Resenhas

Resenha – Mau Começo – Vol. 1 – Col. Desventuras Em Série

Escrito para pessoas com coração saudável,  os livros Desventuras em Série são sobre a saga dos irmão Baudelaire,que vivem constantemente situações infelizes. A cada tragédia, uma ponta de dor atinge o leitor, que sempre é recomendado pelo autor a desistir da leitura, pois com certeza,  nada de bom acontecerá com aquelas pobres crianças.  Os protagonistas da saga são Violet,  a irmã mais velha,  uma inventora,  que sempre que precisa criar algo,  prende seu cabelo com uma fita, Klauss, um leitor voraz, que busca sempre o conhecimento e a bebê Sunny, que se comunica por grunhidos e tem prazer em morder as coisas.

A família Baudelaire era feliz e unida, até que um incêndio consome sua casa e mata seus pais. Este é o início de uma vida de desventuras que acompanhará os irmãos nesta série de 12 livros, escritas por Lemony Snicket, nos anos 90. Após este incidente, os irmãos são levados para a casa de um primo distante, conde Olaf, que deveria cria-los em um ambiente seguro e feliz, porém, este só se interessa pela herança que a irmã mais velha receberá ao completar a maioridade. Assim, os irmãos precisam se livrar dos planos maléficos do tutor e buscar ajuda em meio às confusões criadas.

Quando o autor inicia o texto dizendo que não devemos prosseguir com a leitura caso sejamos frágeis, ele está correto. Esses garotos passam por tantas situações horríveis,  que algumas pessoas podem ficar realmente incomodadas,  mesmo se tratando de uma obra de ficção, com um linguajar mais sóbrio e uma atmosfera de conto infantil. Há na narrativa de Snicket uma ironia cômica que abranda em alguns momentos as situações,  mas ainda assim elas são incisivas o bastante para que nós, leitores, questionemos o quanto essa obra é realmente “juvenil”. Achei brilhante a serenidade com a qual ele aborda as mazelas vividas, como os abusos psicológicos, o regime de servidão, o medo da morte, nos dando um vilão caricato, mas cruel. Percebo que essas nuances nonsenses foram inseridas como meio de amenizar a tensão vivida por eles.

Agora, começarei a leitura do próximo livro da série, bem empolgada, pois esse foi uma ótima surpresa.

Nota: 4/5

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

23 comentários sobre “Resenha – Mau Começo – Vol. 1 – Col. Desventuras Em Série

  • Yasmine bom dia flor,você tem coração forte né? kkkkkk foram 2 coisas que me fizeram desistir de ler essa serie, primeira, muitos livros e o preço do box é absurdo para uma leitora desempregada( essa sou eu) kkkkkkkkkkkkkk, segunda eu sou muito mole para chorar e parece que só acontece desgraça na vida dessas pobres crianças,então já sabe né? desisti! kkk sei que na netflix tem a serie não sei se adaptação é fiel a historia dos livros,talvez,talvez kkkkk um dia eu assista!
    beijos

    Resposta
    • Sara, vou ser honesta, só comecei a ler pq peguei emprestado os livros, senão estava ali na lista de esperas até hoje, rsrsrs
      Agora, quanto ao choro, eu não me peguei ainda ao ponto de chorar, mas me sinto muito triste pelos garotos o tempo todo. Nunca que a alegria deles dura muito. difícil isso (e olha que estou apenas no início do segundo livro).
      Só verei a série ao fim da leitura de todos, mas creio que seja uma boa adaptação sim.
      Siga acompanhando que em breve darei minhas impressões sobre o segundo volume da saga dos Baudelaire.

      Resposta
      • Yasmine eu sou muito,muito frouxa kkkkkkkkkk choro com tudo! vou continuar acompanhando sim, deixa comigo! obrigada!

        Resposta
  • Eu gosto muito mas muito mesmo dessa série, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler os livros, mas gostei muito de filme e mais ainda da série feita pela netflix,e pelo que li na resenha a série ficou fiel em alguns pontos. A história dos Baudelaire sempre me fascina, e me deixa triste também o quanto as crianças sofrem na mão do Olaf, mas sempre busca contornar as situações e manter a família sempre perto. Espero ler os livros em breve e fico torcendo pra que no fim coisas boas comecem a acontecer na vida das crianças.

    Resposta
    • Bárbara, das adaptações dos livros, eu só vi o filme com o Jim Carrey. A série da Netflix pretendo ver ao fim dos livros, mas creio que seja bem adaptada sim.
      Dá muita dó dos meninos pq o Olaf é muito cruel, e ele nunca são felizes muito tempo.
      Vou continuar deixando minhas impressões sobre os livros e ao fim da leitura de todos, verei a série. Espero gostar dela.
      Abraços.

      Resposta
  • Yasmine, já vi esse box lindooo, mas não tive a oportunidade de comprá-lo ou lê-lo. Pela sua resenha o livro 1 parece bem fiel ao filme com Jim Carey. Lendo a resenha lembrei bastante do filme. Sei que está no começo da série, mas te pergunto o livro é melhor que o filme?
    Um beijo

    Resposta
    • Sim, o filme conseguiu captar bastante do primeiro livro e, agora que eu estou, lendo o segundo, percebo que há elementos dele também. Estou apaixonada com a história dos Baudelaire, mesmo com todo o sofrimento deles. Recomendo a leitura, pois sempre é mais profunda que a adaptação, no que diz respeito as características das personagens. Chego a perceber que até as mazelas que eles vivem são mais intensas, chega ser emocionante.

