e apático. Só continuo essa série porque é uma trilogia, são poucos livros e porque odeio começar uma série e não terminá-la.

    Resposta
  • Eu gostei muito a primeira série do Rick! E estou bem curiosa a respeito a essa… principalmente porque fala sobre mitologia egípcia que amo!!!

    Resposta
  • Já tenho a um tempo, mas venho deixando pra depois, depois da resenha acho que vai ser uma das minhas próximas leituras

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.