Resenhas

Resenha: O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte, por Andrew Lane

Nome do Livro: Nuvem da Morte
Série: O Jovem Sherlock Holmes – livro 1
Nome Original: Death Cloud
Autor(a): Andrew Lane
ISBN:9788580570625
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Avaliação: 3.9/5
Onde Comprar: Compare Preços

Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego – da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.

Sou um grande fã de Sir Arthur Conan Doyle, li uma grande parte de seus lançamentos acerca do nosso grande detetive Sherlock Holmes. Quando descobri que seria contado a infância de Holmes pelo autor Andrew Lane, confesso que não me animei de início, agora que criei vontade, irei acompanhar as aventuras de Holmes com seus 14 anos. Lane, abusou com todas as suas descrições como um verdadeiro fã desse grande detetive. O autor ainda procurou em não criar um personagem fantástico, apresentando sua mente brilhante com ciência e a dedução, e sim, um personagem novo, que deve começar criar uma confiança em descobrir quem são seus verdadeiros amigos e aliados para começar no decorrer da trama o interesse de usar sua inteligência e sua sagacidade tão conhecida como o conto original.

Dois Cadáveres 
Um Herói Extraordinário
A Origem de Uma Lenda

Sherlock Holmes é um adolescente de 14 anos, estuda na escola Deepdene para garotos. Finalmente, depois de um período digamos de “sofrimento”, chegou suas tão esperadas férias. O que ele não esperava é que ele não iria passar suas férias em Londres do lado de seu irmão Mycroft, por estar trabalhando muito e nem ao lado de sua família, uma vez que sua mãe e sua irmã estão com uma saúde bem frágil, já  seu pai está à caminho das Índias, sendo obrigado a passar suas férias na casa de seus tios, parentes que ele mal o conhece, fora isso, conviver com uma governanta desagradável.

Na casa de seus tios em Farnham, Sherlock passa seus dias nos bosques ao redor da propriedade, quando depara com um menino conhecido como Matty, um garoto que se vira sozinho para sobreviver. Nosso protagonista começa uma grande amizade com o garoto, encontrando diversas vezes e lembrando que seu irmão sempre indicou em fazer novos amigos. Ainda pelo tédio do irmão, Mycroft indica ao seu tio que contrate um tutor para ministrar aulas com Sherlock, aprimorando seus estudos durante suas férias, o Sr. Amyus Crowe. O que muitos ainda não sabem, é que seu novo tutor é muito mais do que um simples professor. A vida de Sherlock iria ser testada daqui para frente.

Todo o mistério em “Nuvem da Morte” fica por conta de Sherlock e Matthew Arnatt, ou Matty como já conhecemos. O garoto é o responsável por visualizar seu primeiro cadáver saindo de um prédio da cidade em seguida  visualizando pela janela uma nuvem escura, contando que era uma espécie de praga que viu saindo dali. Sherlock de início não apresenta grande interesse, porém no decorrer dos treinamentos e instruções com seu tutor o Sr. Crowe, nosso herói também ao encontrar um novo corpo na propriedade do tio, o garoto começa a ter interesse em desvendar o que  provavelmente estava acontecendo, é nesse momento que somos levados à primeira aventura de Holmes em uma aventura incrível no império britânico.

Andrew Lane, foi sensacional em sua escrita. A abordagem narrada em terceira pessoa por ser  sua primeira trama só acrescentou o que iremos presenciar nas seguintes. Ele narrou após algumas pesquisas, dados que encontramos em outras tramas já espalhadas pelo mundo afora de outros autores que tentaram escrever sobre Holmes. Como Arthur Conan Doyle revelou pouco sobre a infância de nosso detetive e outros autores também não entrou em tese, Lane foi além. A leitura é com toda certeza direcionada para os jovens, deixando em um determinado momento meio óbvia e um pouco cansativa. A intenção do autor sempre foi apresentar Sherlock ainda maduro, desenvolvendo suas habilidades aos poucos, até chegar ao sucesso de Arthur Conan. O leitor maior com toda certeza vai desvendar todo o mistério antes do final do livro. Mas nada que te faça querer largar a série, pelo contrário, o interesse deve permanecer para visualizarmos todo o crescimento adiante. Os personagens secundários como Matty, a filha do Sr. Crowe – Virgínia, foram responsáveis pelo crescimento de toda trama. Espero muito que eles permaneçam nas sequências.

Mesmo com momentos desnecessários ou enfadonhos, minha classificação não foi baixa, pelo contrário, foi ainda pela aposta em cima do autor em mostrar e tentar atingir todo o sucesso do detetive mais querido do mundo. O final do enredo é um ponto que faz ligação ao segundo volume, “Parasita Vermelho”, quando retornaremos em um novo mistério. A editora Intrínseca, apresentou uma diagramação/capa incríveis (não paro de olhar para elas). Sua tradução ficou por conta de Débora Isidoro (responsável pelos livros de Rick Riordan), apresentando uma concordância digna da escrita de Lane. Não visualizei ou presenciei erros de português, se teve, foram despercebidos.

