Resenhas

Resenha: O trono Lobo Gris, de Cinda Williams Chima

O_TRONO_DO_LOBO_GRIS_1431545330388278SK1431545330BTítulo: O trono Lobo Gris
Título Original: The Gray Wolf Throne
Série: Os Sete Reinos – Livro 3
Tradutora: Regiane Winarski
Autora: Cinda Williams Chima
Páginas: 392
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Avaliação: 4 estr
Onde Comprar: Amazon

 

Han Alister pensou que já havia perdido todas as pessoas que amava, mas, ao encontrar Rebecca Morley à beira da morte nas Montanhas Espirituais, percebe que nada é mais importante do que salvá-la. O preço que paga por isso é alto, e nada poderia preparar Han para o que descobre em seguida: a garota que ele conhece pelo nome de Rebecca é, na verdade, Raisa ana’Marianna, a princesa-herdeira de Fells. Magoado e se sentindo traído, Han tem certeza de que não há futuro para ele ao lado da herdeira do trono. Além do mais, ainda nutre ódio pela família real, que permitiu que sua mãe e irmã fossem assassinadas. Com ameaças surgindo de todos os lados, Raisa só pode contar com sua inteligência e força de vontade para sobreviver — e mesmo isso pode não ser o bastante quando a força do destino é cruel e inevitável.

 

Leia a resenha dos dois primeiros volumes da série: O Rei Demônio e A Rainha Exilada.

Imaginei que a série Os sete reinos seria mais focada na vida escolar e no aprendizado de Han Alister, que a guerra em Fells seria articulada pelos magos de dentro da escola de magia em Vau de Oden, para que os personagens tivessem que defender o reino entre uma aula e outra e inimigos dividissem a sala de aula enquanto soltavam farpas entre si nos intervalos. Mas o período de “descanso” já acabou e Han foi obrigado a voltar para Fells conforme a situação política do reino muda e a guerra em Arden, ao sul, começa a mostrar sinais de que está chegando ao fim – o que pode tornar Fells o novo alvo de Arden.

Este é o livro da série com ritmo mais rápido até agora, são tantos acontecimentos e em sucessão que . A vida de Raissa é ameaçada constantemente, são várias tentativas de assassinato e tantos inimigos que é difícil ter certeza quem está por trás de cada uma. Mesmo nosso inimigos favoritos, os Bayar, tem interesses diferentes e nem sempre são os principais suspeitos. Han precisará de todo o conhecimento que adquiriu recentemente para proteger as pessoas que ama enquanto elas ainda estão vivas.

Este é o livro com as  maiores revelações em toda a série, onde os personagens conhecem os segredos que escondiam uns dos outros, tudo em preparação para a guerra iminente (se a ameaça é de dentro do reino ou de fora ainda não está claro) que certamente será o centro do último livro, A coroa escarlate.

O paralelo que Han traça entre a vida nas ruas e a corte de Fells é um dos pontos mais interessantes do livro. Quando ele compara os corredores do castelo com as vielas, os salões com as tavernas e os nobres com os ladrões e assassinos que se encontra em cada esquina, não há mais dúvida que sua experiência como dono da rua será imprescindível para que ele sobreviva. Transitando entre o delicado equilíbrio do Conselho de Magos, a corte e os vários interesses que estão em jogo para que a paz no reino seja mantida, nossos jovens heróis terão que sacrificar o que amam pelo bem do reino.

A edição da Suma de letras é impecável, assim como nos volumes anteriores. O tamanho do livro, com fonte de bom tamanho torna a leitura agradável e ainda não há erros de digitação, parabéns para a toda a equipe.

Estou muito ansioso para saber qual será o desfecho da série. Minha teoria até agora é que Raissa e Han irão romper a Naéming (conjunto de regras criada há mais de mil anos para manter a paz nos reinos, estabelece que as rainhas Lobo Gris não podem casar com magos, que os clãs são os responsáveis por produzir os artefatos mágicos e assim por diante) e criar um novo conjunto de regras mais adequados. Ela é descendente direta de Hanalea e ele de Alger Waterlow (também conhecido como O Rei Demônio), cujo amor quase destruiu os sete reinos e foi um dos elementos que tornou necessária a criação da Naéming. A história de Hanalea e Alger ainda tem muitos mistérios a serem revelados, mas que influenciam a vida Han e Raissa, eles terão que reescrever a história de seus antepassados para poder levar o reino a um novo período de prosperidade, e eles ainda nem completaram 18 anos!

Jairo Canova

Jairo Canova é Administrador e gosta de livros mais do que imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.