      Se tiver oportunidade leia sim.
      Abreijos.

      Resposta
      • Ah sim, sempre os livros são melhores, tem a ver com mexer com nosso imaginário.
        Coitados do Baudelaire, sofrem tanto, e olha que vc tá no primeiro livro.. pra que tanto sofrimento assim…

        Resposta
  • Oi Yasmine, tudo bem?
    Quando eu era mais nova eu adorava assistir ao filme, mas sempre ficava com muita raiva daquele velho que queria caasar com a menina. Eu quero muito ler os livros, mas não sei se meu coração é bom hahaha
    Beijos

    Resposta
    • Oi Lara,
      Pode ter certeza que quando você ler, a sua raiva vai ser maior ainda. Conde Olaf é muito desprezível, mas o livro é ótimo.
      Abraços.

      Resposta
  • Não tenho costume de ler livros em pdf por simplesmente não gostar da leitura, quando fiquei sabendo que a Netflix iria adaptar a série fui mordida pelo bichinho da curiosidade e acabei lendo no not mesmo….E para minha surpresa a historia é realmente encantadora. Te faz viajar, chorar e rir com essas crianças. Acabei parando no quarto livro, mas quero muito retomar as leitoras dela. É incrível, não à toa seu sucesso!

    Resposta
    • Exatamente Michelli, eu também fiquei encantada com as crianças. Agora tô aqui aflita, para encaixar a leitura da série entre minhas demandas da faculdade. Espero até o fim do ano ter chegado ao menos ao quarto livro da série.

      Resposta
  • Eu gosto muito dessa série, mas ainda não li todos os livros. Eu comecei a ler faz algum tempo, mas fui deixando os próximos livros pra depois, e depois não continuei mais a ler. Essa história é muito boa, agora eu estou querendo assistir ao seriado da Netflix, que dizem que é muito bom também 🙂

    Beijos!

    Resposta
    • Então Rafaela, eu pretendo ler todos (com muita fé, pois o tempo é curto) e assistir a série da Netflix também.
      Só que esperarei terminar toda a leitura pra poder ver a série.
      Abraços.

      Resposta
  • Eu tenho bastante vontade de ler essa série, mas queria comprar o box e estou esperando que algum dia ele fiquei mais barato haha
    Acho essa história super interessante, e fiquei curiosa para saber quais são essas situações que esses garotos passam. Eu nunca assisti ao filme, e nem a série da Netflix, mas pretendo ver todas as adaptações depois de ler os livros.
    Bjss ^^

    Resposta
    • Eu também pretendo ter os livros todos da série Pâmela. Enquanto não os tenho, leio os emprestados de amigos ou das bibliotecas da cidade.
      Abraços.

      Resposta
  • Yasmine!
    Quanta desgraça acontece com essas crianças…
    O bom é que são inteligentes e não se deixam levar com facilidade.
    Achei os 3 irmãos muito fofos e já não gostei do tal Olaf…
    Aguardemos o segundo livro.
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Resposta
    • Rudy, esses meninos e a menina, são realmente muito espertos, mas que dó que dá deles o tempo todo. Muitas adversidades pra crianças tão novas enfrentarem.

      Estou lendo o segundo em amando. Em breve publico minhas impressões sobre ele.

      Beijos e bom fim de semana.

      Resposta
  • Esse é o livro que é só desgraças das crianças, nossa kkk
    Odiei o Olaf, muito chato! E que bom que as crianças são bem inteligentes. Amei a pequena Sunny ♥
    Vi a série, mas não gostei muito não. Vou ter que a série de livros pra ver se eu gosto ou não.
    Beijos.

    Resposta
    • A Sunny é uma lindeza mesmo Franciele. Eu ainda não vi a série, mas verei após a leitura de todos os livros. Leia sim que são ótimos (tô na metade do segundo e pirando).
      Beijos.

      Resposta
  • Oi Yasmine, tudo bem?
    Eu quero tanto ler os livros, eu amo a escrita do Lemony Snicket.
    Eu assisti o filme e amei, e comecei a ver a série mas parei não seu porque. Mas o que quero mesmo é ler os livros, adorei sua resenha, pelo modo que falou essas crianças sofrem muito mesmo, quero muito saber como vai ser o decorrer dessa história.
    Beijos!

    Resposta
    • Oi Aline,
      Eu realmente estou apaixonada com a escrita do autor. Vale muito a pena ler o livro sim. Espero que você leia e goste sim. Abraços.

      Resposta
  • Sempre tive curiosidade de ler essa série.
    Eu assisti o filme já faz um tempo e gostei, mas ainda não consegui assisti a série da Netflix ( só assisti o primeiro episódio e não me animei muito em continuar)
    Achei interessante o autor começar o livro alertando os leitores para não começar a leitura caso ele seja frágil.
    Espero conseguir ler esse livro logo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.