Uma leitura muito recomendada, para todos os fãs infanto-juvenis, literatura policial, principalmente se você pretende brincar de detetive em uma leitura gostosa, atrativa e especial.

“-… você pode deduzir o quanto quiser, mas dedução é inútil sem conhecimento. Sua mente é como uma rosca a girar eterna e inutilmente, até que sejam introduzidas as fibras e ela passe a reproduzir os fios. A informação é a base de todo pensamento racional. Busque-a. Procure-a com assiduidade. Encha o depósito de sua mente com tantos fatos quanto couberem nele.” (p.52)

A série O Jovem Sherlock Holmes:
1- O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte (2011);
2- O Jovem Sherlock Holmes: Parasita Vermelho (2012);
3- O Jovem Sherlock Holmes: Gelo Negro (2012);
4- Young Sherlock Holmes: Fire Storm (sem previsão ainda de lançamento no Brasil).

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

24 comentários sobre “Resenha: O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte, por Andrew Lane

  • Não curto muito literatura policial, mas abriria uma exceção para esse livro, pois me interessei! Mas não sei se abriria uma exceção para quatro livro, só faria isso se eu realmente gostar do primeiro.

    Resposta
  • Ah eu gosto do Sherlock, 😉

    Acredita que sempre que penso nele, vem a imagem do Downey Jr na minha mente, kkkkkkk. Não consigo disassociar.

    Pena que é uma série, aff. Mas essa até que compraria, pois acredito que não me dececionaria com a trama.

    Resposta
  • Adoro o gênero mais nunca li nenhum livro desse autor todos falam super bem!
    Gostei bastante da estoria parece ser bem legal!
    xoxo

    Resposta
  • Não faz muito meu estilo literário, mas sempre assisto a filmes do tipo com meu marido. O livro ainda tenho que tentar ler.

    Resposta
  • Adoro ler qualquer coisa sobre Sherlock Holmes e vou querer ler esse livro, principalmente agora que li sua resenha.Gostei muito mesmo.

    Resposta
  • Rodrigo Monteiro Gonçalves

    Muito boa essa série que aborda um Sherlock mais novo! Quero ler todos!! rs

    Resposta
  • Apesar de nunca ter lido nenhum livro que envolvesse Sherlock, adoro os filme que são produzidos. gostei do livro, parece ser bom.

    Resposta
  • Oi Philip, sempre gostei das estórias do Sherlock Holmes adoro a maneira em que decifra os crimes e quando Andrew Lane escreveu e lançou o jovem Sherlock Holmes eu não esperava gostar mas vi tantas resenhas boas sobre o livro que resolvi dar uma chance e espero ganhar o livro pra conferir.
    Bj
    Claudia Valeria
    Brilho das Estrelas

    Resposta
  • Excelente livro! O que Lane fez com a história de Sir Doyle foi genial!!
    @DavidLBromsson

    Resposta
  • Adoro infanto-juvenil, adoro policial, adoro Sherlock Holmes, eu lembro como se fosse ontem lendo os livros do Sir Doyle, e confesso que o autor nesse livro vai arrasar pelo que vi na resenha, quero ler. Logo!

    Resposta
  • Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, despertando a curiosidade do leitor, vale a pena conferir!

    Resposta
  • Impressionante essa série. Eu AMEI desde a primeira vez que vi e sou doida pra ler!

    Resposta
  • Eu adoro Sherlock Holmes. Quero muito ler essa série. Amo literatura policial, e estou doida para ler todos os livros.

    Resposta
  • É muito bom poder visualizar como foi o amadurecimento de um personagem que amamos.
    Ainda que n seja o próprio Doyle escrevendo fico felzi de ter a oportunidade de ter mais Sherlock.

    Bjuuuss

    Resposta
  • Apesar de ser fã do gênero, e de Sherlock Holmes ser um a das personagens mais conhecidas da história, confesso que ainda não li nada dele. Achei essa ideia de abordar o início da jornada detetivesca de Sherlock super interessante. E mesmo com esses momentos enfadonhos, quero lê-lo o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • A utilização de um clássico da Literatura mundial em novos moldes e tempos pode trazer certa resistência, como senti ao ver o lançamento de uma revisitação do “Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry. Não podia estar mais enganada com aquele e provavelmente me enganaria com este também se pensasse assim!

    Resposta
  • Adoro esse estilo literario e adoro Sherlock Holmes então fecho kkkk

    Resposta
  • Comprei o meu em um sebo e paguei 15 reais Muito bom quero os próximos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.