Resenhas

Resenha: Métrica, por Colleen Hoover

métricaNome do Livro:Métrica
Nome Original: Slammed
Série: Slammed #01
Autor(a): Colleen Hoover
Tradução: Priscila Catão
ISBN: 9788501401861
Páginas: 304
Editora: Galera
Ano: 2013
Avaliação: 5/5 ++ bônus
Onde comprar: Compare Preços

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

Estou até o momento paralisado  ao finalizar Métrica! Não sei por onde começar minha avaliação de todo o conteúdo apresentado, li e vi muitos comentários de leitores, até mesmo resenhas de outros país quanto a reviravolta do enredo. Ao ler tive uma grande confirmação: o livro transforma de um jeito, que não conseguimos ficar sem uma lágrima nos olhos. Os ensinamentos, de início parecendo clichês, tornam reais e todo o brilhantismo da autora chega à tona. Recebi o livro no último sábado (29/06)  da editora Galera Record e terminei no mesmo dia, confesso que não conseguia parar de ler. E no final, fiquei horas pensando nos rumos de minha vida, o que coloquei e coloco em primeiro lugar, quem levo para terceiros e quartos lugares. Percebi o sofrimento, o crescimento de cada personagem baseando ao meu. Sinceramente, esse livro deve ser lido com muito cuidado e responsabilidade, ele com toda certeza vai te mudar.

Antes de começar, preciso esclarecer: o que é Métrica? Muitos de vocês podem responder como uma forma matemática de medida. O que conhecemos sempre! Na literatura, a cadência silábica ao recitar uma poesia (aquele grave forte, que te chama, prende, lembram?) acompanhada sempre de uma posição corporal. No enredo de Hoover, conhecemos como Slam Poetry”. É até explicado dentro do livro. De onde derivou-se o nome Slammed, no original. A editora Galera Record fez uma tradução incrível, nas mãos de Priscila Catão que irei citar mais adiante. E foi em 2012, que começamos a sentir na pele a nova categoria de leitura, os New Adult, que vieram com tudo para domesticar e apresentar uma nova forma de mostrar aos adolescentes de 17 anos acima, como na realidade é vista o mundo. Os anseios dos personagens, sua parte sexual, realidades que são apresentadas em nosso mundo real. Essa classe, começou a deixar os clichês de lado e ficar vidrado no que realmente acontece ao nosso redor. É nesse momento que a autora chega, apresentando uma temática diferente em sua tão bem sucedida trama.

No enredo somos apresentados a Layken, uma garota de dezoito anos, narrando seis meses após a morte de seu pai. A nossa protagonista e sua família, que consiste entre sua mãe, Julia, e seu irmão Kel, de nove anos. Ambos estão de mudando do Texas e indo para o Michigan, mais precisamente em Ypsilanti. A situação de sua família não é uma das melhores, o orçamento baixo, a tristeza da perca de seu maior ídolo, a responsabilidade de carregar um grade fardo ao cuidar de sua mãe e irmão, não é uma tarefa fácil. Ao realizar toda a mudança, a garota acaba conhecendo, ou melhor, sendo apresentada por Will Cooper. Em poucas palavras, a garota se sente atraída pelo garoto de vinte e um anos, e ao mesmo tempo ele por ela. A partir daí, que Lake começa a viver momentos de sua vida que comprometeram todo o enredo. Em seu novo mundo, ela precisará deixar de lado toda a dor, ou melhor, levar da dor ao crescimento e fortalecimento. E é ao lado de Will e de toda poesia, chamada de “SLAM” que despertará um interesse maior em nossa protagonista. Arruinada, sem planos, Will fará Lake ver o mundo de uma outra forma, afinal, ele também cuida sozinho de um irmão de novo anos, Caulder.

