Resenha: O Projeto Rosie, por Graeme Simsion
Nome do Livro: O Projeto Rosie
Nome Original: The Rosie Project
Autor(a): Graeme Simsion
ISBN: 9788501402219
Páginas: 320
Editora: Record
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare Preços
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres.
Fiquei muito curioso lendo a biografia de Simsion, autor deste livro por ser um professor em tecnologia. Depois começou a se dedicar integralmente para escrita de livros. Narrado em primeira pessoa, apresentando uma temática bastante curiosa e diferente do que ocorre em muitos livros.
Don Tilman é um professor de 39 anos, na área da genética e possui um corpo bem cuidado e que agora decide arrumar uma esposa. Sua vida é bastante programada, desde um cardápio que tende a seguir consideravelmente evitando desperdícios. E sua interação com as pessoas não é grandes coisas, principalmente em se tratando do convívio com as mulheres.
Deste modo, ele cria o “Projeto Esposa” onde distribui um questionário de 16 folhas para que as possíveis candidatas preencham. O que ele não esperava era se deparar com Rosie, Envolvendo em situações bastantes constrangedoras e até engraçadas, a mulher foi considerada fora dos padrões que Don procura. Aos poucos as diferenças irão começando a ficar fora dos padrões exigidos por eles e as horas juntos começam a crescer de uma hora para a outra que o tempo passa sem ao menos notar.
“Sequenciei as perguntas para possibilitar a máxima rapidez de eliminação – expliquei – Creio que consigo eliminar a maioria das mulheres em menos de 40 segundos. Depois você pode escolher o assunto que vamos conversar no restante do tempo”.
A dificuldade de Don sentir e expressar suas emoções é bastante visível para o leitor durante a leitura. É desses problemas que os leitores vão rir muito durante os diálogos. Suas manias se tornam mais engraçadas no momento que ele começa a mudar por conta da Rosie, diferente de tudo que ele já viu até o momento. Outros personagens secundários também contribui para o desenrolar da trama como Gene, melhor amigo de Don e Cláudia, uma psicóloga que direciona Gene e ambos contribuem com Don.
O livro repassa uma análise que antes nunca tinha lido e procurado em outros livros. O personagem central e onde tudo se envolve é envolta de Don. O autor conseguiu me retirar risadas em um final de semana, e sua temática é bastante esclarecedora quando podemos ter uma visualização de pessoas que podem sofrer do mesmo problema. Confesso que existe um do seu lado? Acertei?
A editora Record acertou em trazer o livro para o Brasil, sua diagramação ficou perfeita e pelo lado masculino pude me estranhar um pouco, novamente julgando pela capa. A tradução de Ana Carolina Mesquita me apresentou uma fidelidade tamanha em cima do enredo. Logo que terminei repassei para outras pessoas que em pouco tempo o livro já está circulando ao lado de minha família.
O Projeto Rosie possui todas as características para um ótimo filme! Enquanto um procura sua esposa, o outro corre em busca de seu pai e os momentos intercalados retira altos risos que se torna impossível de largar. É difícil descrever mais o enredo, quando você leitor deve retirar suas próprias conclusões. Leiam!!!!
“O argumento dela foi simples: existe alguém para todo mundo. Do ponto de vista estatístico, quase com certeza ela estava certa. Infelizmente, a probabilidade de eu encontrar essa pessoa era minúscula. Mesmo assim, aquilo gerou um incomodo no meu cérebro, como um problema matemático que sabemos que deve ter solução.”
Foi muito bom ler esta resenha realizada por um leitor, pois sempre tive muito preconceito achando que este livro era só para o universo feminino. Gostei muito da forma que escreveu, parabéns.
Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
Abraços
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/