Resenha: O Beijo das Sombras, por Richelle Mead
Ano de Lançamento: 2008
Onde Comprar:Compare Preços
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Lisa Dragomir e Rose Hathaway são duas adolescentes, amigas, unidas por um segredo e que não levam uma vida nada comum. A primeira, é uma princesa vampira de uma sociedade muito importante, os Moroi, a segunda é uma vampira, metade humana e metade vampira que estuda e é treinada para uma guardiã, sua missão é proteger Lisa dos Strigoi, uma “casta” de vampiros corrompidos e que se alimentam do sangue dos Moroi.
As duas estão de volta à escola São Vladimir depois de dois anos de fuga, foram capturadas pelos guardiões da escola que ao contrário de Rose, sabiam dos riscos que as duas corriam fora da escola, sem treinamento e sem a proteção dos guardiões. O retorno à escola traz à tona as relações de outrora de Lisa com outros membros da realeza vampira, um antigo amor e também os problemas típicos da adolescência que nesse ponto, não são diferentes dos humanos.
Rose é levada a um recrutamento pesado, além das aulas normais ela terá aulas particulares de luta, defesa e condicionamento fisco com Dimitri, um jovem um pouco mais velho que ela, porém um dos mais competentes guardiões e que é um homem muito atraente por sinal.
O início do livro é um tanto confuso, demorei um pouco pra entender as “castas” até por que a autora vai esclarecendo isso no decorrer do livro. As relações descritas são bem fúteis no sentindo de que os alunos da escola são mimados e criam confusão por tudo, fazem de tudo pra conseguir seus objetivos!
Com o passar da narrativa a história vai tomando forma e ficando cada vez mais interessante e difícil de parar de ler. Passamos a conhecer os poderes dos Moroi, como eles são divididos de acordo com suas habilidades e a importância dos guardiões nas suas vidas, alimentação a religião, tudo isso vai enriquecendo a narrativa que é em primeira pessoa do ponto de vista de Rose, a guardiã!
“(…) Depois… foi como… Nem sei como descrever. Cor, e luz e música, e vida, e alegria, e amor… tantas coisas maravilhosas, todas as coisas lindas que enchiam o mundo e que faziam com que a vida valesse a pena.” p. 290
O Beijo das Sombras, me prendeu mesmo da metade para o final, quando a história já estava mais definida e o plano de fundo começa a ficar mais claro conforme alguns mistérios vão sendo desvendados e outros articulados para o próximo volume da Academia de Vampiros.
Senti um pouco de dificuldade com a construção de algumas frases no livro e a utilização de algumas palavras como, por exemplo, “aprendiza” ao invés de aprendiz quando se referia a Rose. A mitologia criada pela autora é bem interessante, não sou muito de ler histórias de vampiros, confesso que tenho um pé atrás, mas “O Beijo das Sombras” me agradou, inclusive o título tem tudo a ver com um dos mistérios do livro.
Concluí a leitura apaixonada pelo Dimitri (ele é demais) e louca pra saber qual vai ser o desfecho dessa história. A capa do livro é linda e a diagramação é boa, páginas amarelas, letras grandes e espaçamento bom. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Oiii
Eu tenho esse livro aqui para ler mas ate agora não deu muita coragem…eu tenho esse e o terceiro livro ( troquei ele achando que era o segundo :S ) mas tipo, eu sei que quando eu começar a ler a série, eu vou querer tooodos os outros livros…Então, por enquanto é melhor não…
Oi Driely, você tem toda razão, to agoniada pra ler a continuação e saber o que acontece nos próximos! Bj
Já separei esta série para ler, mas ainda não deu, o que é uma pena.
Bjs, Rose.
Rose, pelo visto é muito boa, começa logo mulher pra gente poder trocar “figurinhas” melhor! Bj!
Já li esse livro,no inicio pensei que não gostaria,achei um pouco parado,mas depois fica ótimo! Não é meu favorito,mas é um bom livro.
Paula eu senti a mesma coisa, ele tem um começo meio lento, demora pra prender a nossa atenção mas depois, tudo fica muito bom! Obrigada pela visita!! Bj!
Oi Renata,
Essa é uma das minhas séries prediletas e não vejo a hora de ler o último livro!
Beijos
Camis
Oi Camila, eu fiquei com medo de não gostar, mas fui fisgada, to apaixonada pelo Dimitri e quero muito saber o que mais acontecer! Obrigada pela visita! Bj!
O livro, a série, nenhum me deixou decepcionada!Foi tão lindo, fiquei muito triste quando acabou! Quero ir pra Rússia encontrar o meu Dimka! *–*
Adrian <3
o livro é super , adoro essa serie , e a capa esta divina
Todo mundo fala bastante a espeito da serie acho as capas do livro lindas mais ainda não tenho aquela curiosidade louca de ler os livros, apesar deles parecerem ser muito bons!
xoxo
Eu adoro essa série, ela é muito boa, pena que a Agir está demorando muito com o lançamento do último livro =/
Amo o Dimitri ( mas não tem como não amar toda aquela perfeição, né?)e a Rose!!