Hoover, inicia sua obra como outras no formato New Adult, uma garota que se apaixona por um garoto. Mas logo, ela alterna, coloca o pé no chão e começamos a visualizar parte de nosso crescimento em cima dos personagens. Quando tudo parecia perfeito para o casal, aquela sensação de mão largar, o coração pulsando, ambos crentes que acharam a pessoa certa. Somos levados para o outro lado, a ocultação da verdade. Nesse momento, pude comparar com outras obras, que vocês só vão entender lendo! Como Pretty Little Liars, visualizando Aria e o professor Ezra. Nada disso fica por muito tempo, quando chega a tona o foco principal do enredo, apresentar elementos da vida, do cotidiano, como os problemas familiares, perdas, insegurança, raiva e outros elementos vivenciados por muitos adolescentes se tornam peças fundamentais para a trama.

Os monólogos, diálogos pelos personagens, apresentações de “slam”, roubam toda a cena e mudam o leitor. Mesmo pela autora apresentar alguns vícios de linguagem, como algumas repetições desnecessárias a dor, a luta, se tornam importantes no caminhar da leitura. Lake, mostra seus momentos, narrando suas dores, suas aflições, seus medos, e o conforto do seu mundo interno. O sentimento dela por Will e/ou vice-versa, é muito bonito, a luta dos dois, o afastamento de Will para privá-la da realidade que ambos enfrentam, as diferenças, um teve que crescer rapidamente e fazer dinheiro para pagar as dividas deixadas pelos pais, a outra teve que crescer intelectualmente, junto com outro personagem e receber os conselhos de sua mãe nos últimos momentos de vida para receber uma grande transformação a si mesma.

Métrica, traz todo o “Q” de quero mais nas mãos de Will e Layken, o sorriso dos dois, momentos de pegação e de crescimento, tornam o enredo certo para qualquer leitor. A sensualidade, os momentos em que ele pega a mão da garota, momentos que ele lhe conforta, ambos aceitam os problemas de uma certa forma, os momentos em que ambos sofrem um pelo outro e os ensinamentos, que levam de alguma forma para dentro do leitor, é tudo e mais que completa essa fantástica obra. Mesmo a autora colocando dentro doença, como o “câncer”, que vemos muitas famílias perderem seus entes queridos, deixam o leitor reflexivo em buscar respostas para todo o sofrimento. Posso até estar sendo ambíguo em minha avaliação, isso porque não encontro mais formas em decifrar o quanto o livro é indicado. Pelo que vi, ele é uma trilogia, Point of Retreat, narrada pelo Will, como tudo o que aconteceu após os eventos do livro anterior e finalizamos com This Girl, neste livro, Will narra sua perspectiva quando viu Lake pela primeira vez, uma espécie de extra. Diferente do segundo que é uma continuação da vida dos dois. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

A editora Galera Record, construiu uma capa fantástica, a chave me levou uma chamada para a liberdade, abertura de nosso coração e em nossas vidas. Não podemos ficar presos levando tudo a sério. A tradução de Priscila Catão, me levou ao topo em sorrir por traduzir tão bem as poesias, a junção dos personagens ficou muito centralizada. Os personagens secundários como Eddie; amiga de Lake, Gavin; namorado de Eddie, Kiersten e a mãe de Lake, Julia, remeteram uma grande sintonia dentro de toda trama. Ambos mostrando sua cara dentro da poesia!

Enfim, o livro para mim, trouxe uma grande mudança intelectual de como levo a minha vida, e que a poesia, como forma de arte, é um momento que possamos soltar, expressar nossas dores sem medo de errar. Como tudo que acontece em nosso dia-a-dia deixando- nos impotente em algumas situações, e ao transformar em palavras, texto, os personagens conseguem passar ao leitor aquela mensagem para seguirmos em frente na busca de nossos ideais. Precisamos muito sentir que nada pode nos derrubar, a vida mesmo por ser má às vezes, serve para ser desafiada. Nossas profundas tristezas devem ser domadas e nossos anseios devem ser superados. Perdas, decepções sempre vão existir, nada vai embora até aprendermos a superar e encarar os monstros que nos perseguem. Estou doido pelo segundo livro, espero muito que a editora não demore em seu lançamento no Brasil, e peço desculpas a você leitor se leu muitos clichês. Não possuo palavras em descrever esse livro, um dos mais difíceis que resenhei desde o início do Entrando Numa Fria. A editora Galera Record, meus sinceros agradecimentos em trazer mais vida, para aqueles que precisam de palavras. E a autora, por entrar dentro do mundo adolescente, crescer não é tarefa fácil!

