Resenha: Nada é Para Sempre, por Ali Cronin
Nome do livro: Nada é Para Sempre
Nome original: No Such Thing as forever
Série: garotas<3garotos – volume 1
Autor(a): Ali Cronin
Tradução: Rita Sussekind
ISBN: 9788565765053
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 271
Nota: 4/5
Onde comprar: compare preços
Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. Ollie é mulherengo. Jack é esportista. Rich talvez seja gay. Mas e Sarah? Os amigos sempre tiram sarro dela por ser certinha demais, mas ela só está esperando pelo cara certo e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão? Acompanhe o emocionante último ano de escola de quatro garotas e três garotos de dezoito anos.
Nada é Para Sempre é um livro que poderia ser considerado autobiográfico para qualquer adolescente. Ali retrata em suas páginas as angústias, temores, alegrias, esperanças e desesperanças – e desesperos – de uma adolescente quando começa a se descobrir para os relacionamentos.
Sarah, protagonista desta história é uma adolescente de 17 anos. Possui muitos amigos fiéis, com atitudes nem tão fiéis assim em alguns momentos, assim como quase todas garotas desta idade. É filha de pais amorosos que confiam nela, irmã de um garoto ‘chato’… todos eles são chatos quando somos adolescentes, em especial se são mais novos.
Em uma viagem de férias Sarah conhece Joe, um rapaz um pouco mais velho, descolado, universitário e, para complicar tudo, lindo e sedutor. Sarah logo fica envolvida por ele e aí os problemas acontecem.
Não acontece na verdade nada extraordinário, nada muito além das ansiedades naturais desta fase, as inseguranças quanto aos sentimentos e o medo. Medos que muitas vezes parecem sem sentido, mas que na fase adolescente faz com que pareça que o mundo vai cair. Por isso comento que pode ser biográfico. Acontece de tudo! Mas não acontece nada demais, assim como parece ser a vida das adolescentes. Ali escreve de forma clara, simples, dinâmica e direta. É um livro rápido e cadenciado.
Somente senti uma falha no sentido de tratar o sexo com tanta clareza e com alguns detalhes e termos que achei que poderiam ter sido evitados, visto que é um livro diretamente direcionado para o público teen. Sim, sei que soou meio conservador de minha parte, mas tentei me ver com 17 anos lendo as páginas e acho, só acho, que me sentiria desconfortável com alguns detalhes.
Fora isso, o livro é bem gostoso de se ler, clichê e previsível, mas a proposta da trama era exatamente esta. Retratar a adolescência e seus dissabores e sustos no campo do coração, sem ser clichê ou previsível é um ato impossível se não se quer pender para a fantasia! Portanto, o livro cumpre o que promete.
A diagramação é boa, mas encontrei alguns errinhos básicos. A capa é muito bacana, gosto muito das cores e dinamicidade que ela apresenta. Aliás, todas as capas da série garota<3garoto são muito bacanas.
A série é composta por seis volumes, e em breve você poderá ler a resenha de cada um deles aqui no Entrando Numa Fria. Aguardem!