Resenha: O Falso Príncipe , por Jennifer A. Nielsen
Nome do livro: O Falso Príncipe
Nome original: The False Prince
Trilogia: Trilogia do Reino #01
Autor(a): Jennifer A. Nielsen
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Verus
ISBN: 9788576861997
Páginas: 298
Nota: 5/5
Ano: 2012
Onde Comprar: Compare Preços
Em uma terra muito distante, a guerra civil é iminente. Para unificar o reino, um nobre chamado Conner trama um plano ousado, procurando por um garoto que se passe pelo filho desaparecido do rei e assuma o trono. Quatro órfãos são forçados a competir pelo papel, entre eles o rebelde e esperto Sage. O garoto sabe que os motivos de Conner são mais do que questionáveis e que sua vida está por um fio – se ele não for escolhido como príncipe na farsa, será morto. Seus rivais tem suas próprias táticas para vencer, e Sage não pode confiar em ninguém. Depois que Sage se muda do orfanato miserável onde vivia para o suntuoso palácio de Conner, os planos de seu novo mestre vão ficando mais e mais claros, até que finalmente a terrível verdade é revelada, provando-se muito mais perigosa do que qualquer mentira na qual ele já acreditou.
Muitos vão me crucificar ou não pela demora de ler esse livro. Mas tenho a minha defesa, primeiro; eu estou esperando os lançamentos dos volumes posteriores sejam de duologias, trilogias ou séries. Você leitor não imagina o tanto que é ruim ler um livro de série e você lá no quinto livro esperar o sexto por mais de um ano e ter que voltar lá atrás porque o sexto volume necessita de detalhes do primeiro volume, já imaginou? Então é por isso que resolvi esperar. E em O Falso Príncipe não foi diferente. Li diversas resenhas nesse meio tempo e agora em breve com a chegada do terceiro e último volume trago a minha avaliação para você.
O enredo se inicia em meio que uma corrida por um menino desconhecido ter roubado um pedaço de carne. Ele é Sage um garoto de quatorze anos que logo recebe ajuda de senhor desconhecido. Conner, um dos homens do conselho do reino de Carthya e está à procura de alguns órfãos para seu plano secreto. Ele pretende achar alguém que se passe pelo filho perdido do rei e que o mesmo assuma o trono. É no meio dessa premissa que quatro órfãos serão forçados em competir para se tornar o próximo rei há assumir o trono. Logo começamos a entender que Sage não é um garoto comum, ele é uma espécie de ladrãozinho e responsável por muitos problemas.
Mesmo sendo difícil o garoto é corajoso, voraz e não mede esforços em sua língua. Os outros colegas acreditarem que Sage não possui quesitos de ganhar a competição, aos poucos vai conhecendo o outro lado do garoto. Ele não possui escolhas e o que ele entrou pode não ter mais volta. Isso logo no início pela morte de um dos garotos demonstra que Conner não está para brincadeira. Caso contrário sua vida poderá ser destruída. Seus rivais têm suas táticas próprias para vencer e ele não pode confiar em ninguém.
Jennifer A Nielsen constrói uma trama incrível, eu não conseguia parar de ler. Os outros órfãos Tobias e Roden se destacam na trama. Junto com Sage fazem qualquer leitor rir de suas armações, suas personalidades diferentes são bem visíveis e torci para que ambos tivessem um resultado esperado sem consequências levadas à morte. Conner mesmo pelo seu lado maldoso, incriminador logo desperta o conhecimento ao leitor de suas intenções e motivações que levaram toda a sua ousadia. O personagem principal vai crescendo rapidamente o que me deixou assustado e as suas consequências começam a aparecer. Mesmo pelo seu lado difícil a autora conseguiu me enlouquecer com todas as suas armações e até duvidar de outras qualidades.
Narrado em primeira pessoa, aos poucos vamos juntando todos os mistérios e consequências que a trama leva. O cenário é meio medieval e muitos se enganam em acreditar ser uma trama morna, pelo contrário é muito quente, de muito mistério, traições e responsabilidades. As consequências também estão visíveis, deixando a escrita de Nielsen bem chamativa. Ela consegue interligar todos os momentos e fazer o leitor entender os verdadeiros objetivos e os riscos da responsabilidade em tomar o trono se passando por um herdeiro mentiroso. O final vai deixar você leitor doido para ler a sequência.
A editora Verus trabalhou muito bem na capa, sua beleza deixa qualquer leitor curioso. A diagramação é muito bem detalhada, os capítulos são muito bem separados e construídos e as letras são grandes. O que não deixa o livro ser enorme. Fiquei bastante curioso para o que vou esperar na continuação e qual será o destino do personagem.
Leitura bastante indicada para ser lida em poucas horas. Você não vai querer parar até chegar a última página. Leiam, leiam, leiam!!!!!