Resenhas

Resenha: O Segredo do Alquimista, por Scott Mariani

Índice Nome do Livro: O Segredo do Alquimista
Nome Original: Ben Hope 01: The Alchemist’s Secret
Série: Ben Hope – Livro 1
Autor: Scott Mariani
Tradução: Débora da Silva Guimarães Isidoro
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506262
Nota: 5/5
Páginas: 384
Ano: 2014
Onde comprar: Compare preços

 Especialista em resgate de vítimas de sequestros, Ben Hope encontra pessoas de forma rápida, discreta e eficiente. Mas quando um empresário milionário o contrata para uma missão diferente de todas as outras, Hope se vê em uma situação que mudará sua vida – ou que acabará com ela. Não se trata de achar uma pessoa, mas um objeto: um manuscrito antigo escrito por Fulcanelli, um homem que muitos dizem ter sido um gênio da Alquimia. No documento, pode haver uma fórmula capaz de salvar a vida da neta do empresário, uma criança que sofre de uma grave doença. Tocado pela história, que o faz lembrar o próprio passado trágico, Hope vai para a França começar as buscas. Lá, ele percebe que não é o único procurando o tesouro. Que interesse um obscuro grupo religioso pode ter em Fulcanelli e na Alquimia, que sempre foi condenada pela Igreja? Como uma cientista brilhante e desacreditada pode ajudá-lo a encontrar esse objeto? Por que o manuscrito já foi alvo da cobiça até mesmo dos nazistas? Ben Hope tem dezenas de perguntas, cujas respostas, se forem descobertas, podem transformar a vida de milhares de pessoas. Scott Mariani une religião com História para criar uma trama dinâmica e viciante, em que não há lugar para clichês. O segredo do alquimista, livro que apresenta o personagem Ben Hope, prende o leitor da primeira até a última página.

 

O Segredo do Alquimista é um livro curioso e abrangente. Encontramos nele suspense, ação eletrizante, romance, história, mitos, segredos, enigmas, religião, busca pelo poder, conspiração e muita, muita adrenalina!

Ben Hope é o protagonista deste brilhante thriller. Algumas situações extremamente marcantes pelo qual passou o fizeram se tornar o melhor no que faz: resgatar vítimas de sequestro. Um dia recebe o chamado para um novo trabalho de busca. Desta vez, porém, não é em busca de uma pessoa, ele tem de sair em busca de um mito para salvar uma criança.

Ben só não imaginaria onde esta busca o levaria, e que surpresas o aguardavam. Perseguição, tiroteio e fanáticos religiosos são somente alguns dos elementos pelos quais ele tem de passar para chegar à descoberta do enigma.

Em vários momentos a leitura me lembrou Dan Brown, sem parecer clichê ou uma tentativa de o reproduzir. A história é única e singular, somente alguns traços que remetem à Brown. Porém ao caminhar na leitura e me embrenhar mais a fundo na história, vislumbrei características das imortais aventuras de Indiana Jones. Os elementos se fundem, os personagens vão se tornando intensos e a atrama toma corpo. Há um crescer muito demarcado e visível na história. O leitor se prende facilmente nas páginas de Scott Mariani. Para mim, certamente tornou-se referência no gênero.

Os personagens possuem boa construção, com personalidades marcantes e sinceras. A vida de muitos se entrelaçam nos acontecimentos e o autor faz estas junções de forma bastante real, sem situações forçosas nem encontros inesperados que poderiam brincar com a inteligência do leitor. Tudo flui com sabedoria e maestria.

Os cenários descritos inserem o leitor com facilidade no ambiente, contribuindo em muito com seu mergulho na trama. Suas descrições são precisas, de forma a não ser descritivo demais, e cumprir fielmente seu papel.

Um fato me chamou atenção. Livros que nos apresentam um contexto que se baseia em fatos, porém com pinceladas generosas de fantasia, em geral possuem descrições longas para nos fazer entender com mais facilidade todo o conjunto da obra. Poucos autores que se aventuraram por este caminho foram felizes justamente por este fato. Muita descrição, diálogos colossais e páginas que mais parecem um manual de física quântica não agradam a maioria dos leitores, porém pode ser a saída encontrada por alguns autores. Mariani não utiliza de extensos parágrafos, mas nos faz aprender sobre Alquimia de uma forma graciosa.

Sem dúvida o livro gera aquela curiosidade típica, de sair pesquisando mais informações acerca do assunto e separar a fantasia do fato, tão eficazmente misturado pelo autor. Com estas características, torna-se um livro fluído, ágil e, como disse acima, curioso.

Não encontrei erros de tradução e posso dizer que a tradutora fez um trabalho excepcional, visto que foi preciso usar termos em inglês e em latim em algumas breves passagens, e ela o fez de forma a não poluir as páginas com rodapés nem exigir do leitor o conhecimento destas duas línguas para entender o contexto todo. A diagramação é perfeita, capítulos pequenos – a alegria de todo leitor –, margens e fonte em tamanho ideal. Sem dúvida, a Editora Fundamento merece os aplausos pela escolha em publicar Scott Mariani, e o ter feito com tanto profissionalismo editorial.

Recomendo a leitura sem sombra de dúvida. Mariani ter a perspicácia necessária para juntar o fato e a ficção de forma a conquistar até o mais cético dos leitores. Deixe-se convencer por ele.

O segundo livro da série será lançado em 2015, sob o Título “A Conspiração Mozart”. Sem dúvida já consta em minha lista de leitura para o próximo ano!

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.