Resenhas

Resenha: Pequenos incêndios por toda parte – Celeste Ng

Nome do livro: Pequenos incêndios por toda parte
Autor(a): Celeste Ng
Tradução: Julia Sobral Campos
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551003121
Páginas: 416
Ano: 2018
Nota: 4/5
Onde comprar: Compre aqui

Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson. Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada. Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.

Confesso muito que não conhecia Celeste Ng  e por isso demorei muito para ler seu mais recente volume. Depois de muito relutar e acompanhar grandes avaliações de outros blogs e sites me rendi em sua escrita. A autora possui uma amarra que te prende desde o início em uma trama meio que complexa, já que falamos por aqui de um condomínio rodeado de suas regras. Sejam bem vindos à Shaker Heights!

Por aqui a localização da escola, o padrão das casas é tudo meio que perfeito. Não há diferença em nada, existe uma ordem para tudo. Começamos a casa da família Richardson está pegando fogo. Todos os moradores olhando e tentando adivinhar quem é o culpado. Quais os motivos levaram para que acontecesse esse acidente? Quem são os culpados ou o(a) culpado(a)? O enredo de desenvolve fazendo um apanhado dos meses anteriores e  cada momento é como se o leitor estivesse juntado a peça de um quebra- cabeça.  E ainda temos que no dia do incêndio, a filha mais nova não estava na calçada com os outros moradores, desapareceu. Onde ela estaria? Fora que com a chegada de Mia Warren e sua filha tudo vira de pernas para o ar. O que estaria acontecendo?

Cada atrito por aqui, culminará em peças para que possamos juntar e descobrir quem provocou esse incêndio. Cada momento é como uma faísca sendo acesa.  Referencias sobre maternidade, abordo, barriga de aluguel, status social,  diferencias culturais, ética são abordadas dentro do livro pela autora. Por aqui, ainda vêm a reflexão que o caminho para o sucesso começa na escola, faculdade, depois um casamento promissor, uma carreira sólida que possa gerar muitos lucros com uma boa remuneração, alguns que acreditam que o sucesso é ligado no tamanho dos dígitos de uma conta bancária. Mas para Elena, é nessa premissa que o resultado deve atingir. Diferente de Mia e é aqui que começamos a traçar mudanças, ela acredita que exista outro meio para chegar a ter uma vida de sucesso sem grandes poderes.  Também temos Izzy, a típica rebelde.

O enredo criado por Celeste chama muito atenção. Não imaginava como a sua escrita é positiva. Fiquei bastante encabulado e amarrado em alguns personagens. Fui juntando partes em outras e o final me deixou meio que atônito. Mas consegui digerir a premissa do enredo.

A edição da Intrínseca é bastante chamativa e pelo que conste temos um outro livro da autora já lançado “Tudo o que nunca contei” que estou doido para ler. A tradução de Julia sobral ficou perfeita e bem amarrada.

Indico muito a leitura! Surpreendi-me a cada página. Se você deseja entrar em um livro novo, desconhecido, pode vir sem medo.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.