Resenhas

Resenha: O Atlas Esmeralda, por John Stephens

Livro: O Atlas Esmeralda
Nome Original: The Emerald Atlas
Série: Os Livros do Princípio – Parte 1
Autor(a): John Stephens

Editora: Suma de Letras
Páginas: 295
Ano: 2011
Nota: 4/5
ISBN: 9788581050133

Onde comprar: Compare Preços

Sinopse: Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

Quando a Suma de Letras anunciou o lançamento do livro, fui logo conferir a sinopse da história. Logo na leitura, senti o prazer que seria ler e avaliar o enredo. Sua ilustração de capa fantástica logo me conquistou, pelas tonalidades de cores e o que disso poderia visualizar no enredo. Utilizar um pouco de clichê de várias histórias conhecidas que envolvem esse mundo mágico, jogar uma pitada de inovação, com o tema órfão no meio, tornaria a leitura um pouco complicada, mas o autor John Stephens foi além do esperado.
A proposta do autor foi única. Três irmãos: Kate, a mais velha, 14 anos, responsável pelos irmãos e a única pessoa que lembra vagamente dos pais; Michael, 12 anos, nerd e inteligente, apaixonado por anões e Emma, 11 anos, a caçula com quem muitos se enganam no quesito educação. A garota briga com todos, menos com seus irmãos pois, na realidade, os ama. Em uma noite fria, na véspera de Natal, os três são tirados de seus pais e levados para um orfanato, onde permanecem por 10 anos e, quando já crescidos, os irmão sofrem por vários problemas com relação à adoção.
Eles não esperavam que suas vidas mudariam da noite para o dia, ao serem enviados para Cambridge Falls, uma cidade do norte, logo após terem passado por mais uma tentativa de adoção sem sucesso. Lá, eles encontram o mentor Dr. Pym, um homem velho, diferente. Muitas vezes os irmãos se perguntavam o que estariam fazendo num lugar velho, abandonado, onde não viam nenhuma criança pela casa. Como nossos amigos não deixariam nada passar em branco, andando pela mansão para descobrir e conhecer o local e o porquê de tantos quartos vazios, eles acabam encontrando uma porta no fundo de uma velha adega e, ali, tudo começa a mudar, quando encontram um livro velho, verde com páginas esmeraldas. Ao folhear o livro, acabam colocando uma foto antiga que encontram e são transportados para o passado de Cambridge Falls e esbarram com uma bruxa, a poderosa Condessa, que poderia ser o motivo dos problemas do futuro. Assim, eles começam a correr contra o tempo, para encontrar o livro e poder retornar para o futuro. Porém, nesse tempo, grandes revelações começam a surgir, até mesmo as respostas sobre o sumiço de seus pais.
“No futuro, Kate pensaria às vezes nesse momento, entre todos os momentos, e se perguntaria o que teria acontecido se ela não tivesse cedido, se não tivesse olhado Michael e visto sua ansiedade, a empolgação, o apelo desesperado em seus olhos…”
Um atlas encantado surge agora no caminho deles, prometendo revelar respostas para todas as suas perguntas. A jornada dos irmãos passa por uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras da Condessa que é uma das fontes de todo o mal. Com a ajuda do gigante Gabriel nesse local estranho e com as aparições do Dr. Pym, revelando aos poucos sua identidade, os irmãos terão de fazer uma escolha para salvar o futuro. E nessa aventura, somos apresentados às criaturas chamadas Gritões, seres que se arrastam no chão com um manto negro, escondendo seus rostos (esse ponto me lembrou um enredo bem conhecido). Com seus gritos, os Gritões aterrorizam todos, deixando as pessoas imobilizadas.
O autor transformou uma trama não tão original, mixando os clichês a uma dose de novidades do meio mágico, em um texto muito bem trabalhado que leva o leitor ao encontro de uma leitura fantástica. Os capítulos são muito bem estruturados. Em cada começo desdes, há um desenho que pode simbolizar um significado escondido. A tradução da editora Suma de Letras não deixou a desejar, além disso, elaboraram uma ótima diagramação e revisão. O livro é muito bem engajado e leva o leitor a horas de muita distração e momentos de risadas com a caçula Emma. O enredo sobre o Atlas, que é um dos três  Livros do Princípio, é bastante original, fazendo o leitor desejar ter o segundo volume logo em seguida.
O final do livro não decepciona. Muitas continuações sempre finalizam na ação e, em O Atlas Esmeralda, isso não acontece. Porém, há alguns pedaços soltos para dar sequência nos outros dois livros dessa trilogia.

Livro recomendado para todas as idades, para quem tem gosto por aventura e adrenalina. Levará o leitor numa viagem fantástica pela história de três crianças que só queriam salvar sua família e acabam tendo  que salvar o mundo.