Leiam, leiam e leiam, depois corram aqui e digam o que acharam!

PS: Não consegui colocar quotes, não tem como escrever alguns e esquecer outros.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

47 comentários sobre “Resenha: Métrica, por Colleen Hoover

  • Oi, Philip.
    Em primeiro lugar, parabéns atrasado pelo seu aniversário. Rs…
    Depois, estou doida para ler esse livro.
    Vou levá-lo comigo na viagem que farei nessa semana e espero ler no võo.
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Uau Philip não sei nem o que comentar depois da sua resenha.
    Acredito que você conseguiu expressar todo o mix de emoções que vc sentiu lendo o livro,na resenha.
    Não tinha lido nenhuma resenha de Métrica,portanto posso dizer que foi uma excelente experiência,uma primeira resenha tão apaixonante e detalhista.

    bjs Nati

    Resposta
  • poxa, só lendo essa resenha já me deixou um pouco emocionado. Imagino lendo o livro e.e
    Admito que nem conhecia esse livro, mas dps dessa resenha tenho que colocá-lo lá para cima na minha lista 🙂

    Resposta
  • Adorei o livro. É de rir, é de se emocionar, é de chorar, é de se apaixonar…

    Qdo traduzirão o 2º???

    Resposta
  • Eu quero ler esse livro porque muitos amigos estão me recomendando e falam super bem. Também espero que a os outros livros não demorem muito! Amo livros que não me deixa larga-los tão fácil XD.

    Resposta
  • O livro parece ser fantástico!! Espero que não demorem muito para publicarem a continuação, controlar a ansiedade é difícil! 🙂

    Resposta
  • Quando vi o lançamento do livro pensei logo, pq métrica e pq da chave eim? rsrsrs
    Bom ter isso esclarecido na resenha. Acho que ja visualizei mais ou menos como isso se dá, é como aquelas reuniões que a gente vê nos filmes, o pessoal declamando poesias ne? Eu pelo menos entendi assim. Confesso que fico com pé atras pelo lado poetico, não curto muito isso não, poesia é algo que eu nunca gostei… mas to curiosa com o livro, acho natural quando elogiam muito um livro eu ficar louca pra ver se irei gostar mesmo. Hum… 3 livros… se bem que acho mais importante o volume 2, o 3 seria mais pra quem gostar de ter outro olhar do livro, eu gosto muito disso.
    espero ler em breve e gostar também.
    Bj

    Resposta
  • Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.

    Resposta
  • Gostei bastante da resenha. Confesso, que não gostei muito da capa achei estranha, talvez lendo o livro posso entende-la melhor.
    Passei a gostar muito dos livros new adult não sei porque mas, ultimamente tenho dado preferencia por eles.
    Espero ler o livro muito em breve.
    bjoss

    Resposta
  • Oláa!
    Eu gosto de histórias que cheguem mais perto da nossa realidade, acredito que por isso elas mexam tanto com a gente e nos emocionam!
    Fiquei encantada pela história, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    Beijos 😉

    Resposta
  • Esse livro parece ser muito bom, com um enredo emocionante. Já estava ansiosa pra ler esse livro antes de ler qualquer resenha e agora lendo a primeira, estou ainda mais curiosa!

    Resposta
  • O livro é realmente tocante, essa mistura de romance e drama me conquista sempre, mas espero me surpreender com a narrativa da Hoover, e outra que com a poesia e o estilo new adult fiquei curioso para ver de perto, espero ler logo. =D

    Resposta
  • Eu fiquei curiosa em relação a este livro. O título me deixou bem intrigada e, a principio, pensei que fosse uma trama Hot kkk Pelo que percebi parece ser um pouco clichê mas como eu adoro esse novo gênero pretendo ler, com certeza =)

    Bjs
    @tibiux

    Resposta
  • Li bons comentários sobre esse livro e pelo que li na resenha, a história parece ser bem cativante, prendendo a atenção dos leitores até a última página.

