Resenha: Pausa, por Colleen Hoover
Nome do livro: Pausa
Nome original: Slammed: Point of Retreat
Tradução: Priscila Catão
Trilogia: Slammed #2
Autor (a): Colleen Hoover
ISBN: 9788501401892
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Avaliação: 5/5 + bônus
Onde Comprar: Compare Preços
Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante. Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesida desse casal acabe num verão solitário… Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a “primeira vez” de ambos. Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de “esculpir abóboras”. Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior – e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem dele.
Se para quem acompanhou a minha resenha em Métrica (clique aqui) se emocionou com o enredo desenvolvido por Collen Hoover, agora em Pausa, o enredo não muda, a única diferença é ser narrada pelo Will. Grandes lições de vida são abordadas pelas autora aos dois personagens que sozinhos, sem pai e mãe vivem o fardo de cuidar dos irmãos. Se depois de ler esse livro você leitor não mudar a sua concepção de vida, lhe garanto que o livro não te acrescentou em nada. Cuidado com alguns pequenos spoilers!!
Pausa se inicia pouco tempo depois do final do último volume em Métrica, após a morte de Júlia – mãe de Layken (Lake), a vida do casal se torna muito mais difícil e as exigências, dúvidas e incertezas são maiores. O livro é narrado pela visão de Will, diferente do último que foi narrado por Lake. A sensação que tive foi um amadurecimento incrível nos dois personagens que agora precisam estudar e se formar. Kel e Caulder estão novamente de volta, mais unidos e ao mesmo tempo sofrendo as dores da perda e se juntando para que uma convivência sólida aconteça. Eddie e Gavin, amigos do casal retornam na trama, trazendo mais conteúdo e momentos importantes dentro do desfecho.
Os nossos protagonistas precisam estudar e Will precisa prosseguir com a sua formação, retornando à universidade ele acaba encontrando na mesma sala sua ex-namorada, uma pessoa que lhe prejudicou muito e o deixou só quando ele mais precisou. Vaughn retorna mais amadurecida e confiante, o único problema é que ela quer reatar o romance de onde parou. Por outro lado, Will se mostra mais firme e mostrando as suas dores pelo passado que não quer mais reviver. O problema é ele não contar para não preocupar Lake, evitando ciúmes, até que em um dia, dia este marcado para a primeira vez da garota, é surpreendida com Vaughn e Will se abraçando (leiam para entender).
Daqui para frente Will precisará provar mesmo o seu amor por Lake e refletir se é isso mesmo que ele pretende querer para uma vida toda com responsabilidades e deveres. Uma grande pausa é dada a narrativa e momentos de dores repercutem na vida dos dois protagonistas. Gostei muito nos sarcasmos que Will usa em tentar reconciliar com Lake e a ajuda dos amigos para a mesma tarefa. Na sequência ainda conhecemos os avós do garoto e vivenciamos um outro presente deixado por Júlia para os dois no momento de crise do relacionamento. As passagens deixam reflexão aos olhos dos leitores ainda mais quando cada capítulo é iniciado como um pequeno diário escrito pelo Will.
Quem ainda achou ou acreditou que o “slam” ficaria de fora, podem tirar da cabeça. Os novos personagens como Sherry e o retorno de sua filha Kiersten irão colaborar muito com a trama. Collen Hoover acaba com qualquer leitor e depois reconstrói todas as dores dilaceradas aos personagens.
” O coração de um homem não é um coração. Se seu coração não for amado por uma mulher. O coração de uma mulher não é um coração. Se seu coração não tiver amando um homem. Mas o coração de um homem e de uma mulher apaixonados pode ser pior do que não ter um coração, pois ao menos se você não tiver um coração ele não morre quando partir aos pedaços.” (p.172)
A editora Galera Record retoma a mesma diagramação do livro anterior, incrível e sua capa reflete todos o estilo da trama. A borboleta tem muito haver com o que você vai encontrar lendo. A tradução ficou por conta de Priscila Catão, que preocupou muito em trazer a escrita real da autora para o português. O livro é incrível e queria mais, muito mais…. o final é de tirar qualquer leitor do sério. Agora é aguardar o terceiro e último volume da trilogia que não é uma continuação por ser a perspectiva de Will quando conheceu Lake em This Girl. Estou muito ansioso pela nova série da autora, espero ser tão boa quanto Slammed.
Leiam!!!Leiam!!! Vocês irão se surpreender muito!
Oi, Philip.
Recebi um exemplar de Métrica de presente da editora, mas ainda não consegui ler, o que é uma pena. Só li coisas boas a respeito desses dois livros e não vejo a hora de conseguir me entregar a essa história! Nesse final de ano estou tentando colocar minhas leituras em dia… Vamos ver!! hehehhehe
beijos
Camis