Resenhas

Resenha: O Álbum, por Timothy Lewis

O_LBUM_1430230267447102SK1430230267BNome do livro: O Álbum
Nome Original: Forever Friday
Autor(a): Timothy Lewis
Tradução: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788581637365
Página: 240
Ano: 2015
Onde Comprar: Compare Preços

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Eu tenho um grande defeito muitas vezes de julgar um livro pela capa menosprezando todo o seu conteúdo. Com esse livro não foi diferente! Uma história que não seria realmente uma história, mas um relato, não imaginaria que mexeria tanto comigo relacionando como levamos nossas prioridades de nossas vidas. O egoísmo humano muitas vezes rompe barreiras e esquecemos-nos de parar e pensar quando isso ocorre.

Adam é um homem muito solitário. Isso tudo aconteceu depois que sua mulher foi embora há quase dois anos. Entregando com tudo para seu trabalho de vendedor de objetos, esquecendo sua vida pessoal. Andando por uma das casas desocupadas, ele acaba encontrando um álbum com postais, todos datados por incrível que pareça nas sextas-feiras, durante 60 anos. Ele está muito machucado pelo casamento frustrado que levou, e com o divórcio começou a ler aqueles cartões sem imaginar que lhe transformaria.

Encabulado como aquele casal, Hulk e Gabe, conseguiram manter um casamento vivo com muita paixão, Adam começa ir além para tentar entender como tudo ocorreu. Senti que ele tentava entender e ao mesmo tempo aprender com os erros de seu próprio casamento. A premissa não foge muito dessa, Adam passa a investigar a vida do casal através da perspectiva deles, seu passado, como casaram, viveram e o final feliz de 60 anos juntos.

O que deixa o livro com um suspense, foi quando ela acaba conhecendo Yevetta, filha de Priscila, que trabalhou com o casal Alexanders. Passando a solucionar todo o mistério, ou lacunas deixadas ao entendimento de Adam. Daqui, ele começa a compreender os erros cometidos. A história começa em 1926, passa pelos anos 60, e avança para 2004, fechando em 2006, momento atual do enredo.

Como frisado, mesmo com meu defeito de julgar um livro. Esse me deixou mais curioso e aberto para sempre pegar um livro. Aprofundar! Para degustar de uma boa leitura. O resultado do livro que repassa ao seu leitor é algo plausível que pode ser levado em nossas vidas.

A editora Novo Conceito trabalhou bem em sua diagramação, a cada início de capítulo tem os postais que Gabe enviou para Hulk. A tradução ficou muito bem construída, amarrada, não vi erros de português que conflitassem com o conteúdo.

Para finalizar, o autor em suas notas revela que baseou o livro pelos postais encontrados de seu tio avô, depois de deixar guardados por anos, teve a ideia de escrever algo que envolvesse esse grande presente.

Leitura muito indicada para aqueles que chamam uma leitura mais leve para ser lido em um final de semana.

 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.