    Resposta
  • Achei esse livro bem interessante e vou ver se leio. Pela resenha dá pra ver que é bom. Vou me aventurar a lê-lo. Beijos.

    Resposta
  • Esse livro me pareceu muito interessante quando passei a ler resenhas sobre ele. Confesso que o título é atraente, mas achava que a capa deixava a desejar – até ler a sua opinião!!! CARAMBA, acho que sua opinião sobre a capa é também uma opinião construída com base no que aprendeu com essa leitura. Sua resenha é outra que me faz perceber quão interessante deve ser Métrica. A narrativa da autora parece ser densa, poética e ao mesmo tempo muito suave. Um equilíbrio difícil de conseguir. Além disso, os personagens e a complexidade do enredo, da expressão dos sentimentos, dos segredos guardados a sete-chaves, me faz desejar o livro neste momento (rs).

    Resposta
  • Depois de ler a resenha, só me fez querer mais ainda ler ele *-*

    Resposta
  • Sou dessas que se apaixona pelo livro pela capa e esse, com certeza, me deixou muito curiosa. Amei essa chave e fiquei super curiosa para saber do que se tratava. Ainda não li uma resenha negativa dele!
    Quem sabe não ganho na promoção!

    Beijos!
    soueupri.blogspot.com.br

    Resposta
  • O livro é completamente diferente do que eu imaginei! Assim que vi a a capa e título, não gostei. Muito menos quando descobri ser de poesia, mas depois da resenha e me aprofundar na história fiquei com muita vontade de ler!

    Resposta
  • É ótimo quando finalizamos uma leitura, e percebemos que ela nos mudou, nem que seja um pouco. Se um livro é capaz de nos deixar sem palavras, tem mais é que ser divulgado mesmo. Espero ter a oportunidade de ler, e gostar tanto quanto você.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Tenho ouvi falar muito deste livro e sempre pensei que se tratava de mais um romance hot, mas pela resenha percebo que não, tem muitos mais sentimentos envolvidos e quero muito ler.

    Resposta
  • Eu quero muito ler esse livro e só lendo a resenha pra isso por que achei a capa bem feinha por ela não tinha dado bola pro livro, gostei muito de tudo que escreveu , gosto de livros sobre algum sofrimentos e romances então prato cheio pra mim.
    Bem curiosa com a história da Angie e sobre as poesias.

    Resposta
  • Ler essa resenha me deu mais vontade ainda de ler o livro *u*

    Resposta
  • Quero esse livro para ontem!
    Adorei sua resenha, colocou a sua ideia e não deu spoiles.
    Parabéns pela resenha, espero me empolgar como vc se empolgou!
    Abraços 🙂

    Resposta
  • Nossa, o livro parece fantástico! Confesso que no início não tinha me animado muito para lê-lo, pois não tinha gostado tanto assim da sinopse, mas li tantas resenhas positivas e agora estou morrendo de vontade de ler Métrica.
    Gostei bastante de saber que além de ser um New Adult, a sua leitura nos incita a fazer alguns questionamentos e reflexões sobre atitudes que já tomamos ou de algo que deixamos de fazer =)
    Achei a capa bem simples, mas parece que ela tem um significado que iremos descobrir após ler a história.

    Resposta
  • Já li tantas resenhas super positivas desse livro, que a cada uma que eu leio eu só tenho mais curiosidade sobre esse livro incrível! Também tem toda essa coisa do slam que eu não conhecia, e a questão da capa que eu acho muito bonita, mas que eu também acho lindas as capas originais. Gosto muito de New Adult e esse é daqueles que não ficam naquela mesma onda, a autora evolui os personagens e isso da gosto pra qualquer leitor continuar a leitura, e isso é o máximo!

    Resposta
  • nossa tenho q ler todas as amigas estão falando desse livro amei a resenha parece ser muito bom e a capa é bonitinha só ñ sei de onde vem o nome

    Resposta
  • Eu sou completamente apaixonada por livros de romance e agora estou em uma fase de livros New Adult. Tenho ouvido falar tão bem de “Métrica” que estou ficando cada vez mais curiosa para lê-lo, e a resenha só serviu para aumentar a minha curiosidade. Rs
    Espero poder lê-lo logo.

    Resposta
  • Acabei de ler esse livro e simplesmente amei!! Chorei, dei risada, me emocionei e torci muito pela Lake. Muito ansiosa pra sair o “Pausa”. Parabéns pela resenha, é de forma perfeita também minha opinião, não tem como descrever, só lendo pra saber!

    Resposta
  • Nossa amei.Parece muito muito bom.Só escuto que todo mundo está amando esse livro e sua resenha comprova.Entrou na minha lista com certeza

    Resposta
  • Eu adoro new adults. Já li vários e estou louca para ler esse. Eu adorei a capa e o titulo me deixou curiosa. Sua resenha ficou maravilhosa!!!
    Beijoss

    Resposta
  • Não li mutos livros do gênero, mas Métrica tem me chamado bastante a atenção, pois é o livro do momento.
    Espero não me decepcionar com a leitura, que pretendo fazer logo.
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa

    Resposta
  • Nunca li um livro desse gênero (ao menos que eu me lembre, haha.
    Então não dá pra comparar.
    A história parece interessante e chamou a minha atenção. Fico me imaginando no lugar da protagonista, se seria forte o bastante pra apoiar a família após perder o pai. Eu ficaria devastada.
    Fiquei curiosa quanto a obra e quero muito lê-la.

    Resposta
  • Eu simplesmente estou super curioso em ler este livro. Já li várias resenhas sobre ele e na maioria só tem elogios. É diferente, e bem intrigante. Espero lê-lo em breve.

    Resposta
  • Adorei a história desse livro…apesar de ter lido algumas comentários positivos e negativos sobre ele! Mas depois de ler sua resenha acho que irei adorarrrr

    Resposta
  • Desde que eu fiquei sabendo do lançamento desse livro, eu fiz questão de colocar na minha listinha, porém até agora não comprei. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler esse livro, espero poder comprá-lo em breve.

    Bjss :*

    Resposta
  • Adoro esse tipo de YA que envolve romance e drama a história deve ser impressionante e narrativa parece ser incrivel, qro mto ler!

    Resposta
  • esse livro lembra bastante minha história de vida, já fui suporte de família depois da perda do meu pai e encontrei no meu atual marido o apoio necessário. Você disse que é impossível ler sem chorar, então já me ganhou, quero muito ler.

    Resposta
  • Gosto muito do gênero New Adult e pelo que li nessa e em outras resenhas ele parece ser ótimo, fiquei ainda mais ansiosa pra ler!

    Resposta
  • Ouvi bons comentários sobre esse livro e depois dessa resenha resumindo bem o conteúdo, minhas expectativas aumentaram.

    Resposta
  • Estou doida pra ler esse livro! Todo mundo fala tão bem dele, que está me deixando ansiosa, sem falar que é meu gênero favorito de livro.
    Depois dessa resenha, minhas expectativas estão lá em cima, espero não me decepcionar né!?

    Resposta
  • Adoro esses dramas com conflitos existenciais e ver como as personagens crescem na dor, como superam e se encontram… e trocando experiências é muito melhor! Se tiver paixão junto, nossa, é completo! Com mpusica e poesia, o livro se tornou um grande convite à leitura. Quero muito ler!

    Resposta
  • Ainda não li o livro mas quero muito lê-lo. Acho difícil algum leitor compulsivo como eu não ter ouvido pelo menos falar desse livro, não me lembro de ter visto nenhuma resenha negativa sobre ele. Estou ate ficando com um pouco de medo de ler e não curtir tanto por criar expectativas elevadas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.