Resenha: Na Estrada Jellicoe- Melina Marchetta
Nome do livro: Na Estrada Jellicoe
Nome original: On The Jellicoe Road
Autor(a): Melina Marchetta
Tradução: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340017
Página: 296
Ano: 2016
Nota: 3/5
Onde comprar: Compare Preços
A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa.Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás.
Na Estrada Jellicoe se resume muito bem sentimentos de amor e ódio. Engraçado sentir isso por um livro, porque na realidade foi um misto de emoções que não sabia me situar muito bem. Alguns capítulos me deixaram presos, outros – para não falar vários, me deixaram desesperadamente perdido. Não entendia o que realmente a autora queria nos mostrar com tudo isso.
Para você leitor que não conhece, o enredo é dividido em dois momentos. Uma, acompanhamos o que está realmente acontecendo, e outra, se passa de forma não cronológica conhecendo a vida de cinco personagens que fazem parte de um manuscrito escrito por Hannah. Você leitor vai entender que ela é uma adulta que acabou desaparecendo e ninguém sabe realmente onde está. Taylor fica impossível daqui para frente.
Nossa protagonista fica a procura de sua mãe, que abandonou-a anos antes, isso porque ela não se lembra ou não se sabe muito bem dela. Por alguma razão, Hannah e sua sobrinha não dão muito bem. Somente quando sua tia some a menina vai reconhecendo a importância que sua tia possui na vida dela. A escola de Taylor é dividida em casas. Cada uma possuindo uma espécie de líder. O que me deixou mais confuso ainda! Disputando territórios de outras escolas. O exagero é tão grande que as espécies de competições por aqui parece não ter limites. Brigas mesmo de corpo, mapas, regulamentos e regras. E o engraçado que nenhum professor conhece os limites de Jellicoe e suas grandes adjacências ao redor.
Assim, sem sua tia, Taylor se ver sozinha em derrotar um inimigo e descobrir realmente o seu passado. O inimigo que pensamos aqui não é nada das brigas da escola, mas o inimigo amor interno. Me entendem? Descobrir sua história pode abrir outras feridas. Fora do outro lado do enredo, descobriremos que Taylor e Griggs fugiram juntos anos atrás, acabou que por um problema e embarcaram em um trem para longe, deixando brechas e memórias para serem lembradas e vividas.
Somente depois que fui entender que os manuscritos de Hannah eram os responsáveis por confundir cabeças. As coisas vão acontecendo e o leitor precisa se virar, desembolar para acompanhar o ritmo apresentados por Webb. Descobrimos ainda que Fitz, Narnie, Tate vivem em Jellicoe por 18 anos. Somente depois que Taylor entende o texto que tudo começa a ficar claro para nós leitor. Ufa!
Melina Marchetta possui outros livros e fico imaginando se seguirá a mesma premissa que foi por aqui. O livro se perde no início, aliás até chegar a metade para entendermos fez meus nervos acabarem também. Mas depois, tudo vai normalizando e a vontade voltou a crecer.
A edição da editora Seguinte ficou muito bonitinha e a diagramação bem gostosa de ler. Vi alguns errinhos de revisão mas nada que impediu de entender a história.
Leiam o livro, você vai entender tudo que escrevi e compreenderá ao final.