LivrosResenhas

Resenha | Just Listen De Sarah Dessen

A garota que esconde um segredo

Annabel é a irmã mais nova em uma família de 3 irmãs. Assim como todo mundo, ela esconde um segredo que trouxe um grande estrago na vida “perfeita” que ela levava, com sua família “perfeita” e amigas “perfeitas”. Sabe aquele ditado do instagram, que “quem vê close, não vê corre?” , pois bem, a vida de Annabel era bem isso. Quem via aquela garota sorridente, modelo procurada por marcas, super descolada e popular, não imaginava que a vida dela era um mar de mentiras , e de fazer as vontades de todos a sua volta menos a dela, que deveria ser o que mais lhe importava.

No meio disso tudo, uma de suas irmãs que também é modelo aparece com com um distúrbio alimentar, o que trás um reboliço enorme no seio familiar, e mais uma vez Annabel pensa nos problemas de todos, menos no dela. O que notei durante a minha leitura, era que a todo momento ela queria uma ajuda, queria desabafar, mas não sabia como, já que os problemas de todos sempre apareciam por todos os lados, e como sempre, ela não queria ser mais um fardo pra mãe, que ela achava ser muito frágil, mal sabia ela que era bem o contrário, sua mãe ramais forte do que aparentava ser.

Em um certo momento da história, Owen, um troglodita da escola, aparece em seu caminho É nesse momento que ela descobre que as aparências enganam, Owen pode ser um cara bem doce e atencioso, um melhor amigo. Ou talvez mais do que isso? Será com ele que Annabel apenderá a ser mais corajosa, pensar mais em si mesma, e começa a colocar para fora seus anseios, mágoas e segredos mais doloridos e obscuros.

O livro é contado em primeira pessoa por Annabel, e se alterna entre o presente e passado, o que me causava uma certa aflição as vezes, mas entendi que isso era necessário para compreendermos toda a história da garota. Annabel também me irritou em algumas partes e me deixou aflita na maioria delas quando se continha demais, ao invés de jogar pra fora todo o seu segredo, o que me segurou durante toda a leitura para saber qual seria esse segredo. Durante a leitura eu tive uma leve impressão, o que se confirmou no final do livro e não foi surpresa alguma.

Um ponto muito positivo na escrita dessa autora [se não me engano é o terceiro livro dela que leio], é a família, sempre tem pontos tratados, questões familiares em suas histórias, que sempre nos identificamos em algo. Assuntos pesados, tratados de uma forma mais “leve”, como o distúrbio alimentar e a depressão, também vemos por aqui. São assuntos muito importantes e muito válidos de serem discutidos e nem sempre são, quase tabus.

Enfim, “Just Listen” , é um livro que nos mostra que as vezes é preciso aprender a ouvir, seja lá de qual forma. Ouvir o outro, ou você mesma! Que pedir ajuda as vezes pode ser doloroso, mas necessário. Que ninguém nunca está jamais sozinho! A ajuda que você precisa pode vir do lugar que você menos espera. As vezes somos nós próprios que dificultamos algo que seria tão simples de ser resolvido, por uma falha nossa em parar, pensar e ouvir o que o nosso eu, nosso coração tem a nos dizer.

Just Listen, A garota que esconde um segredo De Sarah Dessen

Título original: Just Listen: Discover the Secret to Getting Through to Absolutely Anyone

Autora: Sarah Dessen

Páginas: 307

Lançamento: Janeiro de 2010

Editora: Farol Literário

8 comentários sobre “Resenha | Just Listen De Sarah Dessen

  • Olá!
    Admito que Não conhecia a autora.
    O livro me parece ser bem legal, e mostrar esse lado que as aparências enganam é valioso demaaaaaais!!! Sempre julgamos o livro pela capa, né? Adorei a resenha!

    Resposta
  • Oi.

    Eu só li um livro da autora, mas amei muito. Chama-se Os bons segredos e realmente a autora traz questões familiares nesse título. Achei uma pensa você ter descoberto o segredo antes do final do livro, acontece né? Adorei sua resenha e fiquei com vontade de lê-lo. Ah, outra coisa, muito triste quebra editora Farol Literário tenha acabado, eu adorava eles. 🙁

    Resposta
  • Uau. Eu acho tão interessante e intrigante quando o enredo do livro traz um segredo que causa um imenso estrago em uma vida “perfeita” demais que a personagem levava, ou seja uma vida de mentiras. Porque quando algo parece perfeitinho demais é porque ter coisa podre no meio para ser escondida, né? Gostei do livro abordar assuntos pesados de forma mais ‘leve” sem pesar a narrativa. Achei que a obra traz um mensagem verdadeira e forte. Curti bastante. Apesar de nunca ter lido algo assim.

    Resposta
  • Uau. Eu acho tão interessante e intrigante quando o enredo do livro traz um segredo que causa um imenso estrago em uma vida “perfeita” demais que a personagem levava, ou seja uma vida de mentiras. Porque quando algo parece perfeitinho demais é porque ter coisa podre no meio para ser escondida, né? Gostei do livro abordar assuntos pesados de forma mais ‘leve” sem pesar a narrativa. Achei que a obra traz uma mensagem verdadeira e forte. Curti bastante. Apesar de nunca ter lido algo assim

    Resposta
  • Oi, tudo bem? Vi esse livro na semana passada se não me engano. A capa me chamou bastante atenção assim como o enredo. Quem não guarda segredos não é mesmo? Quem nunca quis deixar algo do passado escondido a sete chaves? Eu gosto bastante quando o autor intercala passado x presente. Já coloquei na minha lista. Um abraço, Érika =^.^=

    Resposta
  • Realmente são temas importantes a serem trabalhados na obra, e acredito que para os fãs da autora deve ser una leitura enriquecedora… Tentei ler outro titulo dela mas a escrita não fluiu comigo.. acabei abandonando.. 😢

    Küss 😘

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.