Resenha: O Nome de Deus é Misericórdia – Andrea Tornielli
Nome do Livro: O Nome de Deus é Misericórdia
Autor(a): Andrea Tornielli
Tradução: Catarina Mourão
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542206340
Páginas: 112
Ano: 2015
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços
Considerado o primeiro livro do papa Francisco, O Nome de Deus é misericórdia traz uma entrevista exclusiva concedida ao vaticanista Andrea Tornielli, na qual o pontífice explica o porquê do Ano da Misericórdia que teve inicio em 8 de dezembro de 2015. “A Igreja não está no mundo para condenar, mas para promover o encontro com aquele amor visceral que é a misericórdia de Deus. Para que isso aconteça, é necessário sair. Sair das igrejas e das paróquias, sair e ir à procura das pessoas onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam”. O livro cujas capas em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português foram escritas à mão pelo próprio papa Francisco será lançado simultaneamente no mundo todo.
A eleição de Jorge Mario Bergoglio como novo Papa da Igreja Católica Apostólica Romana – conhecido como o Papa Francisco, trouxe uma nova motivação ao mundo após ter um novo líder latino-americano. Lembro-me da primeira vez que ele saiu na sacada da Basílica de São Pedro no Vaticano para saldar todo o mundo, sua humildes palavras transformariam a visão de igreja.
Em O nome de Deus é misericórdia o papa responde em coautoria de Andrea Tornielli perguntas direcionadas ao ano da misericórdia ocorrido ano passado (2016) e fala um pouco de seu novo pontificado. O estreitamento junto aos fieis da igreja foi outro momento que mais marcou nas suas entrelinhas.
As palavras do sumo pontífice foram as que mais fizeram refletir, desde o conhecimento de si mesmo, quando ele faz menção à “prostituta que Jesus em nenhum momento julgou, deixando-a seguir em frente evitando ser apedrejada” até a relação explicando o reconhecimento do pecado. O que difere muito do que muitos acreditam ser igual misericórdia (pecado= misericórdia).
“Deus é um pai zeloso, atento, pronto para acolher qualquer pessoa que dê um passo ou que tenha o desejo de dar um passo na direção de casa. Ele está ali a observar o horizonte, nos aguarda, já está à nossa espera. Nenhum pecado humano, por mais grave que seja, pode prevalecer sobre a misericórdia ou limitá-la” (pág. 85).
Toda história foi escrita em 2015 quando o papa proclamou o ano Santo da Misericórdia, jubileu extraordinário que iniciaria em 08 de dezembro até 20 de novembro. Na entrevista Tornielli aprofunda ao lado do papa momentos de reflexão, oração para que transforme a vida das pessoas ao ler todo o livro.
Ao lado de formas simples, Francisco abrange questões diretas e dos pensamentos programados para o jubileu dez anos antes do esperado quanto também a importância da misericórdia na vida das pessoas, o mesmo para igreja como instituição. O livro é muito especial, eu fiquei vidrado, tanto pelas passagens bíblicas, parábolas que mergulham os olhares dos leitores e deixam mensagens de suma importância de fé e de mudanças. A exatidão de suas palavras e precisão foram fatos que me chamaram atenção.
Não se engane no pelo nome do livro, ele vai muito além do que conseguimos imaginar. O tratamento profundo do papa vai além de somente um livro católico, mas um livro muito vivo de crescimento e de ensinamentos que o papa vem pregando nos três anos de seu pontificado. Mesmo que Deus seja misericordioso perdoando todos quando o procura, Francisco deixa aberto que nós também devemos perdoar e aproximar das pessoas que também nos fizeram mal em um determinado período de nossa vida.
Um livro muito indicado, que vai te inspirar a viver melhor e te transformar em todos os quesitos de sua vida. Seu lado humano é muito maior do que seu próprio lado físico e Cristo está contigo esperando você o chamar, pedir perdão, perdoar e ser perdoado.