Resenhas

Resenha: Olho por Olho, por Jenny Han e Siobhan Vivian

OLHO_POR_OLHO_1374151306PNome do Livro: Olho por Olho
Nome Original: Burn for Burn #01
Tradução:Camila Werner
Autor(a):Jenny Han e Siobhan Vivian
ISBN: 9788581632780
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Avaliação: 3/5
Onde comprar: Compare preços

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Desde quando a editora Novo Conceito divulgou os direitos da trilogia Burn for Burn  das autoras Jenny Han (da trilogia Verão) e Siobhan Vivian, fiquei imaginando como seria a tradução no Brasil.  Um mundo de intrigas, falsidade, bullying,e muita inveja, é tudo que cerca três garotas: Lillia (super protetora  e popular), Mary e Kat. Por coincidência ou não, as três se machucaram, sofreram pelas brincadeiras/armações de seus melhores amigos, o constrangimento foi tão grande que elas por ironia do destino se unem, para se vingar de dores, mentiras de pessoas que nunca imaginariam tratá-las tão mal. Após dar um basta e ver que as mesmas pessoas nunca mudariam é que elas vão fazer justiça pelas próprias mãos, usando as mesmas armas que essas pessoas fizeram com elas mesmas.

O enredo criado por Han e Vivian é bastante conhecido em nosso mundo. Quem aqui nunca sentiu desejo em se vingar daquele constrangimento que um amigo, ou quem achávamos que era?  Uma dor que alguém revelou sem ao menos te consultar? Acredito que todos! Porém, alguns impulsos podem trazer grandes conseqüências como nos alvos: Alex, Reeve e Rennie. As garotas não importam em nada, nem tempo que levou, o que pode acontecer, só o desejo de vingança fará com que elas se acalmem. O livro é todo alternado com o ponto de vista das três garotas, tudo dentro da pequena ilha e todos os passos delas são narrados.

Diferente do que estamos acostumados em ler, ficamos envolvidos com toda a trama, porque de certa forma condiz muito com nossa realidade. O famoso: “aqui de faz, aqui se paga”, é bastante reconhecido dentro do enredo. As garotas de certa forma não são tão amigas, ou foram separadas por algum fato do destino, ou simplesmente por força de amizades. E confesso, quando é revelado as dores de cada uma, pude compreender como uma mulher pode ser muito mais vingativa do que um homem. A dor de uma mulher não se mede tanto como a dor de um homem que em muitos casos pode até ser superado. As meninas  vão até as últimas conseqüências.

O final do primeiro volume não deixou a desejar, pelo contrário, como o livro se encerra deixa uma curiosidade tamanha para o próximo, “Dente por Dente”, que será lançado em novembro. Confesso que muitos problemas irão acontecer, até mesmo pelo grande problema “quase” inofensivo que criou um tamanho que nossas protagonistas deverão ser heroínas para se safar dessa. Acredito ainda que as autoras vão contornar toda situação.

A editora Novo Conceito caprichou com toda diagramação, a capa foi mantida como a americana, só a escrita do título abaixaram a fonte um pouco para não tomar o rosto das meninas. As letras ficaram no tamanho maior, possibilitando uma leitura fluida para quem pode ler só no período noturno.

Por fim, como mencionei em aspectos mais positivos e realistas, as autoras pecam em partes sim, como alguns clichês e um pouco em delongar os segredos e dores  principalmente da Mary. Os joguinhos de vinganças, ficaram sendo planejados uma boa parte do livro, o que não senti uma dor tamanha para o tipo de vingança que o que séria o ponto forte do enredo, acaba passando por algo morno no final.  Nas redes sociais mencionei ter gostado muito do livro, de fato gostei pelo que as autoras planejaram repassar. Como qualquer primeiro livro, tudo acontece no final, deixando aquela parte introdutória como muitos. E as perguntas? Isso só serão respondidas no próximo volume Dente por Dente (Fire with Fire) e o terceiro e último Ashes to Ashes em 2014.

Corra para uma livraria mais próxima e não deixe de acompanhar mais uma grande trilogia!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Resenha: Olho por Olho, por Jenny Han e Siobhan Vivian

  • Não sei pq, mas esse tipo de livro não me chama atenção. Talvez seja a capa. Nãoo curto muito, gente na frente

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.