Para aguçar ainda mais a curiosidade pelo enredo, o book trailer:

Em breve, haverá promoção do livro, aqui, no Entrando Numa Fria.
Agora, é com vocês. Comentem!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

51 comentários sobre “Resenha: O Atlas Esmeralda, por John Stephens

  • Eu estou ficando cada vez mais louca para ler esse livro, ele me parece ser tão legal, e é literatura fantástica, o meu gênero favorito, então não tem como eu não amar esse livro, eu só sei que preciso lê-lo.

    Resposta
  • Nossa to atrás desse livro há tanto tempo, parece ser maravilhoso!
    Trás logo a promoção!

    Resposta
  • EU já tinha visto esse livro no skoob, mas não tinha dado a devida atenção. Sò mesmo depois de um tempo eu fui parar pra olhar bem a capa, que achei até legal, e ler a sinopse, que achei interessante.
    Os 3 irmãos que são separadas dos pais, encontram um livro que os faz viajar no tempo e encontram monstros, gigantes , anões, lobos e tal. Quero muito conferir.
    Eu só tenho 2 livros da Suma de letras, mas adoro, e eles também tem todo capricho com os livros, só não gosto do fato de serem de folhas brancas. Eu ainda não cheguei a olhar o preço de O atlas esmeralda, mas assim que eu achar um preço legal eu compro!

    Resposta
  • Eu tenho me interessado mais por este gênero ultimamente.
    Parece ser uma aventura e tanto!

    Resposta
  • Bom, fui mais um dos que logo ao conferir a sinopse do livro vi o quão prazerosa seria a leitura. Já estava muito ansioso para lê-lo e sua resenha só vem para me animar ainda mais. Comprarei O Atlas Esmeralda o mais rápido possível.
    A capa, como você falou, é realmente lindíssima, o que já chama atenção para o livro logo de cara!

    Resposta
  • Ai Philip, esse livro não me chama atenção, não sei porque. A capa é tão linda, as pessoas falam tão bem, mas não tenho vontade de ler :s
    Achei meio comum a ideia do livro, me lembrou um pouco As Crônicas de Nárnia.
    Beijos
    Geê – almaleitora.blogspot.com

    Resposta
  • Luana, é muito mágico a leitura, e ocorre muito rápido. Você entra direto na história e luta com nossos irmãos a todo momento. Sente raiva dessa Condessa. Muito legal, e a vontade de ler o segundo é enorme.

    Resposta
  • Karol, vale muito a pena, fui muito franco como sempre faço nas resenhas. Você vai gostar muito dessa mistura. O enredo muito bem engajado.

    beijos

    Resposta
  • Lorrine, pode apostar, você não vai arrepender. A Suma de Letras soube dosar cada parte em sua tradução. Mesmo pecando a capa branca não muda a magia do enredo.

    Resposta
  • eu li e adorei.
    Apesar de ser fã incondicional de romances, devo confessar que a aventura fantástica que John criou, me fez viajar nas páginas. Estou ansiosa pela continuação.
    Ótima resenha
    bjs

    Resposta
  • Oi ..

    O livro parece ser realmente muito bom, ainda mais quando o autor transformou os clichês em algo diferente, interessante e surpreendente. Parece ser uma bela história 🙂

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    Resposta
  • Antes não tinha curiosidade sobre esse livro, mas depois que andei lendo umas resenhas comecei a gostar. E fiquei com vontade de lê-lo. Por ter aventura, uma tal magia e e uma coisa diferente, que é clichê mas que o autor transforma em algo novo.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

    Resposta
  • Estou louca pra ler, meu Deus adoro literatura fantástica. Cada vez que vejo uma resenha, aumenta mais minha vontade *O*

    Resposta
  • Nossa , eu quero muito ler esse livo , eu desejo ele desde que a editora anunciaram o lançamento . essa capa é muito linda . Resenha esta muito boa , parabéns 🙂

    Resposta
  • Já tinha ouvido falar deste livro e achei, a principio, o titulo nada a ver. Agora eu entendi e adorei. Mesmo em alguns pontos lembrando histórias de outras histórias, é sempre bom ver que os autores conseguem inovar e inovar, deixando a gente com mais vontade de ler os livros. E tudo fica mais louco com uma resenha dessas. Adorei

    Parabéns
    Bjs
    Paty http://abajurdepapel.blogspot.com/

    Resposta
  • Eu preciso ler este livro!
    Adoro aventura e achei ótimo q vc tenha gostado!
    Q bom q ele tem fim em si mesmo e não no próx. livro da série. Acho meio chato qdo o livro termina na ação, como vc colocou.
    Quero mtoooooooooooo!!!
    Bjs

    Resposta
  • Quem não quer ler né? E eu, além disso, que adoro coisas de aventura ou de magia, esse livro me encantou, haha, só falta ter ele agora!
    Adorei a resenha *—-*

    Resposta
  • A capa do livro é linda, e a sinopse é bem o estilo de livro que eu gosto. Não tenho como esconder o quanto estou ansioso para ler esse livro.

