Resenha: Mentirosos, por E.Lockhart
Nome do livro: Mentirosos
Autor(a): E. Lockhart
Tradutor: Flávia Souto Maior
ISBN: 9788565765480
Ano: 2014
Pagina: 270
Editora: Seguinte
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
“Bem vindo á bela familiar Sinclair
Ninguém é criminoso
Ninguém é viciado
Ninguém é um fracassado”
É assim que começa o livro Mentirosos de E. Lockhart onde narra à trágica história da família Sinclair que passa todos os verões em Beechwood, uma ilha particular, onde somente membros da família Sinclair podem ter propriedades.
A história do livro é narrada através do olhar de Cadence Sinclair Eastman e suas tentativas de recuperar as memórias do verão em que tinha quinze anos. Ou como ela mesma diz, o verão dos quinze, onde sofreu um acidente e acordou de blusa e calcinha na beira da praia. Cadence, junto com os primos Johnny, Mirren e o amigo de Johnny, Gat, formam o grupo “os mentirosos” que aprontavam na ilha desde que se conheceram, aos oito anos de idade.
Após o misterioso acidente, Cadence passou dois anos sem frequentar a Ilha de Beechwood, além de ter terríveis dores de cabeça que não deixavam mais ter contato com os outros mentirosos. Ao chegar a ilha dois anos depois, Cadence percebe que ela não foi a única a ter problemas depois do acidente: Carrie, mãe de Johnny, fica perambulando à noite na ilha enquanto Will, o irmão mais novo, tem constante pesadelos. Bess, mãe de Mirren, tem compulsão por limpeza enquanto as irmãs gêmeas Liberty e Boonie tem mania de roubar coisas da família. A mãe de Cadence passou a se preocupar mais com ela e anotar tudo que a garota fazia ou comia. O Patriarca dos Sinclair, o avô de Cadence, Harris Sinclair, deixou de ser um senhor manipulador e de pulso forte para se tornar um velho moribundo. Além disso, os mentirosos ficam cada vez mais afastados dela, principalmente Gat, por quem Cadence era apaixonada.
O livro tem uma leitura fácil e agradável, e você consegue diferenciar na narrativa o presente e o passado, além de conter pequenos contos de fadas feitos pela própria Cadence.
A medida que você vai lendo, a história vai se desenrolando como um pequeno quebra cabeças até chegar no mistério do acidente, que é a peça chave da história, que fez toda a família ficar traumatizada, principalmente os mentirosos.
No inicio a historia em si parecia ser bobinha, mas a curiosidade começou a me aguçar: “Que acidente foi esse que mudou a vida de todos?”
A medida que o livro vai entrando na história, comecei a ligar alguns pontos, a saber fatos que não são mencionados, como a disputas das irmãs pela herança, o que fez ter a maior curiosidade de saber da história. Que sinceramente, no final me surpreendeu. A capa e bonitinha e a linguagem do texto e bem fácil, para alguém que não tiver costume de ler vai ter facilidade para termina.
O único problema que vejo a historia é justamente a protagonista, Cadence é tão inocente e bobinha que chega a ser enjoativo, se a historia não agarrasse tanto, talvez eu não tivesse gostado, pois muita coisa estava obvia para ela e mesmo assim, ela não acreditava. Mas caso o contrario, o livro e bom.
Oi, Thiago.
Esse livro é da mesma autora de ‘O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks’, não é?! Eu detestei a protagonista daquele livro e pelo visto esse não é mesmo o forte da autora!
Acho que vou passar esse livro, então! hehehehe
Beijos
Camis
Olá, Camila.
E sempre bom ficar de olhos nos lançamentos, para você já saber qual é o próximo livro que você vai ler depois de termina as suas series.
Agradeço pela atenção
Abração
Thiago