Resenhas

Resenha: O Segredo de Ella & Micha, por Jessica Sorensen

O_SEGREDO_DE_ELLA_E_MICHA__1390963062PNome do Livro: O Segredo de Ella & Micha
Nome Original: The Secret Of Ella and Micha
Série: Segredos #01
Autor(a): Jessica Sorensen
Tradução: Marsely Dantas
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581301822
Ano: 2014
Páginas: 264
Avaliação: 3/5
Onde Comprar: Compare Preços

Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.

Demorei um pouco para postar a minha avaliação acerca de “O Segredo de Ella & Micha”, primeiro lançamento new adult da Geração Editorial. Antes, li algumas resenhas, avaliações mais críticas em outros blogs, alguns criticando partes, outros pelo contrário, elogiando a escrita da autora. Eu mesmo queria esperar um pouco para digerir todo o enredo e trazer uma avaliação merecedora para o livro. Fiquei muito envolvido pela história escrita por Sorensen  – querendo muito mais-, e finalmente apresento minha avaliação agora para você leitor.

Por ser um livro new adult, se torna verossímil para quem já conhece todo a conjunção para este tipo de leitura, como: um (a) menina(o) em uma faculdade/escola, tentando fugir de um passado meio que perturbado ou algum conflito que lhe marcou. No meio de idas e vindas, acaba levantando um olho para um bad boy (o que encaixa com o enredo), ou, uma moça influente daquele local. Para piorar toda a situação o cara é o melhor amigo da garota e principal paquera desde pequenos.

O livro já inicia apresentando um suspense de arrepiar. Ella e Micha são dois adolescentes, que sempre conviveram juntos. Ambos possuem famílias difíceis. Ela perdeu a mãe de uma maneira bastante trágica e seu pai não lhe dá um mínimo de valor – ele só vive bêbado. Ainda, nunca mais viu ou conversou com seu irmão. Do outro lado, Micha esconde de seu pai, vive com sua mãe, é um garoto bad boy e músico. Ella para fugir de seu passado obscuro deixa tudo e foge para uma nova vida, ou melhor, uma universidade, por oito meses. Nas férias, ela resolve voltar para o seu ponto de partida, no meio de bebidas e rachas de carros.

O garoto nunca esqueceu a garota. Micha devota Ella, soube perdoá-la e agora promete nunca mais se separar ou a deixá-la fugir. O livro não possui mais do que isso. Dois adolescentes buscando uma aceitação para um sentimento que os nutre e pelos problemas nas duas famílias. É o que farão encontrar conforto em ambos e uma revelação de um grande amor.

Jessica Sorensen é uma grande autora e bastante conceituada pelos adolescentes americanos. Sua série é sucesso em seu meio e finalmente chega ao Brasil. A autora possui um fácil convencimento em sua escrita. Mesmo que apresente pontas confusas e muito soltas, acaba não prejudicando o entendimento. O grande segredo pelo nome do livro não é aquele segredo para tanto mistério. Faltou uma construção melhor para os personagens principais, me irritou muito a Ella pela sua falta de maturidade em alguns momentos e faltou mais desejo e junção entre a relação dos dois. Já o Micha, mesmo em seus diálogos sendo interessantes e mostrando uma visão coesa, acredito que pode muito amadurecer.  Os personagens secundários como Lila (amiga de Ella) e Ethan (amigo de Micha) ganharão um volume somente para contar sua relação pelo crescimento nesse volume.

A Geração Editorial construiu uma capa interessante e chamativa para os olhos femininos. A diagramação e letras são de fontes maiores, o que contribui e ajuda muito para a fluência durante a leitura. A tradução foi um pouco fiel, já que o livro era dividido entre primeira e terceira pessoa, cansando algumas partes  pela quantidade de diálogos. A editora ainda prometeu o segundo volume, “The Forever of Ella e Micha”, ainda para este primeiro semestre.

Mesmo com alguns problemas, indico muito a leitura. Até mesmo por se tratar de temas como o alcoolismo que poderia ter sido mais abordado, o câncer e alguns problemas familiares. É uma boa indicação para uma tarde qualquer.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.