    Resposta
  • A capa do liro é muiiito fofa *-*
    alguns pontos da história me lembram outros livros
    mais enfim…. acho que ele deve ser perfeitooo

    Resposta
  • Nossa há tanto tempo que quero ler esse livro. Parece ser maravilhoso!
    Espero gostar da história :DD
    XOXO, Samella Cunha

    Resposta
  • Aos poucos, essa obra da Suma está me convencendo. Todos os blogueiros falam bem dela, sem exceção. Não pode ser tão ruim assim, certo? Além disso, tem o meu amor incondicional pela fantasia – isso também deve ser levado em conta. Clichês? Ah, se a história for realmente boa, não serão um grande problema.

    Abraços,

    Fátima Menezes – @fatimamd – http://recantodecaliope.blogspot.com

    Resposta
  • irmãos que se encontra com vários monstros!
    livro infantil-juvenil e fantasia eu adoro!
    bjs

    Resposta
  • Oi Phillip!
    Gostei bastante da resenha.
    Achei a história um pouco parecida com outras já lançadas, mas nem por isso perdi a vontade de ler.
    Bjoo ;*

    Resposta
  • Já li muito sobre esse livro por aí. Depois de ler sua resenha fiquei mais interessada em ler. Ainda não li nenhum livro desse gênero. Quem sabe, esse será o primeiro?

    Resposta
  • Como sou fã incondicional de literatura fantástica não posso deixar de ler.

    Resposta
  • deve ser muito bom, estou louca para devora-lo

    Resposta
  • Gostei da resenha por ser tratar de um livro de aventura. Ao ler me lembrei muito das Cronicas de Narnia, se for igual deve ser muito bom o livro. A parte da resenha que mais gostei foi essa: "O enredo sobre o Atlas, que é um dos três Livros do Princípio, é bastante original, fazendo o leitor desejar ter o segundo volume logo em seguida."Parabéns pelo site!!

    Resposta
  • Adoro aventuras!!!! Principalmente daquelas que prendem a gente do início ao fim…
    quero muito ler!

    Resposta
  • Parece ser uma aventura e tanto!
    Daquelas q te prendem ao livro e vc não quer sair mais!
    A resenha está ótima!
    Bjinhos!

    Resposta
  • Estou bem curiosa para ler esse livro. Acho que é inevitável que apareça um ou outro clichê ou inspiração de outras obras fantásticas que vieram antes, mas sua resenha me animou mais pois disse que o autor conseguiu manter o ritmo e a energia na leitura do livro. A Suma das Letras é sempre muito caprichosa com suas edições. É uma das minhas editoras favoritas.

    Resposta
  • Não sei porque me lembrou Desventuras em Série, que eu nunca li também, é verdade. Mas vi o filme e adorei, mesmo que tenham me dito que não faz jus ao livro! Mas não sei faz tanto assim meu gosto literário, mas claro que não descarto a leitura! Achei a capa linda e eu sou daquelas que me apaixono primeiro pela capa! hahaha

    Com certeza darei uma chance a essa obra mas, infelizmente, não será agora, tendo em vista que há milhares de livros na frente! ;~~

    Resposta
  • Parece ser um super livro de aventuras e literatura fantástica quando bem escrita é realmente…..fantástica. Mal posso esperar para ler.

    Resposta
  • Eu estou bem curiosa com relação a este livro, e a sua resenha aumentou minha vontade de ler.
    o/ A capa também me chamou a atenção!
    Vamos ver se logo eu leio o livro e digo o que achei no blog.
    Beijocas

    Resposta
  • Estou louca por esse livro há um tempo já. Adoro histórias de fantasia e mesmo sabendo que essa contém alguns clichês como você ressaltou, imagino que o autor conseguiu desenvolvê-la de modo que não ligamos tanto para isso.
    Beijos!

    Resposta
  • Faz um tempinho que estou querendo ler esse livro, pois sempre vejo o pessoal falando muito bem dele.. *-*
    Gostei muito da história, adoro aventuras *o*

    Resposta
  • O iniciozinho me fez lembrar da série"desventuras em série"
    Claro que foi apenas o início depois a história muda totalmente de rumo.
    Literatura fantástica é o que amo então quero muito esse livro.

    Resposta
  • Eu queeero a trilogia! KKKKK
    Uoou, que livro é esse!? Entrei em um mundo mágico só lendo a resenha e os trechos!
    Ok, esse livro me lembrou muito "As crônicas de Nárnia: o guarda-roupa, o leão e a feiticeira", mas parece que o autor foi por outro caminho e não deixou virar clichê. Essa resenha consegiu atiçar a minha curiosidade.

    Beijinhoos *–*

    Resposta
  • O livro me parece ser muito bom mesmo. Adoro literatura fantástica e cheia de ação. Não sei porquê, mas essa história me remeteu um pouco às "Crônicas de Nárnia". Mas enfim, lerei em breve.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • sua r esenha esta realmente muito bem feita, achei muito interessante

    Resposta
  • o que mais me chamou atenção foi a capa , mmuito legal, um ar aventureiro !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.