Livro: O amor nos tempos do blog
Nome Original: El amor en los tiempos del blog
Autor(a): Vinicius Campos
Editora: Cia. das Letras
ISBN: 9788535920895
Ano: 2012
Páginas: 96
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços
Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever […] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.
Antes de começarmos a fundo nossa avaliação do enredo, é importante que vocês entendam como foi construído a premissa do livro. Confesso, que logo vocês irão querer aprofundar na outra obra relacionada com a trama criada pelo Vinicius Campos.
O autor Vinicius Campos, teve como base a obra “O amor nos tempos do cólera”, de Grabriel García Márques. Uma obra que eu não conhecia, logo procurei mais detalhes, vou resumir rapidamente: Florentino Ariza, é apaixonado pela personagem Fermina Daza, depois da sucessão de algumas trocas de cartas, ao conhece-lô ela desiste dele acabando se casando com outro. Como uma paixão não termina com uma primeira rejeição, Ariza segue em frente desenrolando toda a trama. Os personagens criados por Gabriel, são reais, eles espelham aos seus pais. Agora, depois de entendermos como o autor relacionou aos personagens, vamos para a avaliação de “O amor nos tempos do blog”.
Do mesmo personagem criado por Garcia, – Ariza-, é relacionado também na obra de Vinicius, como seu personagem central. Ariza, nosso personangem principal, cria um blog (Ariza em Silêncio- Encantado por um sorriso) para expor seus sentimentos diários vividos em decorrência de sua vida. Até que começa a receber comentários de uma personagem chamada: Cinderela Virtual, no qual acaba ajudando, aconselhando como pode em algumas situações. No desenrolar da trama, conhecemos outros personagens como a Deusa Cibernética, apresentando também o seu blog, o mesmo acontece com a Cinderela Virtual, ambos amarrando a trama do livro. Não podemos deixar de citar a formatação feita pela arte da editora, cada blog é apresentado com cores e tonalidades diferentes, espelhando ao jeito de cada personagem.
“Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver. Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele. O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim. O silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá.”Ariza em Silêncio, p. 17
O autor leva o leitor para uma análise de nossa própria vida, quanto ao primeiro amor, a coragem de chegar perto da pessoa, como driblar controlando os sentimentos. E o que mais chamou a atenção é ver como nós valorizamos muito a aparência, esquecemos o que esconde dentro de cada um, você leitor irá descobrir um ponto forte com nosso personagem central, aprendendo e questionando se você sabe o que é amar. Um livro com menos de 100 páginas, fará de seu final de semana um dia perfeito, quando terminar, ficará querendo mais e logo começará mudando todas às suas atitudes já feitas, seja certas ou erradas.
Confesso que já tive um blog criado com minha prima para expor nosso dia-a-dia, como aconteceu com Ariza. Isso nos faz soltar o que sentimos, até porque não são todos que irão ler. Muitos não vão aceitar que o texto do livro possa acontecer em vida real. Porém, não precisamos ir longe para que isso seja comprovado. Quando finalizei, logo pensei se o autor também já tinha vívido a mesma experiência. Acreditando em uma resposta positiva.
“Ler é como uma viagem, e se viajamos duas, três, quatro vezes ao mesmo lugar vamos descobrindo ruazinhas, paisagens virgens e outros lugares que antes não tínhamos visto.” Ciderela Virtual, p. 56.
Um outro ponto que encontrei no livro, foi o de não presenciar erros. Sim, como o livro é em forma de um blog, todo blogueiro comete algumas gafes ortográficas, mas nada que desabone o enredo. Sabendo que não pode haver erros de português nos livros. A diagramação e a capa como já mencionado acima é fantástica, a Cia. das Letras acertou em cheio ao publicar o livro. O Vinicius tem muitas histórias ainda para contar. Uma pessoa simples, humilde que demonstra um prazer enorme em repassar seus ensinamentos.
Por fim, o livro é voltado para um público mais jovem, para quem ainda é adolescente. Mas, nada que proiba os adultos em ler, pelo contrário, o enredo convida você leitor para viver todas as emoções lendo “O amor nos tempos do blog”.
Parece ser tão fofo, tão gostoso de ler, assim que eu tiver a oportunidade vou ler. Gostei bastante.
Parece ser lindo esse livro, querendo ler logo ele.
Parabéns pela resenha !!
Achei fantástica a ideia, apesar de não conhecer o livro do Garcia Márques!
Fiquei super interessada. Só que sempre desanimo quando o livro é pequeno, livros maiores me dão mais vontade de ler. hehe
é demais, super indico o livro. Você vai gostar muito….
Leia sim, ^^
Karol, é espetacular você volta a infância…..
Já ouvi falar bastante desse Garcia Márques e também do Vinicius Campos. Sempre boas coisas. O problema sou eu: não consigo mais digerir romances. Tudo bem que esse livro não parece ser o típico romance ao qual estamos acostumados. Parece ser mais uma análise desse tipo de romance. Mas mesmo assim eu não colocaria esse livro como um dos que me interessam. Quem sabe se alguém me emprestar ou me der de presente… Mas por enquanto dou um não para esse livro.
Eu imaginava este livro totalmente diferente do que você disse, esperava que fosse uma leitura séria e até que criticasse um pouco o mundo dos blogs.
Lendo sua resenha, parece que estava totalmente errada, é uma leitura divertida e rápida.
Gostei muito mesmo de saber da associação com García.
Parabéns pela resenha.
Bjos!
Cida
http://www.moonlightbooks.net/
Oiii
Adorei a resenha, parabéns
Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, claro que, já tinha visto a capa dele algumas vezes mas nunca tive vontade de lê-lo…Aí decidi ler a sua resenha e acabei me interessando muito pelo livro…Apesar de serem "muuuuitissimo pouco" as páginas, tenho certeza de que o livro é muito bom
bjs
Estou bem curiosa para ler esse livro, parece ser a coisa mais fofa do mundo! Adorei a resenha!
beijos
Luana – Lendo ao Luar
adorei os comentários, e a resenha tb… engraçado ver que a maioria quer livros longos… mas galera, sabia que nos pequenos frascos se encontram os melhores perfumes, e tb os melhores venenos??? Espero que vcs se animem e leiam o livro… bj a todos
Agora fiquei com muita vontade de ler, quando li a primeira vez a sinopse não esperava tanto, mas fiquei com curiosidade para lê-lo, mas agora com muitas resenhas positivas estou com ansiedade para ler, eu não li "O Amor nos Tempos de Cólera", mas sei que é bem famoso, tanto o autor como esse livro, agora fica na dúvida qual ler primeiro…
Passa lá no Simbolista também, abraços, http://www.osimbolista.blogspot.com
fiquei louca para ler, parece ser super legal, quero muito
onde encontro esse livro ??