Resenha| O Livro de Líbero – Alfredo Nugent Setubal
“O futuro é uma guerra que se ganha nas pequenas batalhas”
“O livro de Líbero” veio na caixinha 018 do clube Intrínsecos pela Intrínseca no mês de março e me surpreendeu muito por ser o primeiro livro nacional dentro do clube trazendo uma leitura mais jovem.
Líbero Perim nasceu na cidade de Pausado, contanto com seus nada mais e nada menos do que 409 moradores. Será mesmo uma cidade? Não deixando de ser uma cidade digna completa, com: escola, igreja, mercado, uma Gazeta.
Massimo, o pai de Líbero é o responsável pela Gazeta e na distribuição da confecção do jornal da cidade, aqui temos Rubio, outro parente da família e único que trabalham com eles. Por aqui chega notícia de todos os lugares. Nos eventuais passeios com Rubio e no trabalho na Gazeta que Líbero vai conduzindo sua infância. Ajudando o pai a coletar notícias ele vive ao lado de seus amigos e solta suspiros por Nanza, a garota mais bonita segundo a sua visão. Outro ponto positivo são os livros, levando-os sempre consigo. Também temos a mãe, desesperada, já que não existe mais vida do que ali em Pausado.
Tudo ia bem, até ele avistar em uma montanha, na janela de seu quarto, depara com uma enorme tenda de um circo. A cidade fica dividida pela curiosidade e o medo, já que nunca viram um circo. Massimo logo envia seus pupilos para o lugar para coletar notícia para o jornal. Ao deparar com Baltazar, na noite de estreia do circo, Líbero pela sua grande curiosidade, vai receber um livro vermelho, de capa dura, fazendo uma pergunta que pode ser a mais importante de sua vida, sendo: “Você gostaria de ler o livro de sua vida?”
Se o garoto vai ler e o que vai acontecer com ele, você descobrirá lendo! Desde a sua influência com Cem anos de Solidão, Cinema Paradiso, Peixe Grande já me fizeram questionar o quão importante seria a obra. A obra se alterna entre Baltazar, e Rubio. São pelos olho deles que vemos o que aconteceu na vida de Líbero desde antes e muito tempo depois.
Nosso personagem principal é uma criança de 11 anos, que imagina demais, há paixão por livros e seu primeiro amor. Ele ainda sonha em conhecer o mar e passa por uma mudança comportamental durante o enredo. Para minha humilde pessoa eu entendi, já que todos nós mudamos. Todos esses acontecimentos influenciam as escolhas de Líbero e o que ele vai se tornar.
Por fim, as nossas escolhas sempre possui consequências e devemos aceita-las sendo boas ou más. Por isso me imaginei se seria capaz de ler meu livro, e ter a chance de mudar alguns caminhos. Em uma lição de amor e ódio, de momentos que voltava na leitura o final me agradou e só tenho a parabenizar o autor por tamanha maestria. Conhecer a forma de escrita me fez gostar mais do livro e indicar muito para vocês!
O livro chega para comercialização em Maio. Não percam! Se você quer assinar o Intrínsecos, clique aqui.
O Livro de Líbero
Autor(a): Alfredo Nugent Setubal
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551006177
Ano: 2020
Páginas: 256
Nota: 5
Caixa do Intrínsecos: 018