CinemaResenhas

Resenha: O Coronel e o Lobisomem

Olá, leitores e leitoras! Sou Andrew Magalhães, o quarto elemento a entrar numa fria. A partir de agora estarei sempre por aqui para publicar resenhas sobre diversas obras literárias.

Os livros avaliados por mim serão sempre os que estiverem na prateleira correspondente a meu nome (coluna, à direita). As análises contarão ainda, sempre que possível, com dicas de filmes, vídeos e documentários referentes às obras abordadas. Sendo assim, espero que curtam meus posts e comentem à vontade, tendo em vista que o espaço também é de vocês.

Sem mais delongas, eis a minha primeira resenha:

Título: O Coronel e o Lobisomem
Editora: José Olympio
Páginas: 320
Onde comprar: Submarino

O livro “O Coronel e o Lobisomem”, de autoria do escritor José Cândido de Carvalho, tem como enredo a história de vida do coronel Ponciano de Azeredo Furtado, um fazendeiro que herdou vastas terras após a morte de seu amado avô, Simeão, que o criou desde pequeno. Seus pais, por infortúnio do destino, morreram quando ele era apenas um bebê.

Mas esse fato trágico não o abalou. Ponciano era sujeito severo e de patente militar, embora fosse educado e cordial com todos. Só não tinha papas na língua quando cabra mofino lhe faltava com o devido respeito. Apesar dos generosos dois metros de altura e da barba cor de fogo, nunca se casou. Não por falta de vontade, mas de oportunidade.

Conhecido na região por suas aventuras atrás de onça-pintada, lobisomem e até sereia, esse homem, natural de Campos dos Goitacazes, no norte fluminense, até depois de seu falecimento, continua no imaginário das pessoas como uma lenda que sobrevive ao tempo.

O livro é ótimo e merece destaque pelo regionalismo. A leitura flui rápido e a narrativa é muito bem tecida. Prende a atenção do leitor desde a primeira página. Vale a pena conferir.

Filme

O Coronel e o Lobisomem já foi adaptado às telonas, recebendo, aliás, vários elogios. Dirigido por Maurício Farias e com atores e atrizes como Diogo Vilela, Selton Mello, Ana Paula Arósio e Andréa Beltrão o filme foi um grande sucesso do cinema nacional em 2005.

9 comentários sobre “Resenha: O Coronel e o Lobisomem

  • Olá, Anderson!

    Faz tempo que não passo pelos blogs e gostei de vir aqui e perceber tantas mudanças positivas. Seja bem-vindo ao blog e voltarei para ver mais dicas.
    Bom domingo é ótima semana pra vc
    Beijos

    Resposta
  • Parece um livro bem ao estilo brasileiro, cheio de folclore… Gosto bastante! ^^

    Beijo
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    Resposta
  • Legal a resenha, mas não me interessei pelo livro.. ;x

    Bj;*
    Naty – Just Books !

    Resposta
  • Noossa, não sabia que o filme era baseado em um livro! Eu assisti algumas partes e dei boas risadas, haha.
    Mas não foi uma história que me chamou muito atenção, mesmo sendo bem engraçadinha.

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    Resposta
  • Não sou lá muito fã de livros brasileiros não, na verdade acho meio chatos até, rs. A não ser o mais atuais. Antigamente acho que tinham coisas pesadas demais, sei lá. Mas esse dai parece legal, com certeza deviam ter mais livros com coisas sobre o folclore brasileiro que é maravilhoso ^^

    Beijos, nanda
    http://www.julguepelacapa.blogspot.com

    Resposta
  • Olá Andrew,

    Gostei da dica, e ainda não tinha assistido o filme, o que aguça bastante a minha curiosidade para ler a obra ^^
    Também gostei do fato do filme ser uma comédia, apesar de não saber se o livro tem esse caráter cômico também!

    Beijos

    Resposta
  • oho vo procura logo logo , Ache i a resenha incrivel

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.