Resenha | Os mistérios da Coroa – Nancy Bilyeau
Título: Os mistérios da Coroa
Autora: Nancy Bilyeau
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 383
Ano de Publicação: 2012
Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública.Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno.Para sua surpresa, Joanna reencontra o pai, que tinha ido até lá no intuito de ver Margaret. Mas pai e filha são acusados de interferir na justiça do rei e acabam presos e levados à Torre de Londres, local notório por seus episódios sangrentos.Após dois meses sendo interrogada, a noviça recebe a visita do bispo de Winchester, que a chantageia. Para salvar o pai, ela aceita ser sua espiã e procurar no priorado por uma antiga relíquia – a poderosa coroa de um rei saxão.Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida.Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.
por Simeia Silva
Inglaterra, anos de 1530. Século XVI. O rei Henrique VIII rompe com o Vaticano, fundando assim a Igreja da Inglaterra. Conflitos religiosos começam. Religiosos contrários ao rei, eram considerados traidores e sendo assim: condenados, torturados e executados em praça pública queimados vivos. Lady Margaret, prima da noviça Joanna Stafford, é considerada traidora por insitar uma rebelião juntamente com o seu marido, e será queimada em praça pública. Joanna fica desesperada, foge do Priorado e vai de encontro a prima para reivindicar o seu corpo. Chegando no local da execução, nada sai como o esperado. Joanna quase é estuprada, o pai dela aparece do nada e quase se explode com um saquinho de pólvora durante a execução de Lady Margaret, e é assim que os dois são presos e trancafiados em um local temido por todos, a Torre de Londres.Joanna passa 2 meses por lá, sendo interrogada e tratada da pior forma. Não tem notícias do pai e tudo que escuta, não faz sentido algum. Até que um dia, a mesa vira. Comida boa começa a ser servida a garota, os livros pedidos no começo da prisão chegam, roupas limpas e móveis também. Algo não está certo, e a certeza vem , quando ela recebe a visita de Gardiner, o bispo de Winchester. Ele no começo se faz de bom moço, Joanna desconfia e vê que seu sexto sentido nunca a abandonou quando não sede aos pedidos do Bispo e é levada a uma sala onde vê o seu pai sendo torturado em uma mesa a mando do próprio. Bispo Gardiner a chantageia, precisa que ela se torne espiã e procure por uma certa Coroa no Priorado onde é noviça. Coroa essa que dá muito poder a quem a possui [ mas que também trás muita destruição a quem a usa] , e que segundo o próprio Bispo, tem poderes inimagináveis que o ajudarão destruir todos os seus inimigos salvando assim todos os Priorados/Mosteiros e o país. Um ledo engano.
“A coroa era extremamente perigosa. Ela não necessitava de proteção. Eram as pessoas que precisavam ser protegidas dela.
Joanna se vê encurralada, não tem outra escolha pra se ver livre da Torre e nem pra salvar seu pai, assim ela sede a chantagem do Bispo e se torna a espiã dele. Volta para o Priorado e começa a sua procura pela Coroa. Tudo está bem difícil, uma morte acontece , um terrível assassinato. O Priorado não é mais seguro. Informações chegam, e ela descobre que tudo o que pensara foi meramente ilusão e resolve procurar a Coroa em outros lugares com a ajuda de irmão Edmundo. Castelos suntuosos, Locais sagrados. Agora tudo está em jogo, até tudo aquilo em que ela acreditava. Ela correrá contra o tempo para conseguir o que procura para salvar a si mesma e a sua família. E claro, o modo de vida de sua ordem religiosa. Será que Joanna conseguirá desvendar todos os mistérios e achar a Coroa? Até onde ela estaria disposta a ir para defendera a sua fé, os costumes que tanto preza e o seu Priorado?
“Se o seu sangue for real e a sua alma for pura, use a coroa e reine sobre as terras. Para os merecedores, vitória. Para os fingidos, morte.”
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A LEITURA:
O livro é narrado em primeira pessoa por Joanna e amei demais a escolha da autora. Joanna é uma personagem cheia de medos, mas que por trás de todos os monstros que a assombram, existe uma mulher de fibra, que não desiste do que quer e move céu e terra para conseguir o que ela quer. A construção dessa personagem foi demais. É um livro que quando vi não dei nada por ele, até porque não gosto de livros que abordam religião no enredo. Mas a construção da história ficou tão perfeita, que a abordagem religiosa só serviu para aprimorar ainda mais algo que já estava totalmente perfeito! Super indico essa leitura.
Texto original publicado aqui