Resenha: Mentes Sombrias- Alexandra Bracken
Nome do livro: Mentes Sombrias
Nome original: The Darkest Minds
Autor(a): Alexandra Bracken
Tradução: Viviane Diniz
ISBN: 9788551003831
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Páginas: 384
Ano: 2018
Onde comprar: livro físico/ebook
Do dia para a noite, crianças começam a morrer de um misterioso mal súbito. Em pouco tempo, a doença se espalha e os que sobrevivem a ela desenvolvem habilidades psíquicas assustadoras.Uma delas é Ruby. Na manhã do seu décimo aniversário, um acontecimento aterrador faz com que seus pais a tranquem na garagem e chamem a polícia. A menina é então levada para Thurmond, um acampamento que segue as diretrizes brutais do governo vigente.Seis anos depois, ela se torna uma das jovens mais perigosas de Thurmond, embora tenha que esconder isso a todo custo para a própria segurança. Quando a verdade vem à tona, Ruby desperta o interesse de muitas pessoas e precisa escapar às pressas. Fora dali, ela se alia a fugitivos de outros acampamentos e conhece Liam, que lidera uma fuga em direção ao único refúgio para adolescentes como eles. Por mais que queira fazer amigos e ter uma vida normal, Ruby sabe que isso não vai ser possível, porque nenhum lugar é seguro, e ela não pode confiar em ninguém – nem em si mesma.
Mentes Sombrias foi uma grande surpresa desde o momento que recebi esse livro em minhas mãos. O livro foi relançado pela editora Intrínseca este ano, sucedendo a editora ID que lançou o livro em 2013. A premissa da autora Alexandra Bracken me surpreendeu muito, achei que seria somente mais um livro distópico, mas não, ele te prende do início ao fim. A construção, amarras de continuidade são muito consistentes e quando me dei conta o livro tinha acabado. Lembrando que aqui temos o primeiro volume se não me engano de uma trilogia.
Ruby Elizabeth Daly é uma criança de 10 anos quando é entregue pelos seus pais para os FEPs (Forças Especiais Psi) enviada para Thurmond ( um local/prisão de reabilitação criado pelo governo para crianças especiais, ou melhor, que constituiram algum poder especial). Mas o que realmente está acontecendo? Um vírus mortal conhecido como Neurogeneração Aguda Idiopática Adolescente – NAIA acaba matando crianças e quando não mata dá a eles poderes especiais. A infecção ficou visível para nossa quando uma coleguinha é morta sem mais sem menos na escola e assim o mesmo acontece com outras em outras partes do estado (pelo menos não sabemos se ele acontece realmente dentro do território americano ou no mundo todo). Os pais receberam avisos sobre os sintomas, dessa forma deveriam entregar seus filhos, aqueles que apresentassem os sintomas, para estudo nesses campos de reabilitação. O problema é que muitos não sabiam que correriam riscos de nunca mais ver seus filhos.
O governo dissemina uma ideia de que as crianças que sobreviviam ao vírus eram perigosas, daí o motivo de entregá-las para serem curadas. Na realidade não seriam curadas, mas afastadas para que não pudessem usar seus poderes. A garota fica seis anos no Centro de Reabilitação. Ao chegar eles precisam ser classificados conforme seus poderes especiais pelo governo, assim facilitando seus estudos entre: Verde, Azul, Amarela, Laranja e Vermelho. Os três últimos são os mais poderosos e possuem poderem especiais e de muito interesse para o governo e outros grupos que agem por trás para ganhar força contra o presidente Gray, como a Liga das Crianças. Ruby é diagnosticada incorretamente como uma verde! Passando a viver escondida, já que ela via o destino que levava os amarelos, vermelhos e laranjas. Até que a garota com ajuda consegue fugir da prisão e dali em diante o enredo cresce, desenvolve, no qual podemos entender mais a fundo todo esse mistério criado pela autora.
Ao lado de uma ambientação meio realista Bracken cria uma organização capaz de perseguir as crianças psi. E outras organizações que mantém outras crianças para unir forças em que ambas podem lutar contra o governo. Fora o quebra-cabeça que mexe com o consciente do leitor em descobrir quem realmente é Ruby e os motivos dela ser tão perseguida. Os adolescentes no próprio enredo já passaram por muitos problemas, serem arrancados de seus pais, de sua vida normal, ser obrigado a trabalhar e ainda tentar entender esses poderes e os motivos ainda de serem perseguidos e torturados. Aqui ainda temos outros três personagens importantes que se une a Ruby, que são: Suzume ou “Zu” (amarelo), Charles ou “Bolota” (verde) e Liam (azul) ambos fugiram da Caledônia e estão também fugindo dos agentes e a procura do Fugitivo, um jovem que possui um abrigo (East River) seguro e ali podem ajuda-los a voltar para os pais, quanto a Ruby também entender seus poderes e ainda entregar uma misteriosa carta para alguém. O filho do presidente Clancy Gray é outro protagonista que terá uma grande reviravolta, fora outros que aparecem como Mike.
Final impressionante nunca imaginei que poderia acontecer toda essa reviravolta para um bem comum (entenderão ao ler), é de deixar qualquer um bem nervoso enquanto ficamos esperando a continuação. Espero muito que a editora Intrínseca traga os outros dois livros e seus contos, já que a editora ID não cumpriu com o prometido deixando muitos fãs esperando. A diagramação ficou bem fiel, a capa foi pega do primeiro conto, não ficando igual com a capa americana, acredito que se lançar os outros livros irão preservar as capas dos contos nos livros, a tradução ficou muito coerente e uma curiosidade o nos agradecimentos a autora cita a autora Sarah J. Maas (Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas).
Leiam! Não vão se arrepender. Não tenho mais palavras para descrever o livro, fora que ele estará nos cinemas sua adaptação.
Trilogia Mentes Sombrias: